Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 120
-
Uma análise dos processos visuais na apreensão de conceitos da geometria fractal
(2022-10-04)Alguns princípios da Geometria Euclidiana são desenvolvidos na escola básica, como por exemplo, conceitos de figuras planas, áreas e volumes. Considerando algumas estruturas que estão presentes na natureza, como por ... -
Perspectivas sobre o ensino de geometria plana com livros geogebra em uma formação de professores
(2022-10-06)Esta pesquisa investiga quais contribuições a ferramenta livro do GeoGebra pode trazer ao ensino de conceitos de Geometria Plana na formação continuada de professores de matemática. Para isto, foi realizada uma oficina ... -
Curso de Matemática licenciatura/UFSM: uma análise de projetos pedagógicos (2013-2019)
(2022-09-13)O objetivo desta dissertação é compreender a estrutura curricular do Curso de Matemática/UFSM a partir de inter-relações entre conhecimentos pedagógicos e disciplinares no PPC 2013 e no PPC 2019. Por meio de uma abordagem ... -
Mapeamento de pesquisas com foco na geometria analítica: um estudo da produção acadêmica no período 2015 – 2022
(2022-09-22)O presente estudo tem como tema a produção acadêmica brasileira, na área de Ensino Matemática, sobre Geometria Analítica. Originou-se das seguintes questões de pesquisa: Quais são os principais aspectos teóricos e ... -
Contribuição da visualização na análise de invariantes geométricos no desenvolvimento profissional do professor de matemática
(2022-08-08)Este trabalho passa a existir da seguinte inquietação: Como a visualização contribui para o discernimento dos invariantes geométricos por professores de matemática em uma oficina de desenvolvimento profissional? A partir ... -
O role-playing game no ensino de ciências/física: potencialidades para a educação CTS
(2022-08-16)O Ensino de Ciências/Física tem passado por algumas dificuldades. Autores apontam que tais dificuldades estão relacionadas, entre outros motivos, à fragmentação do conhecimento, à desmotivação dos estudantes no que diz ... -
Teoria das situações didáticas: uma proposta para o ensino da função quadrática em suas formas canônica e fatorada
(2022-02-24)Considerando os estudos analisados ao longo do desenvolvimento da revisão bibliográfica deste trabalho, envolvendo a solução de equações do segundo grau, sendo estas associadas à busca das raízes de funções quadráticas ... -
Uma análise do conteúdo de razão e proporção em livros didáticos do ensino fundamental
(2022-03-17)O conteúdo de razão e proporção que é ensinado ainda no Ensino Fundamental representa um dos tópicos com maior aplicação prática no cotidiano dos alunos, independentemente de sua profissão ou nível social. Nesse contexto, ... -
Vestígios da matemática no curso normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac em Santa Maria/RS: trajetórias, acervos e memórias
(2022-06-13)O objetivo desta pesquisa é apresentar reflexões sobre o ensino de matemática na trajetória do curso de formação de professores do IEEOB. Por meio de abordagem qualitativa que segue uma perspectiva histórica, a dissertação ... -
Formação inicial do professor que ensina matemática nos anos iniciais no curso de pedagogia EAD
(2022-03-25)A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e tem como tema a formação do professor que ensina Matemática. Nesse ... -
Álgebra do ensino superior versus da escola básica: uma visão dos acadêmicos da Licenciatura em Matemática
(2022-01-31)O presente trabalho é um estudo de caso, qualitativo, que tem como objetivo pesquisar a respeito da relevância dos conteúdos das disciplinas que abordam anéis e grupos no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade ... -
Proposição de uma UEPS: contribuições para aprendizagem significativa de conceitos de mecânica
(2022-03-31)No presente trabalho uma proposta pedagógica de ensino da Mecânica é apresentada, a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) desenvolvida com o objetivo de investigar quais características deve ... -
Unidades de ensino potencialmente significativas para a aprendizagem na matemática: um olhar de professores do Rio Grande do Sul a partir de uma oficina pedagógica
(2022-02-18)A presente pesquisa tem por objetivo principal investigar como se desenvolve a construção de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) para o ensino de conteúdos de Matemática com professores de diferentes ... -
A interdisciplinaridade na formação continuada de professores do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
(2018)Não foi possível copiar o resumo. -
Indícios de relações com a matemática de pesquisadores em educação matemática
(2021-12-17)Esta pesquisa objetiva analisar relações com a matemática explicitadas por alguns pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação que desenvolveram estudos sobre conceitos/conteúdos de matemática fundamentados na ... -
Ensino de astronomia em aulas de física do ensino médio: desafios e possibilidades
(2021-12-09)A Astronomia teve sua origem a partir da curiosidade e da necessidade humana em desvendar os grandes mistérios cósmicos. Assim, observações celestes desencadearam, de forma conjunta ao desenvolvimento humano, a aquisição ... -
UEPS para a investigação da educação financeira na educação de jovens e adultos (EJA)
(2021-12-06)A Educação Financeira é um processo de ensino no qual sujeitos inseridos e atuantes em sociedade melhoram sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, ... -
Resolução de problemas na licenciatura em matemática: o que apontam os projetos pedagógicos de curso
(2021-09-24)Este estudo tem por objetivo analisar a organização dos Projetos Pedagógicos de Curso das Licenciaturas em Matemática das Universidades e Institutos Federais do RS, no que tange à abordagem de resolução de problemas na ... -
As matrizes curriculares do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria: discussões sobre a formação inicial do professor
(2021-09-09)Esta dissertação de mestrado refere-se a uma investigação desenvolvida no âmbito da área de concentração Educação Matemática e da linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, ... -
Aprendizagem baseada em problemas na formação inicial do professor de matemática: um experimento
(2019-12-17)A presente pesquisa tem por problemática investigar quais são as potencialidades de aprendizados de um grupo, composto por quatro estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria ...