Navegação Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional por data do documento
Itens para a visualização no momento 41-60 of 186
-
Indicadores de evasão e baixa procura nos cursos de licenciatura do IFFAr – Campus São Vicente do Sul: rearticulações na gestão
(2018-08-09).Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida com base na pesquisa acerca das políticas de formação de professores desenvolvidas nos Institutos Federais, sob a obrigatoriedade legal de oferta de pelo menos 20% das vagas ... -
Formação continuada de professores em serviço: implicações no processo do desenvolvimento profissional
(2018-08-22)A presente dissertação, que se insere na linha de pesquisa LP2 Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional, da Universidade ... -
Espaços e tempos na educação infantil: quando os retalhos se unem
(2018-08-27)Esta dissertação tem por tema espaços e tempos na Educação Infantil. Está vinculada à linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional ... -
Educação infantil no município de Cachoeira do Sul/RS: impasses e perspectivas na formação de professores
(2018-08-29)Este estudo teve como objetivo conhecer as políticas públicas de oferta formação de professores de educação infantil do município de Cachoeira do Sul/RS. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, em que a ... -
Gestão democrática e eleição de diretores em escolas de educacão infantil: estudo de caso na rede municipal de Santa Maria/RS
(2018-08-30)Esta dissertação foi desenvolvida no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Pública e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo geral foi analisar como se consolidam as ... -
Histórias de vida e narrativas de quatro professoras normalistas
(2018-08-30)O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de ... -
Sistema de avaliação da educação superior: (in)congruências e repercurssões nas insituições de ensino superior privadas
(2018-08-30)Esta temática habita o universo pedagógico de uma parcela significativa de gestores e professores da educação superior. Na vida acadêmica, a quem se dedica a ela, certamente, no passado ou muito em breve, será levado a ... -
Atuação dos conselhos escolares na rede municipal de ensino de Santa Maria – RS: em pauta o fortalecimento da gestão democrática
(2018-08-31)Este estudo aborda os princípios da gestão democrática a partir da atuação dos Conselhos Escolares nas escolas da Rede de Ensino do Município de Santa Maria/RS. Considerando que o conceito de gestão educacional resulta ... -
Plano de ações articuladas na gestão da educação de municípios pertencentes à associação dos municípios da zona da produção (AMZOP) - RS
(2018-11-19)Esta pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional foi desenvolvida na linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação, e se refere à Gestão da Educação Municipal ... -
Elementos [re]construtivos do círculo da paz em contexto escolar
(2018-12-18)Esta dissertação de mestrado insere-se no âmbito do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, linha de pesquisa 2 – Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Gestão do conhecimento em uma biblioteca universitária: diagnóstico e proposições
(2018-12-18)A Gestão do Conhecimento é um método que objetiva criar um ambiente no qual as pessoas possam compartilhar, internalizar e aplicar o conhecimento para a melhoria dos processos e serviços. Nesse sentido, esta investigação ... -
Percurso universitário: saúde e adoecimento do estudante
(2018-12-21)Estudo vinculado ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, da Universidade Federal de Santa ... -
Círculos dialógicos investigativo-formativos com professores do ensino médio: por uma proposta institucional de formação permanente com professores
(2019-05-27)Esta dissertação está inserida na Linha de Pesquisa 2 (LP2): Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional. O foco do estudo e, consequentemente, a proposição ... -
Educação alimentar nutricional da escola
(2019-05-31)Esse estudo é vinculado ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, na temática: Educação, saúde, acessibilidade e inclusão. Aborda a ... -
Acolhida e permanência de egressas e egressos EJA-Proeja no ensino superior: auto(trans)formações possíveis
(2019-07-08)Dissertação de Mestrado inserida na Linha de Pesquisa 2: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM, na temática Educação, Diálogo, Humanização ... -
Desempenho escolar em uma escola no campo - contingentes do fracasso escolar
(2019-07-11)Esta pesquisa possui como objetivo principal analisar e discutir o desempenho escolar dos alunos dos anos finais do ensino fundamental da EMEF João Gonçalves Vieira no período de 2010 – 2017. Como preocupação temática ... -
Política pública de financiamento do ensino superior em tempo de crise: estratégias de gestão em uma instituição particular.
(2019-07-25)O presente trabalho, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em políticas públicas e gestão educacional – PPPG, busca compreender o fundo de financiamento estudantil (FIES) e seu impacto em uma instituição privada do ... -
A produção da infância e da criança: um cirandar pelos pareceres pedagógicos na educação infantil
(2019-07-30)Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional - PPPG, na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2). O mesmo tem inserção no Grupo ... -
Ação formativa e aprendizagem: tecendo novas possibilidades para as práticas pedagógicas
(2019-08-05)Esta dissertação está vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Escolarização e Inclusão (NUEPEI) e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Políticas de assistência estudantil da Universidade Federal de Santa Maria/RS: estratégias de permanência do estudante na educação superior
(2019-08-06)O presente trabalho apresenta a pesquisa de Mestrado Profissional desenvolvida na linha de Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM. ...