Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física por título
Itens para a visualização no momento 31-50 of 120
-
O ciclo investigativo na promoção do letramento estatístico: um estudo com estudantes do 9º ano do ensino fundamental
(2024-06-18)O presente trabalho tem como objetivo investigar e analisar indícios de Letramento Estatístico em estudantes a partir de propostas didáticas fundamentadas no Ciclo Investigativo. Visando alcançar o objetivo proposto, foi ... -
As concepções de professores ao ensinar quadriláteros nos anos iniciais do ensino fundamental e as possibilidades de contribuições das TIC
(2015-12-21)Com o estudo proposto objetivamos analisar e compreender as concepções matemáticas dos professores, buscando proporcionar oportunidades de introduzir a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ... -
Conhecimentos sobre ensino de geometria em práticas componente curricular em um curso de licenciatura matemática
(2018-08-31)Este estudo objetiva identificar limites e possibilidades de componentes curriculares Prática de Ensino, evidenciados no desenvolvimento de conhecimentos necessários ao professor que ensina Matemática, em ... -
Constituição de zona de desenvolvimento proximal na aprendizagem de conceitos geométricos em alunos de anos iniciais tendo o GeoGebra como instrumento mediador
(2015-11-25)Este trabalho compreende as tecnologias como construtos humanos, constituindo-se como tal no processo de objetivação, que quando compartilhados, passam a ter uma função específica no interior da prática social. Dentre as ... -
A construção de mosaicos no plano por um aluno com transtorno do espectro autista
(2018-08-23)A presente pesquisa teve como objetivo verificar indícios de aprendizagem significativa em mosaicos construídos no plano, como produto de transformações geométricas com polígonos regulares, por um aluno com o Transtorno ... -
Construção de relações funcionais através do software Scratch
(2015-10-14)Esta dissertação apresenta o delineamento de uma pesquisa de mestrado envolvendo alunos do primeiro ano do Ensino Médio, a qual tem por objetivo analisar as potencialidades do software de programação Scratch na elaboração ... -
Construção e implementação de UEPS: contribuições para aprendizagem significativa de conceitos de eletrodinâmica
(2019-07-09)Este trabalho apresenta uma pesquisa a respeito da construção e implementação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) e suas contribuições para aprendizagem significativa de conceitos de Eletrodinâmica. ... -
Construções com régua e compasso envolvendo lugares geométricos: uma proposta dinâmica aliada a teoria de registros de representação semiótica
(2016-08-24)O foco desta dissertação está no estudo de lugares geométricos, e possui como objetivo de pesquisa: Investigar a mobilização de registros de representação semiótica por meio de atividades didáticas, envolvendo lugares ... -
Contribuição da visualização na análise de invariantes geométricos no desenvolvimento profissional do professor de matemática
(2022-08-08)Este trabalho passa a existir da seguinte inquietação: Como a visualização contribui para o discernimento dos invariantes geométricos por professores de matemática em uma oficina de desenvolvimento profissional? A partir ... -
As contribuições do PNAIC-matemática na formação de professores alfabetizadores do município de São Borja
(2018-08-10)Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar as contribuições do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a formação continuada ... -
Curso de Matemática Licenciatura/UFSM no período 2014 – 2019: uma análise a partir da perspectiva do desenvolvimento profissional no âmbito do PIBID
(2021-01-27)O objetivo desta dissertação é identificar aspectos do desenvolvimento profissional favorecidos na trajetória acadêmica de licenciados em Matemática (2014-2019), participantes do Pibid Matemática/UFSM, considerando ... -
Curso de Matemática licenciatura/UFSM: uma análise de projetos pedagógicos (2013-2019)
(2022-09-13)O objetivo desta dissertação é compreender a estrutura curricular do Curso de Matemática/UFSM a partir de inter-relações entre conhecimentos pedagógicos e disciplinares no PPC 2013 e no PPC 2019. Por meio de uma abordagem ... -
De estudante a professor: a formação do futuro professor de matemática no contexto do estágio supervisionado
(2018-07-31)A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, nível de mestrado, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e insere-se no contexto do Estágio Curricular ... -
Dinamismo e estaticidade: uma análise das tecnologias presentes em livros didáticos
(2019-01-10)Esta dissertação tem por objetivo analisar como os livros didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático às escolas municipais urbanas do município de São Borja/RS incluem as tecnologias ... -
Do aprender ao ensinar álgebra: formação de futuros professores que ensinam matemática
(2020-12-02)A presente dissertação de Mestrado em Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, tem como tema o ensino e aprendizagem da ... -
Educação escolar quilombola: a matemática presente em materiais publicados no site do Ministério da Educação
(2020-12-11)Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar se e como o conteúdo matemático é abordado nos materiais publicados no site do Ministério da Educação, disponíveis na plataforma da modalidade educativa Educação Escolar ... -
Educação matemática nos cursos de licenciatura em educação do campo no Rio Grande do Sul: diálogos com professores formadores
(2017-10-03)A presente pesquisa investiga a estrutura dos cursos presenciais de Licenciatura em Educação do Campo no Rio Grande do Sul e o envolvimento de professores das mais variadas áreas do conhecimento, entre eles, os professores ... -
Enfoque ciência-tecnologia-sociedade nos seminários integrados: potencialidades e desafios identificados para o ensino de física
(2016-07-12)No ano de 2012 o Ensino Médio no Estado do Rio Grande do Sul passou por uma reforma curricular denominada de Ensino Médio Politécnico. Esta nova proposta para o Ensino Médio orienta que o currículo escolar seja organizado ... -
Ensino da matemática na modalidade remota: quais os desafios docentes com o uso das tecnologias digitais?
(2023-05-19)Em meio ao caos da pandemia ocasionado pela Covid-19, onde toda a sociedade foi afetada diretamente pela distância física, as escolas e os profissionais da educação também tiveram que criar meios para dar continuidade ... -
Ensino de astronomia em aulas de física do ensino médio: desafios e possibilidades
(2021-12-09)A Astronomia teve sua origem a partir da curiosidade e da necessidade humana em desvendar os grandes mistérios cósmicos. Assim, observações celestes desencadearam, de forma conjunta ao desenvolvimento humano, a aquisição ...