Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 21-40 of 312
-
Aprendizagens colaborativas na educação profissional e tecnológica: contribuições de um Roteiro Educacional de Compartilhamento do Conhecimento (RECC)
(2024-01-23)Esta tese de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa 2, intitulado de Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces, tem como temática de Pesquisa ... -
Aproximações e distanciamentos na docência virtual em música: narrativas de professores formadores em cursos de Pedagogia da UAB
(2018-05-15)A tese de doutorado está vinculada à Linha de Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e faz parte do grupo de estudos e pesquisas “FAPEM: formação, ação ... -
Ateliê biográfico de (auto)formação: cruzando fios e entrelaçando histórias-trajetórias docentes de professores em classes multisseriadas no estado de Santa Catarina
(2021-08-05)Esta tese emerge a partir da minha história de vida e da minha participação, desde 2008, nas discussões do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização – GEPFICA. O objetivo deste trabalho ... -
Atividade de estudo e autonomia no processo de produção da pesquisa
(2013-03-26)Compreendemos que podemos contribuir para a constituição da autonomia na produção da pesquisa a partir de inúmeras experiências desafiadoras que o sujeito pode experienciar nos espaços acadêmicos, especialmente na Pós-graduação ... -
Atividade docente de estudo de professoras do ciclo de alfabetização: vivências formativas em contextos de cultura escrita
(2017-08-28)Este estudo vincula-se à Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Apresenta como problemática orientadora a seguinte ... -
Auto(trans)formação com professoras e (re)organização curricular: desdobramentos e desafios da pedagogia da educação popular na escola pública
(2021-02-01)Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A investigação se propôs a estudar e compreender ... -
Auto(trans)formação permanente com professoras: a escuta sensível e o olhar aguçado na do-discência com as turmas multi-idades da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM
(2020-12-23)Esta Tese vincula-se à Linha de Pesquisa 1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e trata-se de uma pesquisa dialógica ... -
Auto(trans)formações permanentes com professores do ensino médio regular: re-ad-mirando a docência e re-significando experiências
(2020-12-17)Esta tese de doutorado insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Objetivamos, com esta investigação, ... -
(Auto) Formação e saberes docentes no desenvolvimento profissional do professor administrador: entre as ciências administrativas e da educação
(2018-10-11)Esta Tese vincula-se ao Grupo de Estudos sobre Universidades (GEU) e à linha de pesquisa “Formação, saberes e desenvolvimento profissional”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, ... -
(Auto)formação com musicais: “O descon(s/c)ertante flautista” e a peça didática “Diz que sim” de Bertolt Brecht
(2017-08-09)A tese apresentada ao programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa LP4: Educação e Artes, considera a importância da presença ... -
Autofabulação... O sensível e o imaginário social: sentires na formação de professores
(2020-02-28)Este trabalho de tese de doutorado em Educação foi desenvolvido na Linha de Pesquisa 1 – Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Autonomia docente no novo ensino médio: possibilidades e constrangimentos no contexto do RS
(2022-12-02)Este projeto de pesquisa foi elaborado a partir de estudos realizados no âmbito do Grupo de Estudos, Pesquisa e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores” (INOVAEDUC) e está vinculado ... -
Autonomia, heteronomia e uma ponte para a autoria: o caso da EMEF Professor Sergio Lopes
(2023-05-19)Esta tese de doutorado insere-se na linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O objetivo deste trabalho foi ... -
Autoridade docente em tempos de pós-verdade
(2023-01-30)Esta tese se insere na linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1), do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O intuito do trabalho visa contribuir ... -
Autorreificação da imagem e reconhecimento docente
(2015-03-24)A presente tese com o título Autorreificação da Imagem e Reconhecimento Docente é desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa Formação, ... -
Avaliação, identificação e encaminhamentos de estudantes com deficiência intelectual na rede municipal de ensino de Manaus
(2023-01-25)O presente estudo teve como objetivo geral analisar o processo de avaliação e encaminhamento dos estudantes com deficiência intelectual na Semed (Rede Municipal de Ensino de Manaus), a partir da ação do Complexo Municipal ... -
Biografia músico-educativa: produção de sentidos em meio à teia da vida
(2019-01-15)A pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) e ao Grupo de Pesquisas NarraMus – Autonarrativas de Práticas ... -
Biografias de professores(as) de escolas do campo e classes multisseriadas
(2022-04-05)Esta Tese versa sobre as histórias de vida dos professores do campo e classes multisseriadas dos municípios de Santa Maria (RS) e São Gabriel (RS, a existência, seus saberes. Fazeres e processos de formação. A pesquisa ... -
Biologia do conhecer (BC) e biologia do amar (BA): transgressões epistêmico-teórico-metodológicas e os movimentos autotransformativos discentes-docentes
(2020-09-24)Esta pesquisa versa sobre a perspectiva epistêmico-teórico-metodológica proposta pela Biologia do Conhecer e pela Biologia do Amar, de Humberto Maturana et al. Com a realização do estudo objetivamos investigar as contribuições ... -
Biopolítica e formação: vida, exceção e profanação na educação
(2017-09-05)Este trabalho de análise bibliográfica apresenta o debate sobre biopolítica em seu estágio atual e estabelece linhas de desenvolvimento de suas implicações, pensadas em termos educacionais, considerando, em especial, a ...