Navegação Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede por título
Itens para a visualização no momento 96-115 of 177
-
Meu game de educação financeira
(2023-04-03)A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria – PPGTER/UFSM e busca propor um game destinado a alunos do Ensino Fundamental, ... -
Mineração de dados para análise de desempenho de alunos do Ensino Fundamental
(2022-11-30)Nos dias atuais, o desafio para o campo das políticas sociais é melhorar a qualidade da Educação Básica, e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é a medida utilizada para mensurar o desempenho do Sistema ... -
MMAR: sistema web para modelagem molecular tridimensional utilizando realidade aumentada
(2017-09-05)Esta dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias Educacionais em Rede, da linha de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede e disponibiliza como produto final um sistema Web ... -
Monitoramento da interação e colaboração no ambiente Moodle: um estudo de caso
(2019-12-19)O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na área educacional aponta novas alternativas metodológicas, ampliando o ensino para além do ambiente presencial. O presente estudo assenta-se em um cenário ... -
MOOC de redação oficial em LibreOffice Writer
(2016-07-08)Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Mestrado Profissional na Linha de Pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede. Objetiva-se inovar ... -
Moodle como ferramenta de gestão educacional aplicada aos professores de educação física
(2015-11-18)O presente trabalho aborda a pesquisa sobre Inserção e aplicabilidade do Moodle como ferramenta de Gestão Educacional, em que se buscou construir uma forma de comunicação com interação e interatividade, com os professores ... -
Narrativas digitais audiovisuais: espaços e (co)relações de conhecimento em escolas do campo
(2017-08-15)Esta dissertação decorre dos estudos desenvolvidos no Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, e tem como objetivo discutir ... -
Narrativas visuais e sonoras na ressignificação de saberes
(2016-01-18)O foco investigativo deste trabalho consiste na valorização da autoexpressão dos estudantes mediante narrativas visuais e sonoras, possibilitando, por meio da oralidade, explorar os sentidos e a razão. Trabalhou-se numa ... -
“Não tem jeito melhor de realizar as atividades de espanhol”: a criação, implementação e análise de uma WebQuest(WQ) para o ensino e a aprendizagem de língua espanhola no ensino médio.
(2022-03-15)A WebQuest (WQ) consiste em uma metodologia de cunho investigativo, em que o objetivo é transformar informações reunidas na internet em conhecimento, por meio de tarefas a serem realizadas. A metodologia surgiu em 1995, ... -
Nossa Santa Maria: um programa de educação para a participação (WEB)cidadã impulsionado pelas tecnologias educacionais em rede
(2016-10-21)O presente estudo, desenvolvido no curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM, é abalizado no Programa Nossa Santa Maria, focado na educação para a participação cidadã em uma faculdade ... -
Novas perspectivas acerca da utilização de tecnologias educacionais em rede no Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul
(2016-07-05)As inovações tecnológicas vêm, gradativamente, transformando a educação, renovando conceitos, paradigmas, mudanças de ações que estão refletidas no perfil da sociedade contemporânea. A qualificação da educação profissional ... -
O novo normal na pandemia de Covid-19: reflexos no ensino de linguagens em escolas do município de Jari e a produção de uma cartilha de ensino
(2023-03-07)Este trabalho tem como principal objetivo o de cartografar a prática dos professores de linguagens na pandemia do COVID-19 em escolas do município de Jari/RS no que se refere ao uso de ferramentas digitais. A escolha da ... -
Otimização de atividades com uso de tecnologias educacionais em rede, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Polo IFFAR
(2023-10-04)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, da Universidade Federal de Santa Maria, parte da motivação de ... -
Outras formas de olhar: construção de imagens a partir da apreciação de filmes com audiodescrição
(2016-09-22)A presente dissertação intitulada “Outras Formas de Olhar: construção de imagens a partir da apreciação de filmes com audiodescrição”, desenvolvida na área de concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação ... -
Pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio e a integração das tecnologias de informação e comunicação
(2015-07-14)Este estudo investigou a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC no currículo do Ensino Médio, tendo como contexto o processo de formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio PNFEM. ... -
Padrões de competência em TIC para professores
(2021)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, da Universidade ... -
Pensamento computacional integrado à matemática: uma proposta de atividades de estudo para o 6º ano do ensino fundamental II
(2021-05-11)A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na área de concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para ... -
Pensamento computacional na educação básica: uma proposta metodológica com jogos e atividades lúdicas
(2017-10-20)A presente dissertação intitulada “PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA COM JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS” foi realizada na linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais ... -
Plataforma Arduino: uma alternativa para potencializar a aprendizagem de programação de computadores
(2020-03-06)O crescente avanço das tecnologias tem contemplado diversos públicos no dia a dia, proporcionando maior eficiência na realização de atividades profissionais, de entretenimento e educação. Em um contexto educacional mais ... -
Um portfólio de ferramentas digitais para o ensino de língua estrangeira baseado nas experiências do ensino remoto durante a pandemia/ Covid-19
(2022-10-27)O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (MPTER), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) visou ...