Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 137
-
Implementação do tema saúde da mulher para estudantes de nível médio baseada em literatura médico-científica
(2022-11-08)Introdução: A adolescência é um período de transição da infância para a fase adulta marcado por transformações físicas e psicossociais, bem como por conflitos relacionados às incertezas e inseguranças. E nesse sentido a ... -
Cosméticos artesanais: uma abordagem para o ensino médio em química
(2022-10-17)A química é tida pelos estudantes como uma disciplina de alta complexidade e dificuldade, além de necessitar de um nível de abstração bem amplo em determinados conteúdos. Estes impasses acarretam na dificuldade de ... -
Planejamento didático na formação inicial de professores de ciências com a metodologia ativa revisão por pares
(2022-10-07)Este estudo vem ao encontro às necessidades de formação inicial de professores quanto às implicações das práticas de ensino e aprendizagem interdisciplinares e contextualizadas, com a utilização de metodologias ativas. ... -
Aprendizagem baseada em problemas, por meio de temáticas, como metodologia ativa facilitadora no ensino de ciências/química
(2022-10-07)As metodologias de aprendizagem ativas, nas quais os estudantes são protagonistas do processo de construção do próprio conhecimento, são essenciais ao desenvolvimento intelectual autônomo. Entre as tendências metodológicas, ... -
Prática profissional integrada ao ensino médio integrado do IFFar: balanços e perspectivas
(2022-08-31)O ensino médio integrado busca superar a dualidade educacional e a fragmentação curricular, por meio da fusão da educação profissional com o ensino propedêutico, num só curso e com matrícula única, ofertado pelos Institutos ... -
A prática como componente curricular em cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Química
(2022-08-30)A Prática como componente curricular (PCC) é um componente introduzido na carga horária dos cursos de formação de professores com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) em 2002 com o intuito de promover a articulação ... -
O uso das metodologias ativas como promotoras da alfabetização científica no ensino de ciências
(2022-08-25)O presente trabalho busca articular a alfabetização científica com a utilização de metodologias ativas no ensino de conceitos básicos das ciências, no ensino fundamental e no ensino superior. Buscamos responder ao problema ... -
A preferência dos jovens brasileiros pela disciplina ciências: interesse absoluto x interesse relativo
(2022-03-22)As pesquisas em ensino de ciências têm demonstrado um crescente desinteresse dos jovens pelas disciplinas científicas ao longo da escolarização. Além disso, o interesse por seguir carreiras ou prosseguir estudos acadêmicos ... -
Formação de educadores de ciências da EJA: possibilidades e desafios da articulação Freire-CTS-Andragogia
(2022-03-22)O presente trabalho buscou investigar as possibilidades e os desafios que um processo formativo fundamentado nos princípios Freire-CTS-Andragogia apresenta aos conhecimentos e ás práticas de educadores da área das Ciências ... -
Desafios e estratégias de ensino do reino fungi na educação básica: contribuições de recursos didáticos
(2022-02-18)A área de Ciências em geral, e a Biologia em particular, são de grande relevância para o aprimoramento dos conhecimentos e articulação com as vivências e experiências envolvendo o meio ambiente, o desenvolvimento humano, ... -
Investigação das relações entre aspectos declarativos e procedimentais de licenciandos de matemática no âmbito do Programa Residência Pedagógica /UFSM - RS
(2022-01-28)A presente pesquisa tem por objetivo investigar as relações entre aspectos declarativos e procedimentais de licenciandos em Matemática participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Santa ... -
Os anos iniciais e o ensino de ciências: dificuldades do trabalho docente em tempos de pandemia
(2022-02-25)Os Anos Iniciais do ensino fundamental é a etapa responsável pela aprendizagem das primeiras letras, o ler e o escrever. Nessa fase, o ensino de Ciências pode permitir o conhecimento de conceitos básicos das Ciências ... -
Efetividade do uso de mensagens de texto para a permanência e o êxito de estudantes da educação profissional e tecnológica
(2022-02-24)O acesso à educação básica, embora não expresse obrigatoriamente o reconhecimento e a redução da desigualdade social, parece ser o caminho mais seguro e igualitário na construção da sociedade. Todavia, ele nem sempre está ... -
O programa de educação tutorial no ensino médio: construção e aplicação de uma proposta de integração entre educação básica e ensino superior
(2022-01-14)O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do governo federal já consolidado destinado à estudantes de graduação que proporciona vivências importantes para a trajetória acadêmica de seus integrantes. Este trabalho ... -
Ciência e arte: análise da produção de murais como proposta para educação integral no ensino médio
(2021-11-26)O presente trabalho tem como objeto de análise um projeto com vários anos de aplicação, denominado BioRevitArt, que integra Ciência e Arte, utilizando pintura mural. Os alunos do segundo e terceiro anos do ensino médio ... -
Modelos mentais de reações de oxirredução: um estudo exploratório de egressos do curso de Química Licenciatura
(2021-10-08)As pessoas vivem em um mundo que gira em torno do conhecimento. No entanto, o que é o conhecimento? O que é aprender? Aprender está diretamente relacionado à aprendizagem, um processo gradual e pessoal, que modifica o ... -
Integração de UEPS e projetos experimentais de aprendizagem no ensino de física no contexto do ensino médio integrado
(2021-10-07)A modalidade Ensino Médio Integrado a Educação Profissional tem o intuito de aproximar o conhecimento científico dos conhecimentos culturais, sociais e do mundo do trabalho, permitindo ao aluno, não somente cursar a formação ... -
As potencialidades do ensino de entomologia através do uso de metodologias ativas no ensino fundamental
(2021-10-15)A presente tese de doutorado investiga se o uso das Metodologias Ativas pode promover o aprofundamento de conceitos científicos importantes no Ensino Fundamental através da temática entomologia. Este estudo é apresentado ... -
Contribuições e desafios para a formação de professores de biologia, física e química em uma perspectiva inclusiva de estudantes com deficiência visual
(2021-08-31)Devido à importância e necessidade dos professores em formação inicial e continuada explorarem cada vez mais os conceitos e aspectos relacionados à inclusão, esta tese teve como foco de investigação, verificar em que medida ... -
A influência das Diretrizes Curriculares Nacionais e do clima organizacional na formação profissional em fisioterapia
(2020-02-28)Com o aumento significativo dos cursos de graduação em fisioterapia foi necessário estabelecer-se critérios para uniformizar os currículos que, ao mesmo tempo, tinham de ser flexíveis, atender as necessidades específicas ...