Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por área do CNPQ "900500000008"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 43
-
Atividades didáticas inovadoras de termodinâmica baseadas em resolução de problemas e TIC
(2014-04-11)Nesta dissertação, desenvolvemos, apresentamos e discutimos um conjunto inovador de atividades didáticas (AD) – baseadas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) – desenhadas para propor problemas abertos e ... -
Atividades didáticas experimentais de física no contexto de ensino remoto na educação de jovens adultos integrada à educação profissional
(2023-08-28)Neste trabalho, nos propomos a investigar a viabilidade de implementação de um conjunto de Atividades Didáticas Experimentais para o Ensino de Física no contexto de Ensino Remoto de turmas do Curso Técnico em Eletromecânica ... -
O ensino de química em um curso técnico integrado: potencialidades para a docência
(2022-02-17)O ensino da química possibilita uma vasta contextualização com a realidade dos educandos, sendo que no ensino médio técnico integrado, essa possibilidade é maior, uma vez que se pode articular com temáticas relacionadas ... -
Proposta de uma sequência didática sobre óleos essenciais para o ensino de química na modalidade EJA
(2021-05-05)O foco deste trabalho é construir uma sequência didática utilizando atividades experimentais, com o tema “óleos essenciais”, para verificação da aprendizagem dos conteúdos de Química por estudantes da modalidade EJA (Educação ... -
Clássicos da literatura infantil sob o olhar do ensino de ciências: uma proposta para os anos iniciais
(2021-08-20)A alfabetização científica nos anos iniciais é de extrema importância, uma vez que ela auxilia o aluno a compreender melhor o mundo em que está inserido. Um possível meio de sua inserção nos anos iniciais está na literatura ... -
Movimento STEM no ambiente escolar: perspectivas para o ensino médio do Rio Grande do Sul
(2023-07-31)Esta dissertação apresenta uma análise sobre o movimento STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) no ambiente escolar, com ênfase nas perspectivas para o ensino médio do estado do Rio Grande do Sul (RS). Para ... -
Contribuições da história de vida da cientista brasileira Bertha Lutz para o ensino de ciências
(2022-02-25)Bertha Lutz foi uma cientista, feminista, educadora e política brasileira que dedicou sua vida à luta feminista e aos estudos sobre o grupo dos Anfíbios anuros. Ela foi responsável por garantir uma série de direitos civis ... -
Memórias e percepções de alunos da graduação sobre o uso de recursos da internet para aprendizagem
(2020-03-06)Este trabalho teve como objetivos investigar recordações sobre experiências relacionadas ao uso de recursos da internet durante o Ensino Médio e percepções sobre a utilização desses recursos na aprendizagem no início do ... -
O perfil dos estudantes das escolas gaúchas frente ao conceito de sustentabilidade: uma análise a partir do interesse e o posicionamento ambiental
(2023-08-28)A temática ambiental no Brasil, é reconhecida por sua diversidade conceitual amplamente discutida por estudiosos da área, suas variações são recorrentes na sociedade e denotam fusão de termos utilizados para promover o ... -
Metodologia de Scaffolding para resolução de problemas de física no contexto de Educational Design Research
(2023-08-30)Este trabalho tem como foco o estudo da competência de Resolução de Problemas (RP) no contexto da área de Física, utilizando a metodologia de Scaffolding. Para alcançar esse objetivo, adotamos a abordagem metodológica ... -
O educar pela pesquisa como proposta didática nas aulas de educação física do ensino médio integrado
(2021-03-18)A Educação Física na escola muitas vezes limita-se a apenas repetir gestos motores impostos pelo professor e a considerar o estudante um simples agente passivo do conhecimento, quando deveria permitir sua passagem para ... -
A química dos minerais: uma temática para investigar o papel da experimentação no ensino de química
(2015-04-09)Sabe-se que o uso de atividade prática/experimental no Ensino de Química é de grande valia para a construção do conhecimento cientifico dos estudantes. Porém, estudos mostram que o ensino experimental ainda precisa de ... -
Utilizando o cinema como ferramenta didática no ensino de ciências naturais
(2020-02-28)O ensino de Ciências Naturais (Biologia, Química e Física) é circundado por um universo de fórmulas, conceitos, estruturas, reações, elementos, equações que, ao adentrar o ambiente escolar, muitas vezes, geram dificuldades ... -
Modalidades didáticas utilizadas por licenciandos do curso de ciências biológicas no estágio curricular e no programa residência pedagógica na Universidade Federal do Pampa – Unipampa: um estudo documental
(2023-04-25)Esta dissertação investiga a formação inicial de professores de Ciências e Biologia no que diz respeito aos estágios supervisionados e ao Programa Residência Pedagógica (PRP) desenvolvidos no curso de Ciências ... -
Articulação entre as alfabetizações científica, midiática e informacional com a temática imunidade
(2021-08-25)O estudo desenvolvido nesta dissertação tem como foco principal investigar as relações entre as alfabetizações midiática e informacional com a científica, na perspectiva do contexto e melhoria do ensino de Ciências. A ... -
A promoção da saúde nos livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano
(2013-03-08)Não foi possível inserir o resumo. -
O processo da quadrangulação: uma nova perspectiva metodológica no ensino de ciências
(2020-02-27)A utilização de modelos didáticos no Ensino de Ciências pode colaborar com a representação dos conhecimentos químicos, aproximar os estudantes do conteúdo desenvolvido na sala de aula e qualificar os processos de aprendizagem ... -
Educação do campo: um olhar para situações socioeconômico-financeiras na educação matemática
(2022-10-26)Esta pesquisa objetiva analisar contextos explorados por situações socioeconômico-financeiras em produções e livros didáticos da Educação do Campo no âmbito da Educação Matemática. Para tanto, adota-se uma abordagem ... -
Comunidades de prática no espaço escolar: possibilidades para o exercício e qualificação docente
(2022-02-24)Dentre as características que definem os ambientes educacionais - desde as formações profissionais até a atuação docente na Educação Básica - está a predisposição ao trabalho coletivo. Neste viés, são estudadas as Comunidades ... -
As potencialidades do uso de textos de divulgação científica no ensino de química na percepção de professores em formação inicial
(2021-02-19)Devido a importância de serem discutidos instrumentos, metodologias/estratégias didáticas diferenciadas, na formação inicial de professores, para o desenvolvimento profissional desse futuro docente e para qualificar sua ...