Programa de Pós-Graduação em Comunicação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 61-80 of 96
-
Os dispositivos de vigilância em sites de redes sociais digitais como estratégia de comunicação organizacional: análise da ambiência da Universidade de Santa Cruz do Sul no site de rede social facebook
(2017-03-23)A proposta desta pesquisa é compreender como a Universidade de Santa Cruz do Sul utiliza os dispositivos de vigilância das interações midiatizadas realizadas através do site de rede social digital Facebook como exercício ... -
A visibilidade da UFSM no facebook: (inter)relações entre universidade, jornais e usuários-mídia.
(2017-03-21)A pesquisa aborda a visibilidade nas mídias sociais digitais, especialmente a visibilidade da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no site de rede social Facebook. Destacamos o contexto de midiatização (HJARVARD, ... -
No ritmo do Passinho: deslocamentos midiáticos e estetização cotidiana do grupo Dream Team do Passinho
(2017-09-27)O presente estudo visa compreender os deslocamentos midiáticos e as negociações realizadas pelo grupo Dream Team do Passinho – principal representação do movimento cultural-identitário o Passinho - para manter a visibilidade ... -
Apropriação do conto maravilhoso pela telenovela brasileira: configuração e estratégias
(2018-05-15)A proposta desta pesquisa tem como tema a produção televisual e suas apropriações, delimitando-se à TV Globo, e à telenovela Meu Pedacinho de chão. O problema da tese está centrado nas seguintes questões: Como a telenovela ... -
Configuração da autopromocionalidade televisual: estratégias de lançamento de um produto midiático em diferentes plataformas
(2015-12-14)O estudo origina-se da perspectiva de alargamento das ações publicitárias para além dos espaços previamente demarcados para sua inserção, como os intervalos comerciais em televisão. Nesse contexto, o estudo aborda a ... -
Participação política na timeline: o Facebook como arena pública para sugestões legislativas apresentadas no e-cidadania
(2018-09-24)A pesquisa tem por tema internet e participação política a partir do contexto: as redes sociais online como arena informal para as discussões das SUGs (Sugestões Legislativas) apresentadas no e-Cidadania, portal do Senado ... -
Olhares possíveis: comunicação e turismo em complexos urbanos transfronteiriços
(2018-03-23)A construção desta tese considera a existência de uma estrutura de intercomplementariedade do Turismo no Complexo Urbano Transfronteiriço das cidades entre a Tríplice Fronteira de Brasil, Argentina e Paraguai. Explana-se ... -
A discursivização do indígena nos jornais impressos da Amazônia Legal
(2019-03-26)O contexto indígena no Brasil é marcado — desde 1500 — por luta, resistência em defesa da vida, cultura e dos direitos. É uma minoria pouco compreendida e vivente as margens da sociedade que, como outros brasileiros, ... -
Narrativa jornalística e memória institucional: a Universidade de Santa Maria no jornal A Razão
(2018-06-22)A proposta desta pesquisa tem como tema a relação da narrativa jornalística e a memória institucional delimitado empiricamente ao estudo das narrativas jornalísticas sobre a Universidade de Santa Maria (USM) nos dois ... -
Capítulos do consumo – a recepção de telenovelas brasileiras em Cuba
(2018-08-27)Esta tese é um estudo sobre a recepção (as formas de ver e ler, de decodificar um texto específico, atravessadas pela condição de vida do indivíduo) e o consumo (a maneira como o contexto afeta a experiência midiática e ... -
Educar para a cidadania por meio da programação da tevê pública: a experiência da TVE de Porto Alegre/RS
(2018-03-28)Esta tese tem como tema a educação para a cidadania nas tevês públicas, delimitado em assuntos relacionados às tevês educativas, especificamente num olhar sob a programação própria da TVE de Porto Alegre, RS. A questão ... -
Estratégias discursivas no Programa Profissão Repórter: os sentidos de cidadania aquém e além do discurso
(2018-04-13)Partindo do pressuposto de que as mídias são um espaço para produzir formas de discursivizar a cidadania dos sujeitos, percebemos que as noções de cidadania, geralmente, estão associadas ao período eleitoral, em específico, ... -
A representação midiática oficial do trabalhador brasileiro
(2018-03-21)Baseados no entendimento de que a esfera midiática ascendeu à posição de principal referência cultural para conformatação das identidades na contemporaneidade, propomos analisar a representação midiática oficial do trabalhador ... -
Um olhar sobre (nos)otros: o documentário brasileiro na representação das identidades culturais em territórios fronteiriços
(2018-03-26)A presente tese é resultado de uma investigação sobre como o cinema documentário brasileiro de curta e média-metragem representa as identidades culturais em zonas de fronteira continentais brasileiras e como essas ... -
As estratégias de responsabilização político-social da ANDI – Comunicação e Direitos nas políticas públicas de comunicação: o caso da Classificação Indicativa
(2018-07-13)A comunicação pública é per se de interesse público. Neste sentido, deve privilegiar a discussão de temas sociais que digam respeito à promoção da cidadania. Ao pensar nessa definição, entendemos que a comunicação pública ... -
A internet dos leigos: catolicismo midiático e práticas de consumo como experiência vivida
(2018-04-13)A pesquisa apresenta como temática a atuação do leigo católico na internet no contexto da midiatização da religião. A problematização se constrói na tentativa de pensar a inserção do leigo nas dinâmicas de produção e consumo ... -
O lugar do ouvinte nas narrativas radiofônicas: concessão de voz e critérios de acionamento dos ouvintes-enunciadores
(2018-01-04)A temática central desenvolvida nesta Tese é a participação do ouvinte nas narrativas jornalísticas radiofônicas. A investigação teve como principal objetivo identificar, pela análise de um produto midiático, quais os ... -
Enfrentamentos na produção: os profissionais da criação, o campo e a construção do masculino na publicidade
(2017-10-11)O presente trabalho é um estudo da produção publicitária a partir do olhar do criativo, para isso investigamos como o campo é constituído, mobilizado e institucionalizado e de que forma afeta, em última instância, a criação ... -
Uma cartografia do filme brasileiro em Nova Iorque (2003 a 2016): uma análise crítica
(2017-10-10)A tese reflete acerca da cartografia do filme brasileiro em Nova Iorque de 2003 a 2016, a partir de um mapeamento do circuito exibidor de filmes brasileiros no período, investigando o processo de exibição destes filmes. ... -
Comunicação e biopotência da multidão: empoderamento entre estratégias de biopoder e práticas de biopolítica
(2017-03-22)Este trabalho está orientado pela perspectiva comunitária da comunicação, compreendendo a relevância da participação crítica e ativa das pessoas no processo comunicativo. Sob esse viés, as pessoas e as coletividades são ...