Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por departamento "Bioquímica"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 35
-
A ciência enquanto um tema sociocientífico na formação inicial de professores de Ciências: uma reflexão acerca das implicações e potencialidades
(2018-02-16)Em muitos momentos, o conhecimento científico é requerido em nosso cotidiano para que nos posicionemos frente a questões diversas. Os temas ou questões sociocientíficas abrangem aspectos sociais relacionadas à conhecimentos ... -
Relações entre a matemática e a física numa perspectiva interdisciplinar: um estudo exploratório com viés na aprendizagem significativa
(2018-02-26)A presente pesquisa descreve um estudo exploratório que buscou investigar possíveis relações conceituais entre a Matemática e a Física em diferentes contextos: em dissertações e teses, em trabalhos publicados em eventos ... -
Ensino e aprendizagem de química a partir da temática “tintas para tatuagem”
(2017-06-05)Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo geral favorecer o ensino e a aprendizagem de Química por meio da contextualização dos conteúdos científicos com a temática “tintas para tatuagem”, para estudantes de 3ª série do ... -
Alimentos funcionais e seu potencial antioxidante: contextualizando a química na escola
(2019-02-18)O presente trabalho utilizou a temática “Alimentos Funcionais e seu Potencial Antioxidante” como tema gerador de conhecimentos químicos e científicos para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Teve-se por ... -
O uso da temática macroinvertebrados aquáticos como estratégia contextualizadora para o ensino de ciências
(2019-02-25)A presente pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 8º ano em uma escola pública do ensino fundamental no município de Uruguaiana, RS, em 2018, e teve como objetivo, a avaliação uso da temática Macroinvertebrados ... -
O bioma Pampa como temática de investigação no ensino básico no município de Uruguaiana - RS
(2018-02-23)A presente pesquisa trata de uma investigação qualiquantitativa, desenvolvida em três escolas públicas de ensino básico completo, situadas no município de Uruguaiana-RS. O trabalho teve como base a investigação da percepção ... -
Investigação sobre o sistema circulatório no ensino fundamental: planejamentos e atividades
(2019-03-11)Esta dissertação tem como tema a investigação do ensino sobre o sistema circulatório no Ensino Fundamental, sendo esse um exemplo de complexidade e abstração típicas do ensino de ciências. A pesquisa foi desenvolvida ... -
Hábitos saudáveis: discutindo alimentação e atividades físicas no âmbito escolar
(2018-12-17)Estudos vêm apontando altos índices de sobrepeso e obesidade entre adolescentes, onde alimentação inadequada e sedentarismo encontram-se como uns dos principais fatores de risco, bem como para o desenvolvimento de DCNT, e ... -
Intervenções curriculares estruturadas a partir da abordagem temática: desafios e potencialidades
(2016-05-10)Com a presente investigação, buscou-se sinalizar encaminhamentos para a constituição de currículos estruturados mediante a abordagem temática, sendo o problema investigado: quais têm sido os encaminhamentos dados, os ... -
Atividades didáticas de física na formação inicial de professores de biologia
(2019-02-26)A presente pesquisa de mestrado apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), constitui-se em investigar a viabilidade de um ... -
A iniciação científica no ensino médio: contexto atual, desafios e perspectivas na área de ciências da natureza
(2018-08-03)Na atualidade, muitas indagações emergem na sociedade envolvendo a ciência, pois as problemáticas globais, cada vez mais complexas, acabam encontrando dificuldades de discussão e compreensão pela maioria dos indivíduos, visto ... -
O uso de fósseis como temática para a abordagem da paleontologia no ensino de ciências
(2018-12-17)A região central do estado do Rio Grande do Sul é composta por diversas cidades, de variada riqueza, tanto cultural, turística, como fossilífera. Nelas são constantemente encontrados muitos tipos de fósseis, sejam estes ... -
A estrutura das representações sociais de estudantes de um curso de ciências biológicas sobre biólogo e professor
(2019-02-25)Esta dissertação investigou as estruturas das Representações Sociais dos estudantes do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sobre as futuras profissões: professor e biólogo. Utilizando ... -
Abordagem temática na educação em ciências: um olhar à luz da epistemologia fleckiana
(2017-02-21)A presente pesquisa de mestrado teve como base a discussão das ações balizadas pela perspectiva curricular da Abordagem Temática (AT), a partir elementos da epistemologia de Ludwik Fleck. Fundamentada em ideais freireanos, ... -
Investigação do processo de aprendizagem de cálculo num curso de engenharia florestal: o uso do software Winplot na aplicação de unidades de ensino potencialmente significativas
(2019-02-26)Devido as dificuldades apresentadas por estudantes de cursos de graduação em Engenharias nas disciplinas das áreas exatas, tem-se procurado muitas teorias e metodologias para facilitar e aprimorar o processo de ensino e ... -
A deficiência visual e o mundo microscópico: modelos didáticos - uma metodologia alternativa
(2018-02-23)A utilização de modelos didáticos no ensino de Ciências torna-se uma alternativa didática para integrar alunos com Deficiência Visual em classes regulares. Com a utilização de modelos didáticos celulares, conseguimos abordar ... -
Avaliação da produção acadêmica na graduação e pós-graduação na área de ciências da natureza, da Universidade Federal do Pampa
(2018-06-22)A presente Dissertação realiza uma análise quanti-qualitativa da produção científica da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, relacionada aos cursos da área de Ensino e Educação em Ciências da Natureza, sendo duas ... -
Projeto investigativo interdisciplinar conexão delta e as potencialidades do ensino por investigação no ensino médio
(2017-04-26)O ensino por investigação (EI) é uma estratégia que busca favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas no ensino-aprendizagem de conceitos científicos, promovendo a construção de conhecimentos conceituais, atitudinais ... -
Análise das vivências de protagonismo, cooperação e interação com a comunidade através da organização de evento por alunos de ensino médio de uma escola pública de São Gabriel, Rio Grande do Sul.
(2018-01-12)O presente trabalho tem como objeto a análise de uma atividade curricular diferenciada, em que os alunos concluintes do ensino médio de uma escola pública estadual de São Gabriel/RS, orientados pela professora de Biologia, ... -
O bioma Pampa nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagens e percepções
(2019-02-25)O ensino de Ciências nos anos iniciais contribui na compreensão dos conteúdos científicos, entre estes podemos destacar as temáticas relacionadas ao meio ambiente, onde através da discussão e construção de novos conhecimentos, ...