Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 28-47 of 97
-
Eco da comunicação e da inovação na universidade: intersecções entre o ecossistema midiático e o ecossistema inovativo
(2023-09-26)Como se configuram as ambiências midiáticas, comunicacionais e organizativas do ecossistema de inovação nas universidades? Esta foi a questão-problema que direcionou este estudo, cuja objetificação centrou-se no ecossistema ... -
Educar para a cidadania por meio da programação da tevê pública: a experiência da TVE de Porto Alegre/RS
(2018-03-28)Esta tese tem como tema a educação para a cidadania nas tevês públicas, delimitado em assuntos relacionados às tevês educativas, especificamente num olhar sob a programação própria da TVE de Porto Alegre, RS. A questão ... -
Educomunicação socioambiental nas rádios comunitárias da província de Gaza-Moçambique
(2022-05-19)Nesta tese, objetivamos “Compreender como se dá o processo de educomunicação socioambiental nas rádios comunitárias da Província de Gaza-Moçambique”. Com este desiderato, interessa-nos estudar como se articulam o conhecimento ... -
Enfrentamentos na produção: os profissionais da criação, o campo e a construção do masculino na publicidade
(2017-10-11)O presente trabalho é um estudo da produção publicitária a partir do olhar do criativo, para isso investigamos como o campo é constituído, mobilizado e institucionalizado e de que forma afeta, em última instância, a criação ... -
Estratégias comunicacionais no contexto de crise: os contratos de comunicação da Petrobras, O Globo e Planalto em mídias digitais
(2016-09-12)No contexto de crise, em que a visibilidade dos fatos aumenta, a comunicação tem papel ainda mais importante, no sentido de contribuir para a reputação das organizações. Diante de tal conjuntura, este estudo tem como tema ... -
Estratégias de comunicação em cenários de plataformização da educação no atual ecossistema midiático
(2024-03-27)A presente pesquisa tem como tema comunicação e educação, mais especificamente em organizações de tecnologia educacional enquanto contextos organizacionais emergentes, e é delimitada na coevolução de seus atores organizacionais. ... -
As estratégias de responsabilização político-social da ANDI – Comunicação e Direitos nas políticas públicas de comunicação: o caso da Classificação Indicativa
(2018-07-13)A comunicação pública é per se de interesse público. Neste sentido, deve privilegiar a discussão de temas sociais que digam respeito à promoção da cidadania. Ao pensar nessa definição, entendemos que a comunicação pública ... -
Estratégias de visibilidade e de legitimação no ambiente da ecologia midiática: o ethos discursivo do professor universitário youtuber
(2021-03-29)Com a atual crise de legitimidade das grandes narrativas da modernidade (LYOTARD, 2015 [1979]) em que se observa a reorganização de valores e tradições seculares bem como a fusão da esfera pública e privada, sujeitos ... -
As estratégias discursivas e mercadológicas da Folha de S. Paulo na captação do público leitor
(2016-12-21)A midiatização traz à tona uma nova postura do leitor diante da produção jornalística. O jornal se condiciona à proposição de novos contratos de comunicação com vias a captar leitores para manter-se competitivo em um mercado ... -
Estratégias discursivas no Programa Profissão Repórter: os sentidos de cidadania aquém e além do discurso
(2018-04-13)Partindo do pressuposto de que as mídias são um espaço para produzir formas de discursivizar a cidadania dos sujeitos, percebemos que as noções de cidadania, geralmente, estão associadas ao período eleitoral, em específico, ... -
Estrutura básica da representação visual nas construções discursivas da apresentação do telejornal
(2015-02-20)O modo como as notícias são apresentadas no telejornal me instigou a procurar saber que lógica a televisão segue para fazer confluir linguagens como a verbal e visual, com o objetivo de relatar fatos, no complexo enunciado ... -
Explanação na internet: violências digitais contra mulheres
(2023-04-04)Esta pesquisa situada no campo da Comunicação, buscou por meio da abordagem teórica e metodológica da etnografia digital, compreender a produção de narrativas na internet a partir da circulação de conteúdos íntimos de ... -
Favelas cariocas no The Guardian: a cultura vivida e as representações dos impactos das Olimpíadas Rio 2016
(2020-04-03)A tese busca analisar as tensões entre as representações dos impactos das Olimpíadas Rio 2016 construídas no discurso da série “Vozes do Rio: nossa odisseia olímpica” do jornal The Guardian e a cultura vivida nas favelas ... -
Feminismo no horário das 9: representações femininas e pautas do movimento feminista em telenovelas brasileiras
(2020-06-15)A presente pesquisa problematiza de que forma as representações femininas, nas telenovelas brasileiras, tensionadas pela hegemonia e tradição seletiva, visibilizam pautas do movimento feminista, ao longo das décadas de ... -
O funcionamento da metáfora no jornalismo de revista: temas sindicais em Veja e revista do Brasil
(2016-03-11)A tese tem por objetivo investigar o funcionamento da metáfora no jornalismo. Procuramos estabelecer uma ponte analítica entre a metáfora como figura de linguagem e o conceito de metáfora como processo metafórico, cujo ... -
Futebol, jogo e paixão: a Copa do Mundo de 2014 em capas de jornais
(2019-03-22)Apresentamos a tese de que numa cobertura de Copa do Mundo de Futebol, as instâncias jornalísticas manifestam, sustentam e promovem posicionamentos editoriais através da mobilização de um cenário passional intrínseco à ... -
Identidades partilhadas e potências sensíveis do documentário no Rio Grande do Sul
(2019-04-05)Esta tese discute a dimensão política do documentário e busca agregar elementos que tensionam a constituição da identidade da produção de documentários no Rio Grande do Sul. Problematizamos o impacto das políticas públicas ... -
A implementação de uma política de comunicação organizacional integrada, estratégica e pública em uma instituição federal de ensino superior: um modelo a partir da experiência da UFSM
(2023-03-28)Considerar a comunicação como estratégica, para as universidades, passou a ser uma questão de sobrevivência para elas, principalmente às públicas (como é o caso da UFSM), que dependem da legitimidade da sociedade para ... -
Influenciadoras digitais nos EUA: mediações interseccionais em usos sociais de tecnologias por migrantes brasileiras
(2024-03-25)Esta tese parte do contexto dos fluxos migratórios contemporâneos, principalmente no que diz respeito à feminização das migrações. Por isso, o problema de pesquisa buscou compreender como as interseccionalidades são ... -
A internet dos leigos: catolicismo midiático e práticas de consumo como experiência vivida
(2018-04-13)A pesquisa apresenta como temática a atuação do leigo católico na internet no contexto da midiatização da religião. A problematização se constrói na tentativa de pensar a inserção do leigo nas dinâmicas de produção e consumo ...