Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 41-60 of 115
-
Significados externalizados por alunos da EJA frente à resolução de questões sobre o tema educação financeira
(2020-12-08)A presente Dissertação tem por objetivo investigar evidências de aprendizagem significativa crítica no processo de resolução de atividades propostas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), envolvendo o tema ... -
Atividades educacionais empregando realidade aumentada mobile para o ensino de força e movimento
(2020-12-17)Esta pesquisa foi desenvolvida através de um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria, que é integrado pelo Prof. Dr. Cesar de Oliveira Lobo. Para a realização do trabalho, houve uma intervenção na Escola ... -
O estudo da acústica a partir de unidades de ensino potencialmente significativas: contribuições para uma aprendizagem significativa
(2020-12-04)Esta investigação apresenta os resultados obtidos a partir da elaboração e implementação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre os conceitos de Acústica. A presente pesquisa está fundamentada ... -
Uma investigação sobre a formação docente e a integração das tecnologias da informação e comunicação nos cursos de licenciatura em física dos Institutos Federais do estado do Rio Grande do Sul
(2020-12-18)Nos dias atuais, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão presentes no cotidiano das pessoas em diversos setores, inclusive nas indústrias de equipamentos e de entretenimento. Pensando na formação docente, a ... -
Proposição de uma UEPS para o ensino de FMC: uma forma alternativa a desafios enfrentados por professores de física ao trabalhar com o tema em escolas estaduais de Uruguaiana-RS
(2020-12-18)No presente trabalho propomos e discutimos a possibilidade de ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC), a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) desenvolvida com o objetivo de auxiliar ... -
Progressões geométricas através da resolução de problemas: contribuições ao licenciando em matemática
(2020-08-14)Esta dissertação apresenta uma investigação, na forma de um estudo de caso, realizado no segundo semestre de 2019, sobre o ensino da Progressão Geométrica (PG) utilizando a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de ... -
Do aprender ao ensinar álgebra: formação de futuros professores que ensinam matemática
(2020-12-02)A presente dissertação de Mestrado em Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, tem como tema o ensino e aprendizagem da ... -
Uma análise do tratamento dado à trigonometria em livros didáticos do ensino médio publicados no Brasil em diferentes décadas do século XX
(2015-11-30)O objetivo deste trabalho é descrever e analisar a abordagem da trigonometria em alguns livros didáticos utilizados em nível de Ensino Médio no Brasil, publicados em diferentes momentos históricos desde o início do século ... -
Uma análise de tarefas que envolvem interpretações de números racionais em uma escola pública de educação bilíngue para surdxs em Santa Maria/RS
(2019-08-28)Hoje em dia a educação de surdxs desenvolve-se a partir da perspectiva visual/espacial, com objetivo de possibilitar o acesso aos conceitos/conteúdos na Língua Brasileira de Sinais, tendo como preocupação respeitar a ... -
A matemática em livros didáticos estadunidenses e brasileiros: uma análise sobre o ensino de logaritmos
(2015-08-28)O objetivo desse trabalho é investigar as semelhanças e as diferenças em relação à abordagem metodológica encontrada em livros didáticos escritos em língua inglesa e língua portuguesa versando sobre Logaritmos. Para tal ... -
Surdez no contexto da educação matemática: um estudo sobre o conjunto dos números reais a partir de registros de representação semiótica e o tangram
(2019-08-27)A presente pesquisa objetiva investigar a mobilização de registros de representação semiótica relacionados ao conjunto dos números reais, a partir de tarefas realizadas por estudantes surdxs do 1º ano do Ensino Médio de ... -
O pensamento algébrico sob a ótica da teoria da objetivação: uma análise a partir de episódios de trabalho conjunto no 5º ano do ensino fundamental
(2019-12-09)Esta pesquisa tem por temática o pensamento algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cuja problemática é a seguinte: Se e como indícios de aprendizagem algébrica são evidenciados por estudantes ... -
Geometria espacial de posição sob a ótica dos registros de representação semiótica: um estudo com licenciandos em matemática
(2019-08-27)Esta pesquisa tem por objetivo analisar tratamentos figurais mobilizados por licenciandos em Matemática ao estudar conceitos/conteúdos de Geometria Espacial de Posição. Para tal, adotou-se os pressupostos teóricos dos ... -
Conhecimentos sobre ensino de geometria em práticas componente curricular em um curso de licenciatura matemática
(2018-08-31)Este estudo objetiva identificar limites e possibilidades de componentes curriculares Prática de Ensino, evidenciados no desenvolvimento de conhecimentos necessários ao professor que ensina Matemática, em ... -
Avaliação da aprendizagem: análise de concepções de futuros professores de Matemática na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa
(2019-12-17)Considerando que o tema Avaliação da Aprendizagem Significativa é pouco explorado no processo de formação docente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) propôs-se a investigar ... -
Aprendizagem significativa de monômios: um olhar no contexto da educação bilingue de surdos
(2019-12-12)Nesta pesquisa desenvolvi uma análise relacionando a Teoria da Aprendizagem Sig-nificativa (TAS), com o objeto de investigação das práticas pedagógicas aplicadas nas aulas de matemática, ministradas em Libras (Língua ... -
Reflexões sobre uma formação inicial de professores que ensinam matemática discutindo o conceito de ângulo
(2019-01-10)Este trabalho apresenta os movimentos de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no âmbito da Linha de Pesquisa 1: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos do Programa ... -
Construção e implementação de UEPS: contribuições para aprendizagem significativa de conceitos de eletrodinâmica
(2019-07-09)Este trabalho apresenta uma pesquisa a respeito da construção e implementação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) e suas contribuições para aprendizagem significativa de conceitos de Eletrodinâmica. ... -
Análise de erros na resolução de questões da OBMEP: uma proposta de utilização do GeoGebra como recurso didático
(2019-08-29)Esta dissertação tem a seguinte questão norteadora: Quais as contribuições da análise de erros e do GeoGebra para a apropriação/diferenciação das grandezas perímetro e área? Para responder o questionamento, inicialmente ... -
Articulação Freire-CTS na formação de educadores dos anos iniciais
(2019-08-21)Diferentes pesquisas sinalizam problemas presentes no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental e apontam para a necessidade de ações na formação dos educadores. Dessa forma, a presente pesquisa objetivou ...