Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 10-29 of 87
-
Comunicação estratégica em ambiências de inovação: estudo do ecossistema de Florianópolis
(2023-11-23)O propósito desta pesquisa é compreender a comunicação no contexto de ecossistemas de inovação, entendendo a relevância do caráter relacional e dialógico do processo comunicativo. Com este estudo, buscamos refletir e ... -
Comunicação, educação e interação: a mediação de tecnologias audiovisuais interativas
(2021-07-28)Moçambique tem registrado um crescimento notável da comunidade acadêmica nos últimos tempos. Mas esses elevados números não são diretamente proporcionais ao nível da qualidade de ensino. Este estudo é proposto em consonância ... -
Configuração da autopromocionalidade televisual: estratégias de lançamento de um produto midiático em diferentes plataformas
(2015-12-14)O estudo origina-se da perspectiva de alargamento das ações publicitárias para além dos espaços previamente demarcados para sua inserção, como os intervalos comerciais em televisão. Nesse contexto, o estudo aborda a ... -
A construção do #elenão: circulação, circuitos e estratégias discursivas
(2023-04-24)Parte-se do contexto que as sociedades estão em midiatização (VERÓN, 1997; GOMES, 2017; FAUSTO NETO, 2008; 2018; BRAGA, 2012, 2017b), processo em curso e, portanto, não finalizado. Neste cenário de complexas interações ... -
Contrato de informação do jornalismo no ecossistema midiatizado: estratégias semiolinguísticas da instância de produção no facebook
(2015-08-31)Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como a instância de produção do jornalismo processa o contrato de informação (CHARAUDEAU [1997], 2009) nas mídias sociais digitais, por meio da análise de estratégias ... -
Crime no cartão postal: narrativas sobre punição e injustiça em o Globo e Extra
(2019-05-31)Nesta tese, busca-se compreender como jornais do mesmo grupo editorial, O Globo e Extra, configuram narrativamente o crime que leva à morte de um médico e ciclista em ponto turístico do Rio de Janeiro, cujas suspeitas ... -
De Gutenberg ao jornalismo pós-industrial: o percurso do autor no webjornalismo do interior
(2018-03-26)Esta tese aborda o tema da autoria no jornalismo a partir da atual configuração da mídia, que parece dar vozes a segmentos até então alienados do processo comunicativo, mas que implica em uma problemática complexa no que ... -
Degradês de conectividade: infraestrutura de internet e desigualdades territoriais da midiatização
(2023-03-27)A infraestrutura de Internet tematiza a presente tese. Destacamos seus aspectos sociais, especialmente as características e desigualdades de sua infraestrutura como condicionante do processo de midiatização. O problema ... -
A discursivização do indígena nos jornais impressos da Amazônia Legal
(2019-03-26)O contexto indígena no Brasil é marcado — desde 1500 — por luta, resistência em defesa da vida, cultura e dos direitos. É uma minoria pouco compreendida e vivente as margens da sociedade que, como outros brasileiros, ... -
Os dispositivos de vigilância em sites de redes sociais digitais como estratégia de comunicação organizacional: análise da ambiência da Universidade de Santa Cruz do Sul no site de rede social facebook
(2017-03-23)A proposta desta pesquisa é compreender como a Universidade de Santa Cruz do Sul utiliza os dispositivos de vigilância das interações midiatizadas realizadas através do site de rede social digital Facebook como exercício ... -
A disputa de Fernando Haddad e Jair Bolsonaro à presidência do Brasil em 2018: análise argumentativa persuasiva das estratégias discursivas no instagram
(2020-03-31)Entendemos que vivemos em uma sociedade em que a mídia permeia diversos campos e altera suas configurações diante dos avanços tecnológicos. Levando em conta esse cenário, nos propomos a contribuir com os pensamentos ... -
Distinção em 140 caracteres: classe social, telenovela e twitter
(2015-05-19)Esta tese tem o objetivo geral de explorar a circulação e o consumo da telenovela Salve Jorge (Rede Globo, 2012/2013) no Twitter para compreender o fenômeno do consumo simultâneo TV-internet e o funcionamento da palavra ... -
Distinção, corpo de classe e estilo de vida: “as situações que a gente passa, dentro das novelas têm”
(2018-03-28)Esta tese é um estudo comparativo de recepção de telenovela realizado com 8 mulheres de classe média alta, média classe média e classe popular (média baixa e baixa) -, residentes em Santa Maria, Rio Grande do Sul. O viés ... -
Dona de casa e da própria vida? Leituras sobre o trabalho feminino na publicidade por mulheres da nova classe trabalhadora
(2016-03-07)Esta tese tem como objetivo central compreender de que modo as representações do trabalho feminino presentes na comunicação publicitária são interpretadas por mulheres da nova classe trabalhadora e como essas representações ... -
Eco da comunicação e da inovação na universidade: intersecções entre o ecossistema midiático e o ecossistema inovativo
(2023-09-26)Como se configuram as ambiências midiáticas, comunicacionais e organizativas do ecossistema de inovação nas universidades? Esta foi a questão-problema que direcionou este estudo, cuja objetificação centrou-se no ecossistema ... -
Educar para a cidadania por meio da programação da tevê pública: a experiência da TVE de Porto Alegre/RS
(2018-03-28)Esta tese tem como tema a educação para a cidadania nas tevês públicas, delimitado em assuntos relacionados às tevês educativas, especificamente num olhar sob a programação própria da TVE de Porto Alegre, RS. A questão ... -
Educomunicação socioambiental nas rádios comunitárias da província de Gaza-Moçambique
(2022-05-19)Nesta tese, objetivamos “Compreender como se dá o processo de educomunicação socioambiental nas rádios comunitárias da Província de Gaza-Moçambique”. Com este desiderato, interessa-nos estudar como se articulam o conhecimento ... -
Enfrentamentos na produção: os profissionais da criação, o campo e a construção do masculino na publicidade
(2017-10-11)O presente trabalho é um estudo da produção publicitária a partir do olhar do criativo, para isso investigamos como o campo é constituído, mobilizado e institucionalizado e de que forma afeta, em última instância, a criação ... -
Estratégias comunicacionais no contexto de crise: os contratos de comunicação da Petrobras, O Globo e Planalto em mídias digitais
(2016-09-12)No contexto de crise, em que a visibilidade dos fatos aumenta, a comunicação tem papel ainda mais importante, no sentido de contribuir para a reputação das organizações. Diante de tal conjuntura, este estudo tem como tema ... -
As estratégias de responsabilização político-social da ANDI – Comunicação e Direitos nas políticas públicas de comunicação: o caso da Classificação Indicativa
(2018-07-13)A comunicação pública é per se de interesse público. Neste sentido, deve privilegiar a discussão de temas sociais que digam respeito à promoção da cidadania. Ao pensar nessa definição, entendemos que a comunicação pública ...