Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Naujorks, Maria Inês"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 24
-
A representação social de corpo pelos professores do curso de Fisioterapia da UFSM
(2002-12-19)Este estudo se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas nas Instituições e se integra no núcleo temático Produção e Conhecimento em Educação Especial. Consiste em uma pesquisa de cunho qualitativo de abordagem ... -
As representações sociais dos professores acerca da inclusão de alunos com distúrbios globais do desenvolvimento
(2005-04-08)Esta dissertação visa investigar as Representações Sociais dos professores da rede pública estadual de Santa Maria/RS acerca da inclusão de alunos com Distúrbios Globais do Desenvolvimento (psicose e autismo), buscando ... -
A avaliação da aprendizagem no processo de escolarização de alunos com déficit intelectual nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio
(2010-09-06)Esta dissertação insere-se na Linha de Pesquisa de Educação Especial do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. A temática central foi a avaliação da aprendizagem de alunos com déficit intelectual ... -
Burnout docente no trabalho com a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
(2004-06-30)Este estudo insere-se na linha de Pesquisa de Formação de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Busca identificar a presença do fenômeno social ... -
Um estudo de indicadores da representação social de um grupo de professores frente ao processo de inclusão escolar
(2002-05)A pesquisa busca identificar indicadores da Representação Social de um grupo de doze professores, distribuídos em três escolas diferentes, na cidade de Santa Maria/RS, em 2001. O referencial teórico remonta a história ... -
Saberes docentes, avaliação e inclusão: estudo de uma realidade
(2009-11-19)Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa de Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Propõe refletir sobre os Saberes Docentes e a Avaliação de Alunos com ... -
Representações sociais: dos modelos de deficiência à leitura de paradigmas educacionais
(2005-04-27)O presente estudo busca verificar as representações sociais de deficiência que constam nas normas complementares estaduais, específicas à Educação Especial, vigentes na Região Sul do Brasil para a elucidação dos paradigmas ... -
Em cena: a constituição do professor do atendimento educacional especializado
(2013-07-17)Este estudo tem como objetivo problematizar como as produções discursivas do Atendimento Educacional Especializado (AEE) vêm produzindo modos de ser professor de Educação Especial na educação inclusiva e quais são os efeitos ... -
Docência e inclusão: reflexões sobre a experiência de ser professor no contexto da escola inclusiva
(2006-04-27)Este trabalho se insere na linha de pesquisa de educação especial, circunscrita ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo objetivo ... -
Sexualidade: representações de professores do ensino médio
(2004-12-01)O trabalho Sexualidade: Representações de Professores do Ensino Médio vincula-se à Linha de Pesquisa Práticas Educativas nas Instituições do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Este estudo ... -
Psicose infantil e educação: a interface de um porvir
(2010-03-29)A produção teórica acerca dos enlaces existentes entre psicose infantil e Educação Especial é recente. Educadores, pais e profissionais de saúde ainda se deparam com significativas dificuldades relacionadas aos processos ... -
Aprendizagem e representações sociais: pensando a escolarização de alunos com transtornos globais do desenvolvimento
(2006-06-20)Esta pesquisa nasceu do interesse em refletir sobre como a aprendizagem está sendo concebida na escola. Porém, trato de aprendizagem de um grupo específico: alunos com Transtornos Globais de Desenvolvimento (autistas e ... -
Educação inclusiva para alunos com autismo e psicose: das políticas educacionais ao sistema de ensino
(2010-03-29)Este trabalho de dissertação insere-se na Linha de Pesquisa em Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, tem uma ... -
Representações sociais das professoras de alunos identificados como hiperativos incluídos no sistema regular de ensino de Santa Maria/RS
(2007-03-29)Esta pesquisa desenvolveu-se na Linha de Pesquisa "Educação Especial , do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM. Demandas ditas difíceis, entre estas, alunos hiperativos, desatentos, ... -
A inclusão escolar nos discursos veiculados pela educação especial: estratégia discursiva de subjetivação docente
(2014-03-10)Este estudo tem como foco os discursos veiculados pela revista Integração/Inclusão que atualmente vêm configurando e reconfigurando a Educação na perspectiva da inclusão escolar e, por consequência, os modos de ser ... -
A escola comum/educação especial: a relação da gestão com as práticas inclusivas
(2015-05-26)O presente estudo insere-se na Linha de Pesquisa em Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e analisa os efeitos da implementação da Política Nacional ... -
Constituição do educador especial: redes que se tecem
(2012-05-07)Tendo passado por experiências que geraram angústias e inquietações durante minha formação e prática profissional em Educação Especial, pretendi com este trabalho analisar através de narrativas de Educadoras Especiais, os ... -
Sofrimento psíquico e síndrome de Burnout: um estudo com professores do PPGE/CE/UFSM
(2004-06-30)O presente estudo científico, pertencente à Linha de Pesquisa Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, embasou-se na investigação e ... -
As representações sociais dos professores sobre a avaliação dos alunos incluídos na rede pública regular de ensino em Santa Maria /RS
(2008-04-25)Esta dissertação visa identificar as Representações Sociais dos professores sobre a avaliação dos alunos incluídos na rede pública regular de ensino em Santa Maria, buscando os reflexos das mesmas na prática pedagógica ... -
A inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista em municípios da 4ª Colônia de Imigração Italiana, RS: um olhar sobre as práticas pedagógicas
(2014-11-16)Esta pesquisa se constitui como um estudo de caso múltiplo do tipo exploratório e possui uma abordagem qualitativa. O objetivo geral deste estudo foi investigar como ocorrem os processos de escolarização de alunos com TEA ...