Programa de Pós-Graduação em Comunicação: Envíos recientes
Mostrando ítems 41-60 de 219
-
“Escuchar para cambiar”: uma análise do processo de implementação da rede social Lazos durante a execução de programas internacionais de cooperação
(2022-09-12)Essa dissertação busca compreender as estratégias comunicacionais desenvolvidas para a implementação da rede social Lazos pelas instituições envolvidas com a rede no andamento do projeto de cooperação internacional sul-sul ... -
Mercadoria e significações: práticas das editoras independentes no Brasil
(2022-10-31)O presente trabalho disserta sobre o mercado editorial independente no Brasil e as significações atreladas ao independente por seus publicadores, inseridos no contexto de crise do mercado editorial, bem como da pandemia ... -
Jornalismo e discurso sobre si: a construção do ethos jornalístico na carta do editor de Zero Hora e Gaúcha ZH
(2022-04-18)Imersa em um cenário de crises no jornalismo e de constantes reconfigurações da prática profissional, a pesquisa tematiza o jornalismo e a construção de imagens de si a partir da Carta do Editor, de Zero Hora (ZH) e GaúchaZH ... -
Todo o leitor tem uma história a contar: usos e práticas de leitura entre alunos do Pré-Universitário Popular Alternativa
(2020-04-22)A presente pesquisa, realizada a partir de uma etnografia em um pré-universitário popular na cidade de Santa Maria – RS tem por objetivo compreender os usos e práticas de leitura entre alunos do cursinho Alternativa diante ... -
Publicidade antirracista da Salon Line: uma análise cultural do filme celebrando rainhas crespas e cacheadas
(2022-04-12)Este trabalho tensiona a urgência da pauta antirracista na publicidade, pois os ideais hegemônicos, excluem, oprimem e não reconhecem as desigualdades, perpetuando o abismo social existente. Para o estudo foi definido o ... -
Siga o fio: as possibilidades da narrativa jornalística a partir da thread no Twitter
(2022-06-06)O presente trabalho analisa as narrativas jornalísticas em uma mídia social específica: o Twitter. Observa-se que a thread (ou sequência de tweets) - recurso nativo da mídia social supracitada – vem sendo utilizada, inclusive ... -
Distopia e realidade nas redes: percepções do grupo "Handmaid's Tale BR" sobre o contexto sociopolítico e feminista no Brasil
(2022-04-06)Este trabalho visa compreender percepções sobre a relação entre problemáticas feministas de gênero e a realidade sociopolítica brasileira observadas por participantes de um grupo de Facebook vinculado ao universo The ... -
“Existia uma deusa”: o consumo midiático do Sagrado Feminino pelas mulheres residentes em ecovilas
(2022-05-19)Este trabalho, através de pesquisa empírica qualitativa, visa abordar o consumo de mídia e as relações sociais de mulheres em ecovilas, no que diz respeito às relações de gênero e práticas espirituais dentro de suas ... -
Além dos noventa minutos: as representações femininas na campanha “A copa das mulheres” da Rede Globo
(2021-03-25)A temática central da pesquisa incide na construção de representações femininas na publici-dade, com foco para campanhas relacionadas ao futebol. O estudo tem como objeto a campanha publicitária da Rede Globo, veiculada ... -
Violência contra jornalistas no Brasil: análise discursiva dos relatórios de organizações de defesa da liberdade de expressão
(2021-02-18)A dissertação se filia aos estudos de Jornalismo, na perspectiva de olhar para os sujeitos da prática jornalística, para as afetações da violência a que são submetidos no mundo do trabalho e na sua relação com os demais ... -
As super-heroínas no cinema: a tipificação das personagens femininas em filmes da década de 2010
(2021-03-30)Em um momento onde as diferenças de gênero e as lutas pela igualdade e respeito às mulheres retornam à pauta com grande intensidade nos diversos segmentos da sociedade e nos meios de comunicação, é preciso compreender o ... -
Identidades transviadas midiáticas em videoclipes e suas apropriações por pessoas trans
(2021-11-30)Estamos testemunhando atualmente uma relativa abertura para debate sobre assuntos voltados a comunidade LGBTQIA+, ocorrendo inclusive uma maior representatividade midiática, como em publicidade, filmes, música, novelas. ... -
A recepção da telenovela Órfãos da Terra e a representação de migrantes e refugiados no Brasil
(2021-02-18)Esta dissertação propôs investigar a recepção da telenovela Órfãos da Terra por migrantes, descendentes de migrantes e brasileiros, a fim de compreender se a telenovela, atuando como um recurso comunicativo, ao representar ... -
Ativismo e representações midiáticas em canais LGBTQIA+ no YouTube: um estudo do canal Tá entendida?
(2021-02-22)Nesta dissertação, propomo-nos a investigar como as práticas ativistas, do canal da plataforma YouTube, Tá Entendida?, contribuem na representação midiática de mulheres lésbicas. Na base teórica para subsidiar nossa reflexão ... -
As representações da cultura do estupro e da violência de gênero a partir do cinema de Karim Aïnouz: uma análise dos filmes “O céu Suely” e “A vida invisível”
(2021-03-15)Esta pesquisa apresenta uma análise das representações da cultura do estupro e da violência de gênero a partir dos filmes (cultura registrada) do cineasta brasileiro Karim Aïnouz, especificamente “O céu de Suely” (2006) ... -
Reagindo ao hip-hop no youtube: análise etnográfica sobre os vídeos de reação do movimento hip-hop
(2021-02-24)A temática desta dissertação compreende os vídeos de reação sobre rap e funk na plataforma YouTube. Trata-se de um gênero audiovisual emergente, nativo desta plataforma, no qual produtores de conteúdo exibem suas reações ... -
O consumo de mídia por agricultores familiares e as mediações de classe social e economia solidária
(2021-04-08)Esse trabalho é um estudo etnográfico sobre o consumo de mídia por agricultores familiares de Santa Maria/RS, participantes do Projeto Esperança/Cooesperança e que se organizam através do Movimento Social de Economia ... -
No olho do furacão: a circulação das fake news do governo Jair Bolsonaro nas plataformas durante a pandemia da covid-19
(2021-06-17)A dissertação propõe analisar a propagação de desinformação pelo governo Jair Bolsonaro sobre a pandemia da Covid-19 no Brasil. O recorte analisa o discurso político de postagens difundidas pelo presidente da república, ... -
Série Vaza jato: análise do circuito comunicacional formado em torno das três primeiras reportagens
(2021-02-22)Este trabalho apresenta um estudo do circuito de comunicação em torno dos três primeiros relatórios da série “Vaza Jato”, publicada pela agência de notícias The Intercept Brasil (TIB). Essa perspectiva faz parte das reflexões ... -
Aquilo que é tecido em conjunto: o ensino como unidade complexa do sistema publicitário em transformação
(2021-05-03)Com essa pesquisa temos a intenção de acompanhar o movimento diacrônico e evolutivo do ensino de publicidade, entendendo como o ensino se modifica (ou permanece estanque) ao longo dos anos, se ele se adapta às transformações ...