Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por assunto "Science teaching"
Itens para a visualização no momento 1-9 of 9
-
Os anos iniciais e o ensino de ciências: dificuldades do trabalho docente em tempos de pandemia
(2022-02-25)Os Anos Iniciais do ensino fundamental é a etapa responsável pela aprendizagem das primeiras letras, o ler e o escrever. Nessa fase, o ensino de Ciências pode permitir o conhecimento de conceitos básicos das Ciências ... -
Apropriação do conceito de célula por estudantes de escolas públicas de Santa Maria, RS, a partir de uma ferramenta pedagógica
(2013-09-25)Entender como os estudantes elaboram os conceitos durante a trajetória escolar constitui um importante instrumento no processo de ensino aprendizagem, uma vez que estes podem auxiliar na elaboração e planejamento das ... -
Abordagem temática: um olhar para a apreensão de temas
(2021-02-05)Esta investigação busca as contribuições e limites da Abordagem Temática, na área das ciências da natureza, para a apreensão de temas. Por meio disto, configura-se como objetivo geral analisar a Abordagem Temática enquanto ... -
As condições de trabalho dos professores de ciências e as repercussões no seu trabalho pedagógico
(2023-09-15)Teorizar sobre as condições de trabalho dos professores consiste em um tema central ao pensar a educação escolar de crianças e adolescentes. Assunto significativo não somente ao trabalhador da educação, mas para a sociedade ... -
Uso de laboratório virtual e de metodologias diversificadas no ensino de biologia celular
(2018-02-27)As atividades práticas no ensino de Ciências estão relacionadas ao desenvolvimento de competências e habilidades do fazer Ciência, tais como: observação, identificação, proposição de hipóteses e argumentação. No cenário ... -
O uso das metodologias ativas como promotoras da alfabetização científica no ensino de ciências
(2022-08-25)O presente trabalho busca articular a alfabetização científica com a utilização de metodologias ativas no ensino de conceitos básicos das ciências, no ensino fundamental e no ensino superior. Buscamos responder ao problema ... -
Natureza humana na educação em ciências: uma reflexão filosófica
(2019-10-25)Esta pesquisa investiga como um grupo de professores, pós-graduandos em Ensino de Ciências, estabelece relações entre a natureza humana, a filosofia da educação e a epistemologia da ciência. A partir desta investigação ... -
A habilidade argumentativa e a capacidade de resolver problemas nos anos finais do ensino fundamental
(2017-02-23)Uma das metas do Ensino de Ciências é a formação de indivíduos autônomos, críticos, reflexivos, capazes de resolver impasses com eficiência. O objetivo central desse estudo foi investigar se a utilização de atividades ... -
As potencialidades do ensino de entomologia através do uso de metodologias ativas no ensino fundamental
(2021-10-15)A presente tese de doutorado investiga se o uso das Metodologias Ativas pode promover o aprofundamento de conceitos científicos importantes no Ensino Fundamental através da temática entomologia. Este estudo é apresentado ...