Navegação Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional por assunto "Educação infantil"
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Gestão democrática e eleição de diretores em escolas de educacão infantil: estudo de caso na rede municipal de Santa Maria/RS
(2018-08-30)Esta dissertação foi desenvolvida no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Pública e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo geral foi analisar como se consolidam as ... -
Docência na educação infantil durante a pandemia da Covid-19: investigação-formação em ambiências bioecológicas
(2022-11-28)Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa LP2, intitulada: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional em Políticas ... -
[Re]significação da educação infantil no projeto político-pedagógico da EMEF professor Adelmo Simas Genro
(2022-12-15)Esta pesquisa foi desenvolvida na linha de Políticas e Gestão da Educação Básica do Mestrado Profissional, que faz parte do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e de Gestão Educacional, da Universidade Federal ... -
Impacto da pandemia covid-19 na gestão escolar de uma escola pública municipal de educação básica de Santa Maria, RS
(2024-02-29)Esta dissertação vincula-se ao mestrado profissional do Programa de PósGraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - linha de pesquisa LP2 Gestão Pedagógica e ... -
Parâmetros para a qualificação da formação permanente de professores que atuam na educação infantil
(2023-02-03)Esta dissertação integra o escopo de produções decorrentes do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), da ... -
Gestão pedagógica na educação infantil de tempo integral: desafios e possibilidades de planejamento compartilhado
(2017-08-22)Esta dissertação faz parte da Linha de Pesquisa (LP1) – Políticas e gestão da Educação Básica do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, e tem por ... -
Organização do trabalho pedagógico na escola da infância/creche e o uso dos registros audiovisuais: contribuições docentes
(2023-12-18)Este estudo contempla a investigação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional/ Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM), integrando a Linha de Pesquisa ... -
Interlocuções dialógicas pedagógicas entre a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental: em busca da unidade de ação bilaquiana
(2017-08-21)O presente trabalho apresenta como temática central o processo de transição da criança nas primeiras etapas da Educação Básica no âmbito das práticas constituintes de uma unidade de ação pedagógica, tendo em vista as ... -
A parceria público-privada no acesso à educação infantil no município de Santa Cruz do Sul/RS: impasses e contradições
(2023-11-01)Esta dissertação de Mestrado Profissional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, linha de pesquisa 1 – Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, aborda a temática das parcerias ... -
Processos de implementação da BNCC na educação infantil: o trabalho didático pedagógico sob o olhar da linguagem corporal
(2021-03-03)Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), este trabalho dissertativo é apresentado como requisito para a conclusão do Curso de ... -
O projeto político pedagógico e a gestão democrática na educação infantil: uma proposta de construção dialógica na rede municipal de ensino de Toropi - RS
(2018-08-09)Esta pesquisa do Mestrado Profissional foi desenvolvida na Linha Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa ... -
Políticas da infância: relações dialógicas e possibilidades de auto (trans) formação na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM
(2023-10-18)Esta dissertação faz parte da pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional – mestrado profissional – e aborda a temática das Políticas Públicas, estando ligada com a linha ... -
Formação continuada em educação infantil: desafios e perspectivas de uma formação em contexto na rede municipal de Santa Cruz do Sul/RS
(2017-08-31)A educação infantil que se sonhou, buscou e se consolidou, no Brasil, durante sua história de expansão, demonstra a visão que a sociedade possuía em relação à infância, o papel, a posição social da criança e os exemplos ... -
A auto(trans) formação permanente do ser-professora na educação infantil: desafios e possibilidades
(2019-08-30)Esta pesquisa de dissertação está inserida na Linha de Pesquisa 2: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional-UFSM. Com a pesquisa, objetiva-se [re]significar ... -
Educação infantil no município de Cachoeira do Sul/RS: impasses e perspectivas na formação de professores
(2018-08-29)Este estudo teve como objetivo conhecer as políticas públicas de oferta formação de professores de educação infantil do município de Cachoeira do Sul/RS. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, em que a ... -
Formação em contexto: uma construção dialógica para [re]-significar a proposta pedagógica da EMEI Sonho Meu-Cachoeira do Sul/RS
(2020-11-24)Esta pesquisa foi desenvolvida na linha de Políticas e Gestão da Educação Básica, do Mestrado Profissional que faz parte do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de ... -
Conselho Municipal de Educação em contexto de sistema municipal de ensino: gestão e proposições na/para a educação infantil - RS
(2017-08-25)Esta dissertação de mestrado profissional se refere a atuação do Conselho Municipal de Educação (CME) no Sistema Municipal de Ensino (SME) de Santa Maria-RS, mais especificamente ao credenciamento e autorização de funcionamento ... -
Do legal ao real: a abordagem das políticas étnico-raciais na formação continuada de professoras(es) da educação infantil
(2017-10-30)As escritas desta dissertação são frutos de uma pesquisa teórica e prática sobre a temática étnico-racial e a formação continuada de professoras(es) da educação Infantil. A pesquisa faz parte do Curso de Mestrado Profissional ... -
A implementação da meta 1 do Plano Nacional de Educação na educação infantil no município de Santa Maria/RS
(2018-08-08)Nas últimas décadas, intensificaram-se os debates acerca da universalização da pré-escola, que é considerada uma etapa da Educação Infantil e, atualmente, segundo a legislação, é assegurada como obrigatória e gratuita. ... -
O processo de inclusão na educação infantil: estudo de uma escola do município de Cachoeira do Sul/RS
(2022-03-04)O presente estudo está vinculado à Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, e surgiu ...