Programa de Pós-Graduação em Comunicação: Envíos recientes
Mostrando ítems 61-80 de 219
-
Jovens da publicidade: uma cartografia das reconfigurações do perfil profissional
(2021-03-02)Tensionados pelas transformações da sociedade e do campo da publicidade, nos questionamos: Quais os caminhos traçados pela juventude contemporânea no campo da publicidade, considerando seu sensorium? Nosso pressuposto ... -
Elas passam o pano e enceram o chão, mas são quase da família: emprego doméstico e tipificações nas novelas da Globo entre 2012 e 2018
(2020-01-28)A presente pesquisa questiona como as empregadas domésticas e seus direitos trabalhistas são representados nas novelas exibidas na Rede Globo entre os anos de 2012 e 2018 e para isto, utiliza a conceituação das tipificações ... -
As estratégias de credibilidade das organizações de fact-cheking brasileiras em reação às fake news no contexto de crise do jornalismo profissional
(2020-03-27)Esta dissertação analisa as estratégias de credibilidade das organizações de fact-checking brasileiras Aos Fatos, Lupa e Estadão Verifica. Foram realizadas entrevistas com repórteres e editores de cada uma das plataformas ... -
Práticas terapêutico-religiosas na sociedade midiatizada: o dispositivo do cuidado de si na lei da atração no YouTube
(2020-02-17)Esta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso que constrói as práticas terapêutico-religiosas sobre Lei da Atração que são veiculadas e ensinadas em 22 vídeos selecionados do canal Gisela Vallin no Youtube. O primeiro ... -
A construção do ethos de “não-político” no discurso eleitoral de João Doria
(2020-03-16)Nos últimos anos, pessoas com carreiras consolidadas em áreas como entretenimento, esportes e empreendedorismo têm disputado o poder político e conquistado vitórias significativas em diversos países, a exemplo do empresário ... -
O servidor público no discurso argumentativo dos jornais O Globo e O Estado de São Paulo nos últimos 30 anos
(2020-03-27)A inquietação que nos move nesta pesquisa é entender como o jornalismo vem construindo, nos últimos 30 anos, seu discurso sobre os servidores públicos. Nosso objetivo geral é analisar as estratégias argumentativas acionadas ... -
A narrativa jornalística imediata e tardia do desastre socioambiental na Região Serrana do Rio de Janeiro em 2011
(2020-04-28)Esta dissertação busca compreender de que modo a narrativa jornalística sobre o desastre socioambiental de 2011 na Região Serrana do Rio de Janeiro se transforma ao longo do tempo na cobertura jornalística do portal de ... -
Feminismo(s) midiático(s): apropriações de mulheres a partir do programa televisivo Amor & sexo
(2020-02-18)Em um contexto em que a mídia constitui a sociedade contemporânea, dedicar-se a ouvir o relato das pessoas sobre ela, é procurar entender de que modo os indivíduos se apropriam e constroem suas subjetividades/identidades ... -
A marca Usain Bolt: contratos de comunicação de uma Me Brand em midiatização
(2020-12-14)O estudo a seguir busca compreender os contratos de comunicação utilizados pelo velocista Usain Bolt, ao longo dos diferentes momentos de sua carreira, que visavam à construção de sua marca em um contexto de midiatização ... -
As dinâmicas de circulação do acontecimento fechamento do Queermuseu na mídia gaúcha
(2020-06-01)Este estudo tem por objetivo descrever as dinâmicas da circulação em torno do acontecimento fechamento do Queermuseu nas mídias gaúchas. O “Queermuseu – Cartografia das diferenças na arte brasileira” foi uma exposição de ... -
Juventude camponesa e consumo de mídia na era digital
(2020-02-19)A pesquisa aborda o consumo de mídia na era digital e a centralidade da comunicação na estrutura social contemporânea, marcada pela produção capitalista de novas formas de exclusão social. O problema busca responder em que ... -
Uma genealogia das mulheres no sistema publicitário brasileiro
(2020-05-29)Esta pesquisa tem a pretensão de estudas as questões de gênero e as relações de poder no sistema publicitário. Para isso, traçamos o seguinte problema de pesquisa: como as relações de poder dimensionadas nos papéis de ... -
Legitimação das universidades federais: análise dos enquadramentos construídos pelo jornal Zero Hora
(2021-02-10)Esta dissertação tem como tema as estratégias de legitimação impressas nos enquadramentos jornalísticos das Universidades Federais (UFs) Brasileiras. Partimos do pressuposto de que a mídia participa de processos de ... -
Cartografia da publi-cidade: uma narrativa rizomática da cidade como mídia
(2019-04-26)Esta dissertação parte da questão de como ocorrem e se articulam as desterritorializações e reterritorializações da publicidade a partir das produções observadas no espaço público, tendo como objetivo analisar as ... -
Relações entre mídia e política: enquadramentos dos jornais O Globo e Folha de S. Paulo acerca do impeachment de Dilma Rousseff
(2017-03-27)A presente pesquisa tem como tema as relações e tensões entre mídia e política, a partir dos enquadramentos do impeachment de Dilma Rousseff, compreendendo-o enquanto um “acontecimento político programado” (CHARAUDEAU, ... -
Transformações na propaganda: um olhar rizomático sobre a prática publicitária
(2019-04-05)Essa dissertação tem como tema as reformulações da prática publicitária e como delimitação deste temos: os movimentos que demandam reformulações nas práticas institucionais, no campo da publicidade e no habitus dos ... -
Transpondo sentidos em Harry Potter: midiatização e narrativa transmídia no portal Pottermore
(2014-03-24)A dissertação se propõe a explorar a transmidiação dos argumentos narrativos da saga Harry Potter. O objetivo geral consiste em compreender a transposição de sentidos observada na transmídia da saga, dos livros ao portal ... -
Jovens rurais, corações urbanos: jornal nacional e as desigualdades sociais do campo
(2013-03-08)Este trabalho é um estudo etnográfico de recepção do Jornal Nacional realizado com seis jovens provenientes da zona rural da região central do Rio Grande do Sul. Três deles atualmente moram no meio urbano e os outros três ... -
Midiatização da periferia: consumo jornalístico e guinada na visibilidade noticiosa
(2019-03-27)A dissertação conforma um percurso investigativo entorno à evolução da abordagem jornalística na cobertura de acontecimentos envolvendo a periferia a partir da ascensão econômica de seus moradores. Face à vasta interferência ... -
Mídias e migrações: a representação de si e a representação midiática da identidade senegalesa em diáspora
(2017-01-30)Esta dissertação se propôs a investigar a autorrepresentação da identidade senegalesa em diáspora a partir dos usos sociais da internet por sujeitos migrantes no contexto brasileiro contemporâneo. Buscamos compreender os ...