Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
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Estratégias comunicacionais para a mobilização da responsabilidade social empresarial: a atuação do Instituto Ethos no pacto empresarial pela integridade e contra a corrupção
(2017-03-24)A presente pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias comunicacionais do Instituto ETHOS para a mobilização da responsabilidade social empresarial. Para isso, investigamos a iniciativa intitulada Pacto Empresarial ... -
Estratégias de comunicação da Petrobras no contexto de convergência midiática
(2012-11-10)Esta pesquisa tem como tema a comunicação organizacional no contexto de convergência midiática e está delimitada ao estudo desta como recurso estratégico de comunicação organizacional empreendida pela Petrobras na ambiência ... -
As estratégias de credibilidade das organizações de fact-cheking brasileiras em reação às fake news no contexto de crise do jornalismo profissional
(2020-03-27)Esta dissertação analisa as estratégias de credibilidade das organizações de fact-checking brasileiras Aos Fatos, Lupa e Estadão Verifica. Foram realizadas entrevistas com repórteres e editores de cada uma das plataformas ... -
Estratégias discursivas na construção do ativismo digital: redes de mobilização feminista
(2019-01-09)Esta dissertação buscou compreender como as redes de mobilização feminista brasileiras utilizam estratégias discursivas na construção do ativismo digital no site de rede social Facebook. Ao compreender o contexto atual ... -
Estratégias discursivas para a ruptura de paradigmas de gênero em livros infantis da Coleção Antiprincesas
(2018-02-19)Esta dissertação adota como tema as estratégias discursivas de abordagem de gênero nos livros Antiprincesas. Sendo assim, é estruturada a partir da Coleção Antiprincesas, cujos livros divulgam um novo olhar, que questiona ... -
Estratégias e lógicas envolvidas na construção da visibilidade institucional em diferentes espaços de interação na internet
(2008-03-03)A pesquisa tem como objetivo central compreender as lógicas envolvidas nos processos de construção da visibilidade institucional na Internet a partir de dois espaços distintos de interação: um portal institucional e uma ... -
Estratégias midiáticas em sites de organizações privadas: a busca pela visibilidade da responsabilidade social organizacional
(2009-03-04)No decorrer dos tempos, o desenvolvimento tecnológico, observado principalmente a partir da década de noventa, tem possibilitado às organizações privadas tornarem visíveis suas variadas informações organizacionais, por ... -
O ethos midiatizado de Marco Feliciano: uma análise da formação institucional de discursos sobre o controle do ethos privado
(2019-03-13)O presente texto de dissertação busca investigar de que maneira o ethos midiatizado do pastor e deputado federal Marco Feliciano reproduz discursos sobre o controle do ethos privado. A partir da interseção mídia biopolítica ... -
Uma etnografia sobre o grupo de mães da CUFA de Passo Fundo/RS
(2024-02-20)O uso de smartphones está amplamente incorporado na rotina da grande maioria das pessoas, mas sendo apropriado de formas diferentes por elas porinúmeros fatores conforme cada cultura, contextos sociais, realidade socioeconômica ... -
“Existia uma deusa”: o consumo midiático do Sagrado Feminino pelas mulheres residentes em ecovilas
(2022-05-19)Este trabalho, através de pesquisa empírica qualitativa, visa abordar o consumo de mídia e as relações sociais de mulheres em ecovilas, no que diz respeito às relações de gênero e práticas espirituais dentro de suas ... -
É rap, é roupa! moda hip-hop: iguais e diferentes
(2013-12-19)Busca-se, na presente pesquisa, a realização de uma investigação teórica e empírica que contemple as interações entre moda e música hip-hop. Tomamos como objetivo geral a investigação das tensões e interações existentes ... -
Ética e interculturalidade no tratamento midiático das migrações: da produção dos conteúdos à recepção dos migrantes
(2024-03-22)O presente trabalho trata da temática migratória, em uma perspectiva de construção de conhecimento junto a pessoas migrantes. Parte-se de uma abordagem qualitativa, que engloba pesquisa teórica e empírica, na tentativa ... -
Feminino velado: a recepção da telenovela por mães e filhas das classes populares
(2011-03-17)Este trabalho é um estudo de recepção da telenovela Passione realizado com mães e filhas das classes populares que articula empiricamente as categorias de gênero, classe social e geração. O objetivo é perceber de que forma ... -
Feminismo(s) midiático(s): apropriações de mulheres a partir do programa televisivo Amor & sexo
(2020-02-18)Em um contexto em que a mídia constitui a sociedade contemporânea, dedicar-se a ouvir o relato das pessoas sobre ela, é procurar entender de que modo os indivíduos se apropriam e constroem suas subjetividades/identidades ... -
A ficção do homem: um estudo sobre a recepção masculina de telenovelas
(2018-06-29)Este trabalho é o resultado de uma pesquisa teórica e empírica, de caráter qualitativo, sobre a recepção de telenovelas entre homens em diferentes contextos sociais no que diz respeito a construção social de suas masculinidades. ... -
Fontes jornalísticas em Veja: enquadramento como estratégia de noticiabilidade em pautas de clima e meio ambiente
(2012-03-01)Esta dissertação pesquisa o uso das fontes jornalísticas e a forma como as questões relacionadas ao clima e meio ambiente são enquadradas e agendadas na revista Veja dentro do contexto do jornalismo ambiental brasileiro. ... -
Uma genealogia da temática LGBTQI+ na publicidade brasileira (1970 – 2019)
(2020-05-25)Essa dissertação tem como tema de pesquisa a temática LGBTQI+ na publicidade tendo como delimitação a relação entre os interesses mercadológicos e sociais. Em um cenário de reformulações no mercado publicitário e disputas ... -
Uma genealogia das mulheres no sistema publicitário brasileiro
(2020-05-29)Esta pesquisa tem a pretensão de estudas as questões de gênero e as relações de poder no sistema publicitário. Para isso, traçamos o seguinte problema de pesquisa: como as relações de poder dimensionadas nos papéis de ... -
“A gente se ama e se odeia ao mesmo tempo” uma etnografia do consumo de smartphones em circuitos de sociabilidade de jovens de camadas populares
(2018-03-12)Por meio de uma abordagem etnográfica a presente dissertação buscou identificar os circuitos em que ocorrem a construção e a manutenção das dinâmicas de sociabilidade juvenis através das práticas de consumo de smartphones ... -
Gênero no consumo de sagas fantásticas no Brasil
(2019-01-29)Tendo em vista a popularização da ficção fantástica no início do século XXI, a dissertação visa explorar como as dimensões produtivas e simbólicas da estrutura das relações de gênero aparecem entre os valores que orientam ...