Navegação Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional por título
Itens para a visualização no momento 28-42 of 42
-
Metodologias ativas no ensino de história: aprendendo e ensinando a partir da pesquisa
(2021-11-05)O presente material tem por finalidade compartilhar proposta metodológica, voltada ao ensino de História, fruto de experiência realizada previamente junto a uma escola da rede municipal de ensino de Cachoeira do Sul, região ... -
Metodologias ativas no ensino de história: sala de aula invertida aplicada no ensino médio na Escola Marista de Santa Maria - RS
(2019-01-15)Este trabalho tem como objetivo ampliar a discussão a respeito da utilização de metodologias ativas no Ensino médio pela Rede Marista de Educação Básica. A sala de aula invertida é uma das possibilidades nesse sentido, ... -
As mulheres maravilha brasileiras vão à sala de aula: história, lutas e conquistas dos direitos das mulheres no Brasil
(2018-12-12)Esta dissertação de mestrado é o resultado de leituras e pesquisas, realizadas a partir da experiência da pesquisadora como mulher e educadora da educação básica na rede pública de ensino em cidades na periferia do estado ... -
Novos horizontes no ensino de História: desafios, tecnologias e a criação de um MOOC
(2024-03-27)A presente dissertação explora a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de História, alinhando-se com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tendo como objetivo ... -
Oficina de cerâmica: um caminho para potencializar o ensino da história e a cultura indígena
(2021-10-01)Esta dissertação tem como tema História e a temática indígena e apresenta o objetivo de potencializar o Ensino de História e Cultura Indígena através de uma Oficina de Cerâmica. A investigação parte da análise do papel do ... -
Oficinas pedagógicas para formação continuada de professores em Triunfo - RS
(2018-07-27)Este trabalho visa apresentar os resultados das pesquisas bibliográficas e de campo e as intervenções propriamente ditas feitas com um grupo de professores da rede municipal de ensino de Triunfo/RS, através de oficinas ... -
Pedagogia histórico crítica e educação histórica: contribuições para o ensino de história nas etapas 7,8 e 9 do EJA
(2016-09-16)O presente trabalho consiste em uma proposta de oficina construída a partir de uma pesquisa entre estudantes das etapas 7,8 e 9 do Ensino de Jovens e Adultos em uma escola pública da rede estadual do Rio Grande do Sul. ... -
Podcast: uma proposta de utilização para o ensino de história
(2022-09-14)Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido ao longo do mestrado profissional em Ensino de História e buscou aplicar o podcast como uma possibilidade ao ensino de história, criando na escola o clube de história. O objetivo ... -
Por um ensino de várias cores: formação de professores à luz da história cultura afro-brasileira e africana
(2016-08-30)A lei federal nº 10.639, promulgada em 2003, que prevê a inserção nos currículos escolares do estudo da Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana, surge como instrumento e oportunidade para promoção de ações afirmativas ... -
Produção de material didático para o ensino da história do município de Nova Candelária - RS
(2021-09-27)Dentro do atual contexto histórico, vemos dentro da educação grandes desafios sendo propostos nas práticas pedagógicas, inovações que vem a alavancar novas formas no fazer em sala de aula, apropriação de novas ferramentas ... -
Produção de material didático-pedagógico para a valorização do patrimônio histórico e cultural de Tupanciretã
(2016-06-19)O presente trabalho pretende tratar de questões ligadas ao patrimônio histórico e cultural do município de Tupanciretã, a partir de uma visão voltada para educação patrimonial, buscando instrumentalizar docentes e discentes ... -
Questões de gênero no universo discente: narrativas (auto) biográficas como dispositivos de formação
(2018-08-08)O presente trabalho pretende apresentar os resultados de uma pesquisa realizada sobre a temática gênero (história das mulheres), através da perspectiva discente, com uso de narrativas (auto) ... -
As sociedades pré-coloniais na fronteira Brasil Uruguai: um olhar para além do colonizador europeu
(2020-07-15)Esta dissertação visa uma reflexão acerca das sociedades pré coloniais as quais preexistiram na região de fronteira, Santana do Livramento (Brasil) e Rivera( Uruguai) a partir de artefatos da cultura material selecionados ... -
A teoria do roteiro como possibilidade metodológica para o ensino de história
(2024-06-25)Esta pesquisa de mestrado tem como tema central o ensino de História local. Partindo da minha realidade enquanto docente do município de Santa Cruz do Sul (RS), proponho uma intervenção pedagógica a partir da problemática ... -
Youtube para o ensino de história: tutorial para a seleção e utilização de audiovisuais
(2021-07-16)Frente as discussões sobre os avanços da internet como ferramenta de educação, mais precisamente a influência dos produtores de conteúdo histórico na rede mundial de computadores, o objetivo dessa pesquisa é reconhecer ...