Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 235-254 of 294
-
O processo constitutivo do grupo de análise narrativa discursiva: a formação de pesquisadores no espaço grupal
(2017-10-10)Esta tese foi desenvolvida na Linha de Pesquisa 1 – Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A temática proposta abordou o ... -
O processo de constituição do pesquisador em educação matemática: possibilidades de formação em um grupo de estudos e pesquisas
(2023-06-16)Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O fenômeno investigado ... -
Processo de inclusão de servidores públicos com deficiência e sua repercussão na saúde ocupacional: um estudo sobre a UFSM
(2019-10-25)Esta tese foi elaborada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa 03 – Educação Especial, Inclusão e Diferença e se propôs a investigar a relação entre o processo de inclusão no mundo do trabalho e a ... -
Processos de aprendizagem e auto(trans)formação docente em ambiente digital imersivo (ADI): convergência e novas coreografias no ensino superior
(2018-08-01)Esta tese apresenta como tema os caminhos da docência em Ambiente Digital Imersivo, encontrando-se vinculada à Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação ... -
Os processos formativos de estudantes cotistas autodeclarados pretos e pardos e os contextos emergentes na UFSM
(2021-02-12)Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa – LP1 Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e apresenta como temática ... -
A procura de si no espelho do outro: compreendendo o adolescente com características de altas habilidades/superdotação
(2013-06-07)Esta pesquisa teve como embasamento principal as experiências vividas do meu fazer pedagógico junto aos alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Especial. Tais conhecimentos se tornaram ponto fulcral para eu me voltar ao ... -
A produção de práticas de liberdade na escola como atividade militante do professor
(2023-04-26)A defesa da escola, sobretudo, a pública, como um espaço que pode e deve produzir sujeitos, que na relação ética consigo e com o outro, vivam de maneira mais livre, é a tese desenvolvida nesta pesquisa, no Programa de ... -
Produsage e Recursos Educacionais Abertos (REA): cultura participativa nas práticas escolares
(2019-11-14)A preocupação temática geradora dessa pesquisa, está centrada nas políticas públicas de indução aos Recursos Educacionais Abertos (REA) nas práticas escolares, como estratégias de inovação e garantia de uma educação inclusiva ... -
A produtividade dos sujeitos com deficiência na articulação da educação profissional e tecnológica com a inclusão
(2017-09-01)Esta Tese tem como objetivo compreender como a educação profissional e tecnológica investe na constituição de sujeitos produtivos na racionalidade neoliberal de matriz inclusiva. Inspirada no pensamento de Michel Foucault ... -
Professor orientador de estágio curricular da área da saúde: trajetória profissional e modos de atuação
(2019-07-24)Esta investigação está vinculada a Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A pesquisa teve como foco a trajetória ... -
Professor voluntário: o ciclo da longedocência no ensino superior
(2018-07-19)Esta tese decorre dos estudos desenvolvidos no Grupo de pesquisa Formação de Professores e práticas educativas: educação básica e superior (GPFOPE) e insere-se na linha de pesquisa (LP1): ―Formação, Saberes e Desenvolvimento ... -
Professores e ensino médio brasileiro na revista Educação/UFSM: um arquivo sobre a produção de sujeitos na governamentalidade neoliberal
(2018-07-31)Esta tese buscou analisar uma série de artigos da revista Educação, publicada no Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e uma seleção de documentos oficiais brasileiros sobre a educação, ... -
Profexanismo: as significações imaginárias xamânico-guaraníticas na autoformação de pesquisadoras em educação
(2021-12-03)Esta tese de doutorado em Educação propôs-se a investigar significações imaginárias xamânicas no contexto da autoformação de pesquisadoras sobre temáticas indígenas. O percurso voltou-se inicialmente para a cosmologia ... -
O projeto de educação especial na educação superior: pedagogias em disputa
(2022-08-05)Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria na Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença e aos estudos teóricos do Grupo de Estudos e Pesquisas ... -
Que experiências motivam a escolha da docência durante a formação inicial? Percursos de auto(trans) formação docente em Letras
(2022-08-18)A presente tese de Doutorado em Educação foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa Docência, Saberes e formação profissional (LP1). ... -
Racionalidade neoliberal e sensibilização para a inclusão escolar de deficientes
(2015-03-16)"Sensibilizar" é um dos verbos mais chamados à conjugação nas atuais políticas de inclusão no Brasil. Vários documentos ressaltam a urgência histórica de acesso, participação e aceitação de todos, especialmente na escola ... -
Racionalidades pedagógicas na música em cursos de pedagogia: um estudo no Rio Grande do Sul
(2019-08-07)A pesquisa de tese foi realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa Educação e Artes e está vinculada ao grupo de pesquisa FAPEM: Formação, ... -
Redimensionar o corpo: biologicidade, racionalidade e poder em contextos de formação
(2022-03-01)A seguinte tese parte de um possível redimensionamento do papel do corpo nos processos mais gerais de ensino/aprendizagem, ou formação. O trabalho parte do pressuposto de que os corpos, suscetíveis às dinâmicas históricas, ... -
Reestruturação da educação superior e ações direcionadas à permanência e diplomação do estudante com necessidades educacionais especiais
(2018-06-04)A Educação Superior vem ganhando espaço nas discussões e pesquisas desenvolvidas nos últimos anos. O número de matrículas tem crescido consideravelmente, principalmente, após a implementação do REUNI em 2007. Apesar da ... -
Os reflexos, simbólicos e imagéticos, do espelho de Héracles em nós: as (res)significações afloradas da (auto)reflexão sobre as trajetórias de formação docente
(2017-08-30)O presente estudo é apresentado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Configura-se como uma Tese de doutorado em Educação, vinculada à Linha de Pesquisa LP2-Práticas ...