Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por título
Itens para a visualização no momento 146-164 of 164
-
Tecidos têxteis: uma temática para o ensino e aprendizagem de Química
(2017-03-03)Nesta pesquisa, utilizamos a temática “Tecidos Têxteis” para a contextualização de conteúdos químicos, a fim de favorecer o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Química Orgânica para estudantes da 3ª série ... -
Tema transversal saúde nos anos iniciais da educação básica: um estudo em escolas com baixo IDEB
(2014-02-11)A saúde é uma das temáticas propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para ser trabalhada pela escola como um Tema Transversal. Os Temas Transversais correspondem a questões urgentes para a sociedade ... -
Temas geradores através de uma abordagem temática freireana como estratégia para o ensino de química e biologia
(2015-01-27)Os fundamentos metodológicos da concepção educacional proposta por Freire se apoiam na dialogicidade e problematização em torno da realidade e das contradições sociais vivenciadas pelos estudantes, as quais se encontram ... -
A temática atmosfera como ferramenta para o ensino de química
(2013-01-22)Este trabalho apresenta uma abordagem temática e diversas ações que foram desenvolvidas com o intuito de auxiliar no processo de ensino aprendizagem em Química, bem como, contribuir para a formação cidadã dos estudantes ... -
A temática cores no ensino de química
(2016-01-07)Nesta pesquisa, utilizamos como foco de estudo a temática Cores . O estudo foi desenvolvido em duas etapas, os sujeitos envolvidos na primeira etapa são acadêmicos de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade ... -
A temática sexualidade como geradora de uma proposta interdisciplinar: contribuições para a formação de professores da rede pública
(2015-02-11)Esta pesquisa foi desenvolvida com um grupo de oito professores do ensino médio da rede pública do município de Santa Maria/RS, nos anos de 2013/ 2014 e apresenta as relações que podem ser estabelecidas entre formação ... -
Testes em papel versus testes em computador: o meio de realização influencia o desempenho dos alunos?
(2014-02-26)O contínuo avanço das tecnologias digitais e a sua forte presença nos contextos escolares sinalizam para um novo modo de uso da tecnologia neste ambiente. Tradicionalmente, a tecnologia digital é utilizada por professores ... -
Textos originais de cientistas e textos sobre história das ideias da ciência em uma proposta didática sobre ótica na formação inicial de professores de física
(2012-03-26)O Ensino de Ciências no Brasil tem se afirmado cada vez mais como campo de pesquisa e buscado incorporar os resultados das pesquisas ao longo dos anos para melhorar a educação científica em todos os níveis de Ensino. Uma ... -
Os três momentos pedagógicos como estruturantes de currículos
(2015-03-31)A presente pesquisa é classificada como uma pesquisa de cunho qualitativo. Com o desenvolvimento desta, procurou-se abordar o uso dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) como estruturantes de currículos, mostrando que a ... -
O uso da temática macroinvertebrados aquáticos como estratégia contextualizadora para o ensino de ciências
(2019-02-25)A presente pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 8º ano em uma escola pública do ensino fundamental no município de Uruguaiana, RS, em 2018, e teve como objetivo, a avaliação uso da temática Macroinvertebrados ... -
O uso de fósseis como temática para a abordagem da paleontologia no ensino de ciências
(2018-12-17)A região central do estado do Rio Grande do Sul é composta por diversas cidades, de variada riqueza, tanto cultural, turística, como fossilífera. Nelas são constantemente encontrados muitos tipos de fósseis, sejam estes ... -
O uso do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo integrado a Taxonomia Digital de Bloom para o ensino de química
(2018-02-01)Esta pesquisa intitulada “O uso do Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo integrado a Taxonomia Digital de Bloom para o ensino de Química” foi desenvolvida no grupo de pesquisa LAEQUI do Programa de Pós Graduação ... -
O uso do Graxaim/LVT nos estudos de recuperação paralela no ensino de física para o ensino médio
(2018-07-16)Nesta dissertação, apresentamos uma proposta de trabalho – baseada nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) – para os estudos de recuperação paralela (RP) nos conteúdos de termodinâmica no Ensino Médio Integrado ... -
O uso do rio Uruguai como tema gerador para a educação ambiental no ensino fundamental
(2012-07-06)A presente dissertação foi desenvolvida em cinco escolas no município de Uruguaiana, fronteira oeste do RS, no ano de 2011 e focaliza-se nas relações entre os ambientes escolares e o rio Uruguai como tema gerador ... -
Uso dos espaços não-formais na educação básica: o Jardim Botânico da UFSM
(2018-02-27)A educação que se realiza nos espaços formais de ensino, as escolas, não se mostra suficiente para a formação completa de jovens cidadãos. É indubitável o quanto os Espaços Não-Formais (ENF) são importantes para o ... -
Utilização e gestão de laboratórios escolares
(2011-05-27)O cenário da educação brasileira vem melhorando ano a ano, conforme os índices oficiais. Entretanto, no que se refere ao ensino de ciências e aulas práticas, especialmente nas escolas públicas, ainda há um longo caminho a ... -
Utilizando a história e a natureza da ciência por meio de uma atividade colaborativa como mecanismo motivador de aprendizagem
(2017-03-03)O presente estudo busca mostrar que a Alfabetização Científica envolve mais do que o domínio das teorias científicas e conceitos, mostra que é preciso incorporar a compreensão sobre a Natureza da Ciência, assim promovendo ... -
Utilizando o cinema como ferramenta didática no ensino de ciências naturais
(2020-02-28)O ensino de Ciências Naturais (Biologia, Química e Física) é circundado por um universo de fórmulas, conceitos, estruturas, reações, elementos, equações que, ao adentrar o ambiente escolar, muitas vezes, geram dificuldades ... -
O Yoga como ferramenta de promoção da saúde na escola
(2024-03-15)Diversas funções hoje atribuídas ao professor têm impactado em sua saúde e bem-estar. Isso aponta para a necessidade de formações continuadas voltadas à prática pedagógica, mas também à saúde integral. Nesse sentido, esse ...