Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por departamento "Bioquímica"
Itens para a visualização no momento 21-35 of 35
-
O uso do Graxaim/LVT nos estudos de recuperação paralela no ensino de física para o ensino médio
(2018-07-16)Nesta dissertação, apresentamos uma proposta de trabalho – baseada nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) – para os estudos de recuperação paralela (RP) nos conteúdos de termodinâmica no Ensino Médio Integrado ... -
O ensino de química e arte por meio de uma abordagem interdisciplinar com a temática tintas
(2018-03-27)Em busca da integração, articulação e produção de novos conhecimentos, nesta dissertação procuramos investigar como uma abordagem interdisciplinar entre a Química e a Arte, por meio da temática “Tintas”, pode favorecer o ... -
A dinâmica do processo de ensino e aprendizagem de cálculo I: uma investigação no curso de licenciatura em física da UFSM
(2019-02-25)No ensino superior, assim como no ensino básico, a Matemática é separada da Física em disciplinas, pois não se costuma pensar em uma abordagem integradora ao se estruturar um currículo. Esta fragmentação na formação inicial ... -
Evolução biológica na perspectiva de estudantes do ensino médio: das concepções espontâneas aos saberes escolares
(2017-06-27)A relevância do ensino de Evolução Biológica no Ensino Médio tem sido justificada pelos inúmeros estudos que dão a esse tema o papel unificador e integrador dos demais assuntos biológicos. Neste estudo, nos preocupamos em ... -
Uso dos espaços não-formais na educação básica: o Jardim Botânico da UFSM
(2018-02-27)A educação que se realiza nos espaços formais de ensino, as escolas, não se mostra suficiente para a formação completa de jovens cidadãos. É indubitável o quanto os Espaços Não-Formais (ENF) são importantes para o ... -
Um olhar sobre a interdisciplinaridade nas licenciaturas em educação do campo, nas ciências da natureza, no Rio Grande do Sul
(2018-11-30)A presente pesquisa tem como foco um olhar sobre uma das especificidades da Educação do Campo, que é a interdisciplinaridade, nas Licenciaturas em Educação do Campo, nas Ciências da Natureza, no estado do Rio Grande do ... -
Desenvolvimento de atitudes pró-ambientais em atividades do projeto de educação ambiental em escola da cidade de Santa Maria
(2018-02-28)Devido as inúmeras ações exploratórias e depredatórias do homem sobre os recursos naturais visando os ganhos econômicos da sociedade e do desenvolvimento de tecnologias, acabou por se desenvolver também uma situação de ... -
Intervenções teórico-práticas com licenciandos em química por meio de problemas temáticos.
(2020-01-17)Este trabalho apresenta uma estratégia didática desenvolvida na formação inicial docente em Química, por meio da articulação entre a Metodologia de Resolução de Problemas e Temáticas, a qual denominou-se de Problemas ... -
As representações do corpo humano nas práticas de professoras de ciências do ensino fundamental
(2017-11-28)O corpo humano tem sido objeto de estudos de várias áreas do conhecimento, e especificamente no Ensino de Ciências esse fato se deve às críticas existentes relacionadas a abordagem dos (as) professores (as). O objetivo dessa ... -
O ensino de isomeria óptica por meio de atividades experimentais
(2017-02-22)A fim de contribuir para o ensino e aprendizagem de química, desenvolveu-se esta pesquisa que propõe uma metodologia diferenciada para o estudo dos conceitos de isomeria óptica. A escolha por este assunto deve-se a sua ... -
Corantes naturais da cultura indígena no ensino de química
(2019-01-30)Recentemente, por meio da legislação 11.645 de 2008, a temática “indígena” começou a ser considerada objeto de estudo na educação básica. Desde então, tem se discutido a possibilidade de incluir a temática em sala de aula ... -
Investigações acerca da abordagem do tema meio ambiente e do desenvolvimento de ações interdisciplinares no ensino fundamental
(2017-11-28)Estudos científicos indicam que discussões e propostas referentes ao tema Meio Ambiente, interdisciplinaridade e formação continuada de professores advêm de longa data em publicações brasileiras. Essas propostas possuem ... -
O uso do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo integrado a Taxonomia Digital de Bloom para o ensino de química
(2018-02-01)Esta pesquisa intitulada “O uso do Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo integrado a Taxonomia Digital de Bloom para o ensino de Química” foi desenvolvida no grupo de pesquisa LAEQUI do Programa de Pós Graduação ... -
Sustentabilidade dos solos: análise das contribuições de uma sequência didática contextualizada em uma escola do campo no município de Tuparendi, RS
(2018-02-27)O presente estudo trata de pesquisa qualitativa, com caráter descritivo e exploratório, a respeito das percepções que alunos das séries finais do ensino fundamental de uma escola do campo têm sobre sustentabilidade dos ... -
Utilizando a história e a natureza da ciência por meio de uma atividade colaborativa como mecanismo motivador de aprendizagem
(2017-03-03)O presente estudo busca mostrar que a Alfabetização Científica envolve mais do que o domínio das teorias científicas e conceitos, mostra que é preciso incorporar a compreensão sobre a Natureza da Ciência, assim promovendo ...