Navegação Programa de Pós-Graduação em Administração por título
Itens para a visualização no momento 77-96 of 116
-
O lado ruim das marcas: uma escala de mensuração comportamental das relações negativas do consumidor com a marca
(2021-12-07)Há uma crescente necessidade de compreensão tanto dos aspectos positivos que fazem um consumidor possuir interesse em um determinado produto e em uma determinada marca, quanto nos aspectos negativos da relação de um ... -
Liderança transformacional para o meio ambiente: influências sobre os comportamentos de cidadania organizacional e de cidadania organizacional para o meio ambiente
(2023-05-18)A presente pesquisa tem como objetivo compreender a influência da Liderança Transformacional para o Meio Ambiente (LTMA) sobre os Comportamentos de Cidadania Organizacional (CCO) e os Comportamentos de Cidadania ... -
Modelagem computacional para análise do inbreeding academico
(2024-02-16)O presente estudo apresenta uma investigação sobre a temática Inbreeding Acadêmico. Amparado no estudo de Berelson (1961) sobre este conceito (recrutamento de acadêmicos pela mesma instituição na qual foi realizado ... -
Modelo de avaliação de desempenho para ecossistemas de inovação com base na capacidade de inovação dos atores
(2023-12-14)Esta pesquisa explora ecossistemas de inovação, reconhecendo sua importância devido à dinâmica de cooperação, intercâmbio de informações e promoção do empreendedorismo e da inovação. A pesquisa investiga como os ecossistemas ... -
Modelo de maturidade para o uso de Big Data Analytics em startups
(2023-02-15)Com o avanço do uso da internet, popularizou-se o termo startup para designar empresas inovadoras em fase inicial de prospecção. Além disso, a internet reúne uma grande quantidade dados que vêm sendo constantemente gerados ... -
Modelo de mensuração da competitividade em empresas de base tecnológica na perspectiva do comportamento empreendedor do gestor diante do ciclo organizacional do negócio
(2018-08-22)O tema empreendedorismo, emergente e atual, é considerado como veículo ideal para inovar, aumentar a produtividade e melhorar modelos de negócios. A pesquisa focada na atividade empreendedora e seus desdobramentos vêm ... -
Modelo de mensuração do comportamento empreendedor a partir das características comportamentais e intenção empreendedoras
(2019-01-11)Os métodos tradicionais de avaliação do comportamento empreendedor carregam grau de incerteza e subjetividade significativa com diversas variáveis independentes incontroláveis. Diante dessa fragilidade a lógica fuzzy pode ... -
Modelo de práticas organizacionais adotadas por pequenas e médias empresas inovadoras do Brasil
(2018-09-19)Pequenas e Médias Empresas (PMEs) constituem um grupo importante de organizações em todas as sociedades e sua capacidade de inovação varia significativamente, dependendo de fatores como localização, tamanho, capacidade ... -
Modelo para a operacionalização da atividade de remanufatura
(2020-04-08)O esgotamento dos recursos naturais e os impactos causados ao meio ambiente mostram que os atuais modos de produção e de consumo se distanciam da sustentabilidade, o que aponta para a necessidade de mudanças em busca de ... -
Motivação do serviço público: influências sobre o ajuste indivíduo-organização e o comportamento de cidadania organizacional
(2019-07-02)O presente estudo teve por objetivo analisar as influências da Motivação do Serviço Público (MSP) sobre o Ajuste Indivíduo-Organização (P-O Fit) e o Comportamento de Cidadania Organizacional (CCO) na perspectiva de servidores ... -
Mudanças climáticas e resiliência urbana: estratégias sustentáveis em cidades brasileiras
(2023-11-24)O planeta passou por transformações drásticas causadas direta ou indiretamente pelo homem. Fisicamente, a mudança climática é a principal delas; socialmente, a grande transformação é a urbanização da humanidade. A maioria ... -
Mulheres profissionais pós maternidade e a manifestação das estratégias de autoliderança em suas vivências no trabalho
(2022-06-14)As mulheres profissionais brasileiras consolidaram a atuação no mercado de trabalho integrando múltiplos papéis, muitas vezes unindo o exercício da maternidade, em busca de realização pessoal e profissional. Na atualidade, ... -
Negócios na base da pirâmide: uma análise de empresas multinacionais brasileiras
(2017-10-06)As oportunidades de negócios no mercado da BOP levantadas por Prahalad (2005; 2010) e que chamou as empresas multinacionais para assumirem um papel em prover produtos e serviços às pessoas da base da pirâmide (BOP) instigaram ... -
Open innovation em empresas de pequeno porte: um estudo em organizações do setor de TIC
(2017-03-10)As perspectivas do Brasil, em termos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), não são otimistas, visto que os investimentos ainda são baixos. Tal quadro de escassez de inovação é ainda mais perceptível nas empresas de pequeno ... -
Orientações estratégicas, práticas de gestão da cadeia de suprimentos sustentável e triple bottom line performance: framework conceitual e evidências empíricas
(2018-09-24)As empresas buscam cada vez mais melhorias estratégicas e operacionais para produzir bens e serviços mais competitivos. Além disso, precisam equilibrar questões econômicas com a preservação do meio ambiente e da saúde e ... -
Panorama internacional das barreiras para inovação e sustentabilidade em universidades
(2017-12-11)O presente estudo tem como objetivo geral analisar as barreiras que influenciam no processo de inovação e sustentabilidade nas universidades em um contexto internacional. Tem como objetivos intermediários: investigar as ... -
Para que lado correr? Bem-estar do trabalhador, comportamento de cidadania organizacional e conflito trabalho-família
(2022-11-30)O bem-estar do trabalhador é um fenômeno complexo que envolve a percepção do seu ambiente de trabalho, das relações sociais e dos comportamentos entre colegas e gestores, além dos envolvimentos e interações familiares. ... -
A percepção de gestores acerca da espiritualidade como caminho para a sustentabilidade nas organizações
(2021-06-02)A sustentabilidade pode ser definida como um conjunto de valores (respeito, harmonia, justiça, cuidado com a natureza, cooperação, entre outros) que se transformam em ações que visem à preservação e a manutenção da vida ... -
Personalidade de destino - a aproximação entre consumidores e os destinos turísticos
(2017)A competitividade no mercado de turismo sinaliza para a necessidade de criar identidades únicas, capazes de diferenciar os destinos turísticos entre si e atrair o consumidor. Apesar disso, a maior parte dos destinos ao ... -
Potencial empreendedor em indivíduos com transtorno do espectro autista: uma perspectiva para o desenvolvimento
(2021-02-01)Esta pesquisa tem por objetivo analisar características comportamentais relacionadas a Potencial Empreendedor em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerando a influência dos familiares e o preparo ...