Programa de Pós-Graduação em Comunicação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 219
-
Brechó virou moda? As estratégias publicitárias das marcas de moda de segunda mão
(2023-09-28)A presente pesquisa tem como tema geral publicidade e brechós, mais especificamente a análise das estratégias publicitárias utilizadas por brechós do sul do Brasil. Como problema de pesquisa delimitou-se: Quais as ... -
Muito além da dancinha: as apropriações do Tiktok para o compartilhamento da leitura
(2023-09-28)O presente trabalho aborda os processos que abrangem as leituras compartilhadas na internet por meio de um mapeamento exploratório da rede social TikTok. Utilizou-se a metodologia de netnografia de Hine (2015) e Kozinets ... -
O discurso publicitário da marca Barbie: a produção de sentidos e a representação das mulheres
(2023-05-31)A significação e a complexidade dos discursos se situam e se compreendem sob aspectos sociais, culturais e políticos. Assim, a interpretação diante do discurso de uma marca, por exemplo, é capaz de identificar valores e ... -
Estratégias argumentativas sobre a vacinação pediátrica contra Covid-19: o discurso de Jair Bolsonaro e Marcelo Queiroga
(2023-07-25)A autorização das vacinas pediátricas contra Covid-19 no Brasil foi permeada por desinformação e posicionamentos polêmicos, sobretudo, nos discursos do ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro e do ex-ministro ... -
Consumo e identidades de trabalhadoras rurais pomeranas e quilombolas do sul do Brasil
(2023-04-28)O presente estudo é realizado com trabalhadoras rurais de origem pomerana e quilombola, moradoras de São Lourenço do Sul/RS. Por meio de pesquisa empírica qualitativa, buscamos, como objetivo geral, interpretar qual é a ... -
As compreensões dos jornalistas de dados sobre transparência nos processos produtivos
(2022-09-08)O presente trabalho investiga a transparência do jornalismo, particularmente do jornalismo de dados (TRÄSEL, 2014; MASTRELA, 2019; BRENOL, 2019; GEHRKE, 2018, 2020). Entendemos por transparência do jornalismo o conjunto ... -
Uma genealogia da temática LGBTQI+ na publicidade brasileira (1970 – 2019)
(2020-05-25)Essa dissertação tem como tema de pesquisa a temática LGBTQI+ na publicidade tendo como delimitação a relação entre os interesses mercadológicos e sociais. Em um cenário de reformulações no mercado publicitário e disputas ... -
Projeto inumeráveis: narrativas de luto e memória na pandemia de Covid-19
(2023-04-18)A presente pesquisa se propõe a investigar o projeto Inumeráveis, um memorial digital criado com o objetivo de homenagear as vítimas de Covid-19 no Brasil. Tendo como objetivo compreender como as mediações da tecnicidade ... -
O comprometimento como característica e potência no jornalismo narrativo de Callado, García Márquez, Walsh e Poniatowska: leituras de um movimento próprio da América Latina
(2020-06-30)A dissertação aproxima a perspectiva da Alteridade (BAKHTIN, 2009) no jornalismo, pelo viés da Outridade (FREITAS; BENETTI, 2017), ao conceito de Comprometimento (AMAR SÁNCHEZ, 1986) dentro dos livros-reportagem do ... -
Violência simbólica e joysticks: práticas comunicacionais e masculinidades na comunidade sobre jogos digitais
(2020-03-25)Jogar é uma atividade cultural inerente à humanidade desde tempos imemoráveis. Jogar também é uma ação essencialmente coletiva, onde indivíduos se reúnem em torno do ato de jogar. O presente trabalho se propõe a estudar ... -
A performance de apresentadores e repórteres na cobertura da morte de profissionais da imprensa na tragédia da Chapecoense
(2020-04-06)Essa dissertação analisa como a performance dos jornalistas que trabalharam durante a cobertura da tragédia da Chapecoense foi afetada. O voo 2933 da empresa LaMia, da Bolívia, levava o time da Chapecoense, dirigentes, ... -
“Antes era só ler, hoje em dia é ler e comentar”: leituras compartilhadas pela internet nos clubes Leia Mulheres
(2022-04-04)Delimita-se como tema desta dissertação o estudo das práticas de leitura compartilhada e usos sociais das mídias por leitoras integrantes dos clubes Leia Mulheres, iniciativa brasileira que propõe o reconhecimento de ... -
“Se segura que ainda falta muito mais”: o discurso em torno dos 100 primeiros dias e do primeiro ano do governo Bolsonaro em Isso a Globo não mostra
(2022-02-04)No contexto da sociedade em midiatização, marcada pelas processualidades da circulação, vários discursos despontam e circulam em diferentes plataformas digitais, tornando o mapeamento de suas marcas um movimento necessário ... -
Midiatização, circulação e jornalismo regional: uma análise dos fluxos comunicacionais e das práticas de atores sociais
(2023-02-07)Esta pesquisa trata das transformações das práticas jornalísticas em cidades que compõem a Região Geográfica Intermediária de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul. Consiste no mapeamento dos municípios e ... -
Midiatização na tríplice fronteira BRA-COL-PE: análise semiótica material de um portal local
(2023-03-10)Resumo: Geralmente estigmatizada no noticiário internacional, abordada em agendar como desmatamento, genocídio indígena e a apropriação voraz de suas riquezas, a cobertura noticiosa em perspectiva local nas cidades ... -
Uso tático das plataformas: estudo da atuação do gabinete do amor para a promoção da candidatura de Guilherme Boulos nas eleições de 2020
(2023-04-25)O tema desta dissertação é o uso tático (CERTEAU, 1998) de plataformas de rede social (VAN DIJCK; POELL; DE WAAL, 2018) para a promoção de uma candidatura política, apoiando-se na biopotência colaborativa e criativa da ... -
As narrativas sobre as práticas jornalísticas no podcast Pauta Pública: procedimentos de controle e ações de resistência no discurso dos jornalistas
(2023-04-06)De maneira abrangente, entendemos o podcasting como a produção e a circulação assíncrona de programas em áudio através da internet. Apesar de sua ligação com a linguagem radiofônica, trata-se de um fenômeno recente e em ... -
Aux armes, antivax! Uma análise da estruturação comunicacional do coletivo Lyon Pour La Liberté
(2023-02-08)Este trabalho investiga a estruturação comunicacional do movimento social francês Lyon Pour la Liberté a partir do que o coletivo “diz” através de suas ações comunicacionais, e pelo que é “dito” do coletivo por outros ... -
Comunicação pública na sociedade de plataformas: as redes de comunicação e o meme "faixa da UFSM"
(2023-02-06)Esta dissertação busca refletir o fenômeno do meme “faixa da UFSM” a partir de dois eixos teóricos: a Comunicação Pública e a Plataformização. Para isso, a investigação buscou compreender a circulação da informação através ... -
Jornalismo em quadrinhos: a narrativa na reportagem “Choqueyapu, un río enfermo que nos alimenta”
(2022-08-15)A presente pesquisa versa sobre o jornalismo em quadrinhos, sua estruturação, sua construção, seus elementos e suas possibilidades narrativas. Para tanto, o objetivo deste trabalho é analisar a narrativa da reportagem ...