Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 82-101 of 312
-
Dialética das relações sociais: o trabalho pedagógico dos(as) diretores(as) do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, RS (1974-2015)
(2018-01-08)Esta investigação insere-se na Linha de Pesquisa LP2- Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa e Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo geral foi ... -
Dialética dos sentidos de trabalho pedagógico para os professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Santa Maria/RS
(2021-02-11)Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa 2 – Políticas Públicas, Práticas Educativas e suas Interfaces do Programa de Pós-Graduação em Educação e integra-se às pesquisas desenvolvidas pelo Kairós – Grupo de Estudos e ... -
Dialética e andronormatividade: o trabalho pedagógico na gramática do capital
(2017-07-17)Vive-se em uma sociedade hegemônica e dominantemente masculina a ponto de constituir-se como uma verdadeira norma social. A educação, pelo papel central que tem na sociedade, configura-se como uma produtora e reprodutora ... -
A dialética nas fronteiras da convivência: o movimento dos sujeitos a partir de uma escola técnica industrial em direção ao mundo do trabalho
(2018-11-26)Este estudo vincula-se à Linha de Pesquisa 2 – Práticas Escolares e Políticas Públicas (LP2), do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Grupo Kairós – Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Trabalho, Educação e Políticas ... -
Dialéticas do feminino: interlocuções com professoras de educação física da rede municipal de ensino de Santa Maria (RS) sobre trabalho pedagógico
(2017-09-06)Esta investigação se insere no conjunto das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas, integrado ao PPGE da UFSM. O objetivo geral foi analisar ... -
A dimensão estética da formação docente na (inter)relação teoria e prática
(2012-08-07)Este trabalho de tese tem a intenção de aprofundar alguns tópicos da (inter)relação teoria e prática no âmbito filosófico-expressivo da formação docente. O estudo objetiva promover uma discussão acerca da dimensão estética ... -
A dimensão relacional da arte do presente e o presente da pesquisa sobre o ensino da arte contemporânea em programas de pós-graduação em educação
(2017-11-30)Esta tese investiga a dimensão relacional inscrita nos dispositivos da arte do presente e seus possíveis atravessamentos na pesquisa sobre o ensino de arte de agora; fundamenta-se a partir da teoria estética difundida ... -
Dimensões do trabalho pedagógico nos cursos superiores de tecnologia da UFSM: uma análise dialética
(2017-07-29)Esta Tese integra-se à linha de pesquisa - Práticas Escolares e Políticas Públicas - do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisa desenvolvida no Grupo de Estudos ... -
A dinâmica de ações extensionistas na formação continuada de professores municipais de Santa Maria/RS: a tessitura de processos formativos
(2013-03-27)Este estudo teve como foco a extensão universitária na formação continuada de professores da educação básica. Assim, a investigação trouxe um recorte em relação às ações extensionistas universitárias realizadas no campo ... -
O direito à educação como "ioiô" das políticas que ampliam a obrigatoriedade da educação básica
(2018-03-02)Esta tese de doutorado objetivou analisar as relações entre o direito à Educação e a obrigatoriedade, considerando a legislação que torna obrigatória a Educação Básica (EB) no Brasil, dos 4 aos 17 anos de idade e as ... -
Direito e educação em diálogo pela dignidade humana desde uma sociopsicopedagogia integral nos estabelecimentos prisionais
(2024-02-19)Tese de Doutorado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na linha de Pesquisa 1/LP1, Do-cência, saberes e desenvolvimento profissional. A Tese anuncia a ... -
Dislexia, educação superior e aprendizagem: uma análise da subjetividade e dos processos compensatórios a partir da teoria histórico-cultural
(2019-07-12)Esta Tese de Doutorado em Educação está vinculada à linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural, em especial, nos ... -
Dispositivos móveis como suporte pedagógico nas práticas de leitura em sala de aula com alunos do ensino fundamental II
(2020-11-16)Esta pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Doutorado em Educação, na linha de pesquisa Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces. Ela trata da investigação ... -
Docentes negros: imaginários, territórios e fronteiras no ensino universitário
(2014-03-28)Esta Tese de Doutoramento, intitulada: DOCENTES NEGROS: Imaginários, Territórios e Fronteiras no Ensino Universitário, insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), ... -
As dores emocionais docentes: hermenêutica dos processos formativos na autocompreensão de professores universitários
(2021-09-24)A presente tese, com o título “As dores emocionais docentes: hermenêutica dos processos formativos na autocompreensão de professores universitários”, foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade ... -
Ecologia do desenvolvimento humano: movimentos e construção da ambiência bioecológica na educação infantil do campo
(2019-07-31)Esta tese foi elaborada no contexto da Linha de Pesquisa “Formação, saberes e desenvolvimento profissional”, inserida no Curso de Doutorado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de ... -
A educação ambiental e a (trans)formação docente: da cultura ao biológico – da biologia ao cultural
(2012-08-21)conhecer e da Biologia do amar. Estas, têm servido como base para suas pesquisas junto com Ximena Dávila, ao constituírem o que denominam Biologia-cultural. O modo de produzir conhecimento e o próprio sistema de pensamento, ... -
Educação e barbárie: formação de professores na prevenção a catástrofes
(2018-08-10)Propõese que a reconstrução da teoria da barbárie de Walter Benjamin (18921940) permite avaliar coerentemente algumas das premissas pedagógicas que deram amparo ao autoritarismo e às diferentes catástrofes que daí se ... -
Educação e catástrofe: repensando a espiritualidade a partir de Viktor Frankl
(2017-09-06)A tese procura analisar o tema da espiritualidade diante de eventos catastróficos, investigando como a educação pode contribuir para a reconstrução das mazelas provocadas por tais episódios. Na formação docente, é importante ... -
Educação escolar indígena, intercultura e formação de professores (as).
(2017-06-30)Este trabalho de pesquisa que apresento como requisito para obtenção do título de doutora em Educação, na Linha Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), é continuidade da pesquisa do Mestrado em ...