Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 45-64 of 312
-
O CEFD/UFSM na atribuição de sentidos à Educação Física Escolar entre 1970 e 2004
(2017-12-14)Esse trabalho representa um estudo sobre o Centro Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a partir de uma perspectiva histórica. O objetivo principal, aqui, é compreender os sentidos ... -
Cidadanias precárias: sujeitos trans e educação
(2019-10-29)Esta pesquisa aborda o tema das travestilidades e transexualidades no campo da Educação e os processos induzidos de precarização da vida presentes nessa relação, assim como as possibilidades de resistência. O objetivo ... -
Coextensividade: sobre as noções de tempo na educação
(2019-03-29)Esta pesquisa se propôs a operar com a noção de coextensividade, de modo a problematizar as ideias de tempo em educação, pensando-a a partir de um tempo aiônico, com os conceitos de duração, coexistência e eterno retorno. ... -
Competências na formação docente: um olhar hermenêutico
(2015-06-17)A tese intitulada Competências na formação docente: um olhar hermenêutico inscreve-se no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria e tem como objeto de pesquisa a ... -
Complexidade e reconhecimento: as dinâmicas do afeto e do conflito na EaD
(2015-08-03)Neste trabalho, analiso de que forma o conflito e a afetividade, conforme concebidos pelo filósofo alemão Axel Honneth, sobretudo em sua obra Luta por Reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais, interferem na ... -
Concepções docentes sobre saúde e deficiência sob o prisma da Teoria Bioecológica de Desenvolvimento Humano
(2019-03-19)As políticas de educação no Brasil, nos diferentes níveis de ensino, desenvolvem-se numa perspectiva inclusiva, que exige conhecimento e respeito à diversidade. Para que tais políticas se efetivem e contribuam para a ... -
Condições de existência do sujeito surdo: os efeitos discursivos de língua, cultura e comunidade nos modos de vida contemporânea
(2020-12-11)Esta Tese foi produzida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença e tem como objetivo principal compreender ... -
Condições percebidas sobre a organização do trabalho docente e crenças de autoeficácia de professores do ensino médio
(2020-10-30)Nesta pesquisa, buscamos caracterizar os fatores ligados à atuação docente com possíveis influências sobre a motivação e autoeficácia de professores da Rede Escolar Pública Estadual de Ensino/RS atuantes no Ensino Médio, ... -
A constituição da docência na ambiência complexa dos Institutos Federais – construindo redes de [trans] formação
(2017-08-08)Esta pesquisa, realizada no contexto da Linha de Pesquisa ―Formação, saberes e desenvolvimento profissional‖, do Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria ... -
A constituição do professor/pesquisador em contextos emergentes na educação superior
(2018-07-20)Esta tese está vinculada à Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Os aportes teóricos de Vygotski (1991, 2003, 2010), ... -
Constituindo-se professor de matemática: relações estabelecidas no estágio curricular supervisionado, determinantes da aprendizagem da docência
(2018-08-13)Este trabalho é o produto de uma pesquisa desenvolvida junto à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ... -
Constituir-se educador em ambiência humanista: protagonismo docente e desenvolvimento profissional no IFSUL
(2022-10-27)Esta tese, denominada “Constituir-se Educador em Ambiência Humanista: Protagonismo Docente e Desenvolvimento Profissional no IFSUL”, foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de pesquisa “Docência, ... -
A construção do discurso do ensino de filosofia no Brasil: uma analítica acerca da constituição epistemológica do campo
(2023-12-15)A presente tese insere-se na Linha de Pesquisa 2 – Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria. Seu objetivo ... -
Construindo outros modos de ser e de refletir a docência no ciclo de alfabetização a partir da biologia do amar e da biologia do conhecer de Humberto Maturana
(2021-12-17)Esta pesquisa apresenta os resultados de um estudo realizado entre os anos de 2017 e 2021 junto ao Programa de Pós Graduação em Educação (Doutorado) da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa 1: Docência, ... -
Consultoria colaborativa: influências na autoeficácia docente e no processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista
(2018-08-15)Conforme a Teoria Social Cognitiva, o senso de autoeficácia docente não é referente as habilidades que se possui, mas ao julgamento de sentir-se capaz para desenvolver a ação pedagógica de forma eficaz. Assim, a percepção ... -
Contextos emergentes no Colégio de Aplicação: tessituras das docências na perspectiva inclusiva
(2020-12-11)A pesquisa aqui proposta vincula-se à Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Propomos com este estudo compreender como ... -
Contribuições de Paulo Freire e Humberto Maturana para a educação ambiental: um olhar intercultural sobre o programa PIBID (UNISC) no curso de formação de professores(as) de Ciências Biológicas
(2021-09-03)Esta pesquisa de Doutorado em Educação na Linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional no PPGE da UFSM, realizada por meio de entrevista semiestruturada com licenciandos(as) do curso de Ciências Biológicas da ... -
Contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na formação de professores para atuar na perspectiva inclusiva
(2018-08-31)Esta pesquisa de doutorado está vinculada a Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo geral da mesma ... -
Contribuições dos processos coreográficos da dança- educação à formação docente: ensinar/aprender em coreografias didático-criativas
(2017-10-10)O tema explicitado neste estudo, com a finalidade de compor a Tese de Doutorado, consistiu na compreensão teórica e complexa do processo de ensinar/aprender, imbricado em coreografias didático-criativas, como contribuição ... -
Corpo – escrita no balé: para repensar o corpo doce da bailarina da caixinha de música em uma pesquisa em educação e arte
(2017-09-19)Esta pesquisa busca pensar, por meio do corpo-escrita, questões referentes aos papéis de gênero construídos no mundo do balé, mais especificamente ao corpo edificado para a bailarina clássica ao longo do tempo. O corpo-escrita ...