Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por unidade "Centro de Ciências Naturais e Exatas"
Itens para a visualização no momento 41-60 of 83
-
Investigação do processo de aprendizagem de cálculo num curso de engenharia florestal: o uso do software Winplot na aplicação de unidades de ensino potencialmente significativas
(2019-02-26)Devido as dificuldades apresentadas por estudantes de cursos de graduação em Engenharias nas disciplinas das áreas exatas, tem-se procurado muitas teorias e metodologias para facilitar e aprimorar o processo de ensino e ... -
A deficiência visual e o mundo microscópico: modelos didáticos - uma metodologia alternativa
(2018-02-23)A utilização de modelos didáticos no ensino de Ciências torna-se uma alternativa didática para integrar alunos com Deficiência Visual em classes regulares. Com a utilização de modelos didáticos celulares, conseguimos abordar ... -
Uma abordagem metodológica para ensino de banco de dados conceitual com uso de bases da língua portuguesa em cursos técnicos de informática na educação profissional tecnológica
(2022-12-14)O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs no cotidiano da sociedade é uma realidade presente há algum tempo com extrema relevância no processo adaptativo do ser humano e nas transformações sociais oriundas ... -
Aprendizagem de taxonomia e sistemática botânica: da classificação cotidiana ao conhecimento científico
(2022-12-14)As plantas estão presentes no nosso dia a dia desde o ar que respiramos até algumas das roupas que usamos. Nesse sentido, compreender como elas influenciam o nosso cotidiano é essencial para o ser humano. Entretanto, o ... -
Interface ensino, pesquisa e extensão: análise de uma abordagem para atividades de visitação a um espaço não formal de ensino
(2020-03-02)Ensino, pesquisa e extensão são considerados os três pilares das universidades brasileiras, desempenhando juntos um papel de suma importância no desenvolvimento acadêmico e social. Essa pesquisa propôs e avaliou um tipo ... -
Expedições investigativas em espaços não formais no ensino de ciências e suas potencialidades no ensino fundamental
(2022-08-30)A educação em ciências, tem por objetivo fazer com que o aluno venha a compartilhar significados no contexto das ciências. O objetivo da pesquisa consiste em verificar as contribuições e potencialidades do uso dos espaços ... -
Investigação de conteúdo imagético: o que revelam as imagens de célula na internet?
(2020-02-28)Com a atual explosão tecnológica muitos recursos didáticos têm sido empregados nas aulas de ciências e biologia, o que antes era pesquisado em livros e enciclopédias, hoje está disponível on-line, facilitando a busca e ... -
Proposta de atividades didáticas para a formação docente inicial e continuada com o enfoque em aspectos da aprendizagem baseada em problemas
(2021-12-17)Na contemporaneidade, o ensino ainda é desenvolvido de forma tradicional, descritivo, livresco e com ênfase na memorização de conceitos, o que resulta em conteúdos descontextualizados e sem vinculação com questões sociais, ... -
Prática como componente curricular – definições legais e sua expressão na formação inicial do professor de ciências e biologia
(2017-03-29)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e vinculada ao ... -
Cicatrização e biologia celular - Um possível caminho para aprender melhor
(2022-02-28)O ensino de Biologia Celular no ensino médio enfrenta algumas dificuldades, que passam pela complexidade do tema, seu caráter abstrato, as dificuldades de visualização daquilo que é estudado, entre outros. Para contornar ... -
Avaliação da produção acadêmica na graduação e pós-graduação na área de ciências da natureza, da Universidade Federal do Pampa
(2018-06-22)A presente Dissertação realiza uma análise quanti-qualitativa da produção científica da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, relacionada aos cursos da área de Ensino e Educação em Ciências da Natureza, sendo duas ... -
Pressupostos freireanos na formação inicial de pedagogas e pedagogos: um olhar para três instituições do Rio Grande do Sul
(2021-03-31)Esta pesquisa justifica-se pela carência de estudos balizados na perspectiva freireana, no contexto dos anos iniciais, pela área de Educação em Ciências e pela necessidade de uma educação libertadora, em todos os níveis ... -
Projeto investigativo interdisciplinar conexão delta e as potencialidades do ensino por investigação no ensino médio
(2017-04-26)O ensino por investigação (EI) é uma estratégia que busca favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas no ensino-aprendizagem de conceitos científicos, promovendo a construção de conhecimentos conceituais, atitudinais ... -
Análise das vivências de protagonismo, cooperação e interação com a comunidade através da organização de evento por alunos de ensino médio de uma escola pública de São Gabriel, Rio Grande do Sul.
(2018-01-12)O presente trabalho tem como objeto a análise de uma atividade curricular diferenciada, em que os alunos concluintes do ensino médio de uma escola pública estadual de São Gabriel/RS, orientados pela professora de Biologia, ... -
O bioma Pampa nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagens e percepções
(2019-02-25)O ensino de Ciências nos anos iniciais contribui na compreensão dos conteúdos científicos, entre estes podemos destacar as temáticas relacionadas ao meio ambiente, onde através da discussão e construção de novos conhecimentos, ... -
O uso do Graxaim/LVT nos estudos de recuperação paralela no ensino de física para o ensino médio
(2018-07-16)Nesta dissertação, apresentamos uma proposta de trabalho – baseada nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) – para os estudos de recuperação paralela (RP) nos conteúdos de termodinâmica no Ensino Médio Integrado ... -
O ensino de química e arte por meio de uma abordagem interdisciplinar com a temática tintas
(2018-03-27)Em busca da integração, articulação e produção de novos conhecimentos, nesta dissertação procuramos investigar como uma abordagem interdisciplinar entre a Química e a Arte, por meio da temática “Tintas”, pode favorecer o ... -
A dinâmica do processo de ensino e aprendizagem de cálculo I: uma investigação no curso de licenciatura em física da UFSM
(2019-02-25)No ensino superior, assim como no ensino básico, a Matemática é separada da Física em disciplinas, pois não se costuma pensar em uma abordagem integradora ao se estruturar um currículo. Esta fragmentação na formação inicial ... -
O estudante gaúcho, a ciência e a tecnologia: uma análise dos interesses estudantis por meio do instrumento ROSES - RS
(2023-07-07)Se por um lado a Ciência e a Tecnologia estão cada vez mais presentes na sociedade contemporânea, por outro, a desmotivação dos estudantes pelo ensino de Ciências da Natureza e por seguirem carreiras científicas têm sido ... -
Representações sociais sobre educação ambiental: percepções de estudantes de licenciatura em uma instituição de educação superior
(2023-04-14)O aumento populacional e a ação humana têm causado no meio ambiente diversos impactos e desequilíbrios. A partir da constatação da existência de uma crise ambiental, se ampliaram as discussões das problemáticas ambientais ...