Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por data do documento
Itens para a visualização no momento 81-100 of 164
-
O ensino de processos de separação de misturas por meio de análise dos livros didáticos e uso de atividades experimentais investigativas
(2016-07-11)A realização de atividades experimentais contextualizadas, no ensino de química, vem sendo defendida por diversos autores como ferramenta de ensino facilitadora do aprendizado. Um conteúdo fundamental, no ensino de química, ... -
Diferentes atividades didáticas sobre animais peçonhentos em uma escola rural da região central do RS
(2016-08-11)Os acidentes causados por animais peçonhentos constituem grave problema de saúde pública, sobretudo em países tropicais, devido sua ampla distribuição e sua capacidade de promover quadros clínicos que podem evoluir a óbito. ... -
“Bioquímica na escola”: uma proposta didática para a aprendizagem significativa
(2017-01-06)Esta pesquisa intitulada “Bioquímica na Escola: uma proposta didática para a aprendizagem significativa” é caracterizada por ser predominantemente qualitativa, a qual utilizou como estratégia a elaboração e aplicação de ... -
Abordagem temática na educação em ciências: um olhar à luz da epistemologia fleckiana
(2017-02-21)A presente pesquisa de mestrado teve como base a discussão das ações balizadas pela perspectiva curricular da Abordagem Temática (AT), a partir elementos da epistemologia de Ludwik Fleck. Fundamentada em ideais freireanos, ... -
O ensino de isomeria óptica por meio de atividades experimentais
(2017-02-22)A fim de contribuir para o ensino e aprendizagem de química, desenvolveu-se esta pesquisa que propõe uma metodologia diferenciada para o estudo dos conceitos de isomeria óptica. A escolha por este assunto deve-se a sua ... -
A evolução do perfil conceitual de átomo por meio de atividades experimentais espectroscópicas
(2017-02-23)A compreensão dos modelos atômicos é um fator preponderante para o entendimento de uma enorme gama de conceitos associados à área de Ciências Naturais. De forma dissonante a este discurso, é de conhecimento comum que ... -
O aprendizado em química nuclear no Pronatec mediado pela teoria da atividade de Engeström
(2017-02-23)Cada vez mais se discute a importância de que profissionais de todas as áreas desempenhem seu trabalho de forma mais efetiva com uma capacidade de resolver problemas interdisciplinarmente. A Química Nuclear é uma dessas ... -
Tecidos têxteis: uma temática para o ensino e aprendizagem de Química
(2017-03-03)Nesta pesquisa, utilizamos a temática “Tecidos Têxteis” para a contextualização de conteúdos químicos, a fim de favorecer o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Química Orgânica para estudantes da 3ª série ... -
Utilizando a história e a natureza da ciência por meio de uma atividade colaborativa como mecanismo motivador de aprendizagem
(2017-03-03)O presente estudo busca mostrar que a Alfabetização Científica envolve mais do que o domínio das teorias científicas e conceitos, mostra que é preciso incorporar a compreensão sobre a Natureza da Ciência, assim promovendo ... -
Prática como componente curricular – definições legais e sua expressão na formação inicial do professor de ciências e biologia
(2017-03-29)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e vinculada ao ... -
Projeto investigativo interdisciplinar conexão delta e as potencialidades do ensino por investigação no ensino médio
(2017-04-26)O ensino por investigação (EI) é uma estratégia que busca favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas no ensino-aprendizagem de conceitos científicos, promovendo a construção de conhecimentos conceituais, atitudinais ... -
Ensino e aprendizagem de química a partir da temática “tintas para tatuagem”
(2017-06-05)Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo geral favorecer o ensino e a aprendizagem de Química por meio da contextualização dos conteúdos científicos com a temática “tintas para tatuagem”, para estudantes de 3ª série do ... -
Evolução biológica na perspectiva de estudantes do ensino médio: das concepções espontâneas aos saberes escolares
(2017-06-27)A relevância do ensino de Evolução Biológica no Ensino Médio tem sido justificada pelos inúmeros estudos que dão a esse tema o papel unificador e integrador dos demais assuntos biológicos. Neste estudo, nos preocupamos em ... -
As representações do corpo humano nas práticas de professoras de ciências do ensino fundamental
(2017-11-28)O corpo humano tem sido objeto de estudos de várias áreas do conhecimento, e especificamente no Ensino de Ciências esse fato se deve às críticas existentes relacionadas a abordagem dos (as) professores (as). O objetivo dessa ... -
Investigações acerca da abordagem do tema meio ambiente e do desenvolvimento de ações interdisciplinares no ensino fundamental
(2017-11-28)Estudos científicos indicam que discussões e propostas referentes ao tema Meio Ambiente, interdisciplinaridade e formação continuada de professores advêm de longa data em publicações brasileiras. Essas propostas possuem ... -
Análise das vivências de protagonismo, cooperação e interação com a comunidade através da organização de evento por alunos de ensino médio de uma escola pública de São Gabriel, Rio Grande do Sul.
(2018-01-12)O presente trabalho tem como objeto a análise de uma atividade curricular diferenciada, em que os alunos concluintes do ensino médio de uma escola pública estadual de São Gabriel/RS, orientados pela professora de Biologia, ... -
O uso do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo integrado a Taxonomia Digital de Bloom para o ensino de química
(2018-02-01)Esta pesquisa intitulada “O uso do Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo integrado a Taxonomia Digital de Bloom para o ensino de Química” foi desenvolvida no grupo de pesquisa LAEQUI do Programa de Pós Graduação ... -
A ciência enquanto um tema sociocientífico na formação inicial de professores de Ciências: uma reflexão acerca das implicações e potencialidades
(2018-02-16)Em muitos momentos, o conhecimento científico é requerido em nosso cotidiano para que nos posicionemos frente a questões diversas. Os temas ou questões sociocientíficas abrangem aspectos sociais relacionadas à conhecimentos ... -
A deficiência visual e o mundo microscópico: modelos didáticos - uma metodologia alternativa
(2018-02-23)A utilização de modelos didáticos no ensino de Ciências torna-se uma alternativa didática para integrar alunos com Deficiência Visual em classes regulares. Com a utilização de modelos didáticos celulares, conseguimos abordar ... -
O bioma Pampa como temática de investigação no ensino básico no município de Uruguaiana - RS
(2018-02-23)A presente pesquisa trata de uma investigação qualiquantitativa, desenvolvida em três escolas públicas de ensino básico completo, situadas no município de Uruguaiana-RS. O trabalho teve como base a investigação da percepção ...