Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por licença "Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 109
-
O comprometimento como característica e potência no jornalismo narrativo de Callado, García Márquez, Walsh e Poniatowska: leituras de um movimento próprio da América Latina
(2020-06-30)A dissertação aproxima a perspectiva da Alteridade (BAKHTIN, 2009) no jornalismo, pelo viés da Outridade (FREITAS; BENETTI, 2017), ao conceito de Comprometimento (AMAR SÁNCHEZ, 1986) dentro dos livros-reportagem do ... -
O discurso publicitário da marca Barbie: a produção de sentidos e a representação das mulheres
(2023-05-31)A significação e a complexidade dos discursos se situam e se compreendem sob aspectos sociais, culturais e políticos. Assim, a interpretação diante do discurso de uma marca, por exemplo, é capaz de identificar valores e ... -
Feminismo(s) midiático(s): apropriações de mulheres a partir do programa televisivo Amor & sexo
(2020-02-18)Em um contexto em que a mídia constitui a sociedade contemporânea, dedicar-se a ouvir o relato das pessoas sobre ela, é procurar entender de que modo os indivíduos se apropriam e constroem suas subjetividades/identidades ... -
Além dos noventa minutos: as representações femininas na campanha “A copa das mulheres” da Rede Globo
(2021-03-25)A temática central da pesquisa incide na construção de representações femininas na publici-dade, com foco para campanhas relacionadas ao futebol. O estudo tem como objeto a campanha publicitária da Rede Globo, veiculada ... -
Representações de identidades pampeanas em programas documentais da região: intersecções entre cultura vivida e cultura registrada
(2018-03-16)O presente estudo analisa as representações de identidades pampeanas a partir dos programas documentais contemporâneos A Linha Fria do Horizonte (Brasil, 2015), Pequeños Universos (Argentina, 2014) e Expreso Sur (Uruguai, ... -
Milímetros da história: memórias e identidades da produção cinematográfica em 16mm em Santa Maria nos anos de 1960
(2017-01-31)O presente estudo tem como objetivo principal construir memórias sobre as produções cinematográficas pioneiras em 16mm de Santa Maria, cidade da região central do Rio Grande do Sul, e analisar como esses filmes colaboram ... -
Impeachment de Dilma Rousseff: análise das estratégias argumentativas em Veja e Cartacapital
(2018-01-02)Esta pesquisa analisa as estratégias argumentativas (BRETON, 1999, 2012) utilizadas por Veja e CartaCapital quando estas se referem ao processo de impeachment de Dilma Rousseff ocorrido em 2016. O arcabouço teórico da ... -
Comunicando ciência: divulgação científica do Portal de Periódicos nos canais institucionais da UFSM
(2023-09-01)A presente pesquisa insere-se no contexto da comunicação da ciência, tendo como temática a divulgação científica institucional dentro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Dispomos da produção científica dos ... -
Tal como somos: a configuração da identidade cultural latino-americana
(2017-03-10)O presente trabalho propõe-se a examinar a configuração da identidade cultural latino-americana na produção televisual, tal como é apresentada nas mídias públicas, culturais e/ou educativas. Parte-se do pressuposto de que ... -
Midiatização, circulação e jornalismo regional: uma análise dos fluxos comunicacionais e das práticas de atores sociais
(2023-02-07)Esta pesquisa trata das transformações das práticas jornalísticas em cidades que compõem a Região Geográfica Intermediária de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul. Consiste no mapeamento dos municípios e ... -
A circulação de sentidos em “eu não mereço ser estuprada”: uma leitura do acontecimento midiatizado
(2016-03-11)Este estudo investiga os modos emergentes de mobilização social engendrados em ambientes digitais e o seu caráter acontecimental. A intensificação do processo de midiatização da sociedade aponta para a interpenetração ... -
As narrativas sobre as práticas jornalísticas no podcast Pauta Pública: procedimentos de controle e ações de resistência no discurso dos jornalistas
(2023-04-06)De maneira abrangente, entendemos o podcasting como a produção e a circulação assíncrona de programas em áudio através da internet. Apesar de sua ligação com a linguagem radiofônica, trata-se de um fenômeno recente e em ... -
Publicidade antirracista da Salon Line: uma análise cultural do filme celebrando rainhas crespas e cacheadas
(2022-04-12)Este trabalho tensiona a urgência da pauta antirracista na publicidade, pois os ideais hegemônicos, excluem, oprimem e não reconhecem as desigualdades, perpetuando o abismo social existente. Para o estudo foi definido o ... -
Identidades transviadas midiáticas em videoclipes e suas apropriações por pessoas trans
(2021-11-30)Estamos testemunhando atualmente uma relativa abertura para debate sobre assuntos voltados a comunidade LGBTQIA+, ocorrendo inclusive uma maior representatividade midiática, como em publicidade, filmes, música, novelas. ... -
Uso tático das plataformas: estudo da atuação do gabinete do amor para a promoção da candidatura de Guilherme Boulos nas eleições de 2020
(2023-04-25)O tema desta dissertação é o uso tático (CERTEAU, 1998) de plataformas de rede social (VAN DIJCK; POELL; DE WAAL, 2018) para a promoção de uma candidatura política, apoiando-se na biopotência colaborativa e criativa da ... -
Cartografia da publi-cidade: uma narrativa rizomática da cidade como mídia
(2019-04-26)Esta dissertação parte da questão de como ocorrem e se articulam as desterritorializações e reterritorializações da publicidade a partir das produções observadas no espaço público, tendo como objetivo analisar as ... -
“Existia uma deusa”: o consumo midiático do Sagrado Feminino pelas mulheres residentes em ecovilas
(2022-05-19)Este trabalho, através de pesquisa empírica qualitativa, visa abordar o consumo de mídia e as relações sociais de mulheres em ecovilas, no que diz respeito às relações de gênero e práticas espirituais dentro de suas ... -
Catolicismo midiático, juventude e testemunho: uma análise do programa PHN da TV Canção Nova
(2018-07-17)A evolução da sociedade dos meios para sociedade midiatizada fez com que as práticas de sentido alterassem as formas de estabelecimento de práticas sociais (FAUSTO NETO, 2008). Assim, o campo religioso altera seus modos ... -
Os usos de testemunhos no documentário Flores do cárcere: narrativas de ex-presidiárias entre o tempo do cárcere e o tempo de liberdade
(2023-10-26)Esta pesquisa propõe analisar o documentário Flores do Cárcere (2019), produzido por Bárbara Cunha e Paulo Caldas. O filme aborda as memórias de um grupo de ex-presidiárias da Cadeia Pública Feminina de Santos, no estado ... -
Midiatização amazônica: a construção sistêmico-discursiva do Infoamazonia
(2017-03-02)A pesquisa busca problematizar questões comunicacionais de movimentos ambientalistas, a partir do cenário de processual midiatização estimulado por tecnologias da informação e comunicação. Com base nesse contexto, o ...