Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1-20 of 187
-
Podcast como caminho de acesso: ferramenta tecnológica dando suporte à formação de uma comunidade educativamente mais crítica
(2024-04-30)A crescente adesão e popularização de Podcasts no Brasil incita o seu uso, ainda pouco explorado cientificamente, como uma tecnologia aplicada à educação. Além de entender o Podcast como uma ferramenta que pode ser ... -
Audiogames: (re)pensando jogos digitais acessíveis para crianças com deficiência visual
(2024-08-08)A sociedade contemporânea tem passado por mudanças significativas nos últimos tempos. Entre elas, destacam-se os avanços nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). O mundo tecnológico oferece inúmeras ... -
Trilhas de formação continuada na modalidade a distância: pesquisas e diretrizes para orientar docentes da rede básica de ensino
(2024-07-12)A sociedade tem evoluído significativamente nas diversas áreas do conhecimento, juntamente com as tecnologias disponíveis para uso em nossas atividades diárias. Na área da educação, essa evolução não deveria ser diferente. ... -
Sequências didáticas para a formação docente: recursos digitais para professores dos anos iniciais de São Vicente do Sul
(2024-04-25)O seguinte estudo foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria (PPGTER/UFSM), na linha de pesquisa Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede. ... -
Ferramentas online de autoria e a prática educomunicativa de editoração no ensino de língua portuguesa
(2024-04-30)Esta pesquisa, vinculada ao Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, na Linha de Pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM – RS, tem como objetivo analisar as diferentes práticas ... -
TEAjudo - plataforma online de apoio para professores com alunos autistas em sala de aula
(2024-06-06)A produção de conhecimento fomentada dentro de um grupo de pesquisa em escolas, pode ajudar a mudar práticas pedagógicas, servindo de indicativo para o desenho de novos modelos de formação que possam ser utilizados futuramente ... -
EJA: desafios e contratempos no período pandêmico
(2023-12-19)Basicamente as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são compreendidas como um conjunto de equipamentos e aplicações tecnológicas que geralmente utilizam a internet e diferenciam-se das Tecnologias de ... -
Educamídia: formação de professores da rede básica do município de Quevedos - RS
(2024-01-24)Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, na Linha de Pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM – RS. Pesquisando sobre a ... -
Tecnologias digitais na educação: formação e prática docente
(2024-03-21)O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM – RS, aborda as contribuições das capacitações em ... -
Um jogo híbrido como estratégia de leitura para a obra clássica Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
(2023-12-20)Este estudo integra a linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, da Universidade Federal de Santa Maria, do Mestrado Profissional. O ... -
Otimização de atividades com uso de tecnologias educacionais em rede, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Polo IFFAR
(2023-10-04)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, da Universidade Federal de Santa Maria, parte da motivação de ... -
As práticas pedagógicas de ensino e a formação dos professores em tecnologias digitais de informação e comunicação em escolas do campo: um estudo de caso em uma escola pública estadual de Jóia/RS
(2023-12-18)Este trabalho apresenta um estudo de caso envolvendo as práticas pedagógicas e a metodologiade ensino, além do processo formativo em Tecnologias Digitais de Comunicação e Informaçãodos professores de uma escola pública ... -
Uma unidade instrucional baseada em jogos para o ensino de língua inglesa nos anos finais do ensino fundamental
(2023-12-11)Nos últimos anos, a educação passou por grandes mudanças devido à crise pandêmica causada pelo vírus da Covid-19, no qual, fez com que todas as atividades que aconteciam de forma presencial passassem a funcionar remotamente. ... -
Avaliação escolar e gamificação: estratégia para diminuir a ansiedade de teste
(2023-11-27)A ansiedade de teste é um tipo de ansiedade multifocal de desempenho individual caracterizada por reações psicológicas, fisiológicas e comportamentais diante das avaliações escolares. Estudos deste constructo buscam ... -
Realidade aumentada para o ensino de botânica: um enfoque em famílias características do bioma Pampa
(2023-11-29)O presente estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM, na Linha de Pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, elaborou e avaliou um material didático que ... -
Conselho Tutelar Digital
(2023-05-31)A dissertação evidenciou a relevância das TICs nos conselhos tutelares, especialmente considerando a subutilização dessas ferramentas em locais como Marabá, Pará. O foco central foi a proposição e desenvolvimento de um ... -
Unidade de estudo para apoiar o ensino e aprendizagem de algoritmos e lógica de programação no ensino médio por meio do App Inventor
(2023-08-18)A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio de um documento norteador, determina diretrizes que prevêem a inserção de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. As competências relacionadas ... -
Utilização dos cadernos digitais para o ensino de lógica de programação
(2023-09-18)As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) são investigadas como formas inovadoras de apoiar o processo de ensino e aprendizagem em escolas, universidades e empresas de programas de formação. Nos cursos de computação ... -
English for teens: o redesign dos recursos semióticos na adaptação de um curso de inglês on-line para adolescentes
(2023-08-10)Com o início da pandemia do coronavírus, diversas instituições de ensino foram obrigadas a adotar o regime de ensino remoto emergencial, tornando necessário propor materiais didáticos para essa nova realidade. A presente ... -
Investigação de diretrizes pedagógicas-tecnológicas para orientar o redesign de cursos de línguas a distância: o caso English online 3D
(2023-08-08)As alterações no sistema educativo, provocadas pela pandemia da COVID-19, sublinham a necessidade de expandir investigações e procurar soluções para o ensino on-line, com especial enfoque no design de materiais digitais ...