Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 255-274 of 294
-
Reificação na formação docente: diálogos possíveis sobre a prática do professor de língua espanhola
(2020-12-09)A tese intitulada “Reificação na formação docente: Diálogos possíveis sobre a prática do professor de língua espanhola” é desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Relação de variáveis com o desempenho de estudantes na educação profissional a distância
(2021-10-26)Esta tese teve como objetivo analisar a relação de algumas variáveis com o desempenho de estudantes da EaD/IFFAR, na Educação Profissional. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se a pesquisa ação, dentro do ambiente ... -
Relação família-escola: uma parceria para a inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação
(2016-12-06)A inclusão escolar tem sido um desafio para muitos professores que atuam nas classes regulares de ensino. Diversos fatores dificultam a prática pedagógica desses em sua atuação com os alunos que constituem o público-alvo ... -
A relação professor-aluno: entre e imaginários, identificações e negociações
(2012-09-24)Este texto é o resultado de pesquisa desenvolvida durante o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, vinculada à linha de pesquisa denominada Formação, Saberes ... -
Repercussões do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - para a Filosofia no ensino médio
(2017-12-18)O presente estudo analisa o ensino de Filosofia e a sua relação com o PIBID, buscando compreender as implicações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no processo de ensino da disciplina de ... -
Representações sociais da infância indócil: análise dos registros nos livros de ocorrência em uma escola municipal de Santa Maria/RS
(2012-09-03)A presente tese de Doutorado teve como objetivo conhecer, analisar e compreender como são produzidas as Representações Sociais dos indóceis escolares, a partir dos registros nos livros de ocorrência dos anos iniciais de ... -
Resistências fragmentadas: os sentidos do trabalho nas (auto)biografias de professores de história da rede pública estadual do Rio Grande do Sul
(2021-02-11)A presente Tese é vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM) e ao Povo de Clio - Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação. Nosso objetivo, nessa ... -
Saber da não violência na formação docente: processos autocompositvos como mediação às violências no contexto escolar
(2020-08-21)A violência é um fenômeno que deve ser compreendido a partir de condicionantes das mais diversas ordens, entre elas culturais, econômicas, políticas e psicossociais. A violência em âmbito escolar é um tema emergente na ... -
“Se eu aprender, não vou ser um carro atolado no lugar”: trajetórias escolares de jovens no percurso para a EJA
(2021-12-10)Este trabalho foi desenvolvido no curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa: políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas ... -
Os sentidos da experiência escolar para jovens do ensino médio: um estudo em três escolas na cidade de Caxias do Sul/RS
(2013-03-07)A presente tese se insere na temática Cultura Juvenil e Cultura Escolar, na Linha de Pesquisa - Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria- ... -
Ser artista professor: tramas, imaginários e poéticas em jogo nos espaços de atuação-formação
(2018-09-11)Este trabalho de tese de doutorado em Educação foi desenvolvido na Linha de Pesquisa 1 – Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Ser formador e ser professor sem álibis: o processo formativo de professores de língua inglesa
(2014-03-31)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Nesta investigação buscamos compreender como ... -
A significação do ensino de ciências da natureza nos anos iniciais: contribuições do espaço formativo compartilhado para a formação de professores
(2021-02-10)Esta tese de Doutorado, vinculada à linha de pesquisa ―Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional‖ do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pesquisou aspectos relacionados ... -
Sistema municipal de ensino: arena de confluências, rupturas e desafios na democratização da educação
(2012-08-24)Na construção das políticas públicas educacionais tanto os processos de manutenção quanto os de transformação social sofrerão influências diretas, por um lado, das propostas políticas e ideológicas que emanam dos partidos ... -
Sistema nacional de avaliação da educação superior: produção de sentidos de qualidade na gestão de licenciaturas da UFSM
(2018-12-13)Essa tese sustenta-se na análise de políticas educacionais, particularmente na política de avaliação da Educação Superior que se desenvolve desde 2004 no Brasil pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ... -
Sobre ensino e aprendizagem de números negativos: o que apontam as pesquisas
(2023-06-23)Esta tese de doutorado é produto de uma pesquisa que foi desenvolvida no Programa de PósGraduação em Educação (PPGE) na linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, da Universidade Federal de Santa ... -
Sujeito-corpo-resistência: práticas discursivas em cenas escolares
(2023-09-01)Esta tese, desenvolvida no curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), na linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença, e articulada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial ... -
Sustentabilidade e inclusão: estratégias de governamento na sociedade contemporânea de racionalidade neoliberal
(2018-11-23)Vários documentos e orientações ressaltam a sustentabilidade, articulada à inclusão, como garantia de desenvolvimento da população e do país. Esta tese, desenvolvida junto à Linha de Pesquisa em Educação Especial, propõe ... -
Teares formativos: teceduras entre marcas de formação inicial e continuada de egressos do curso de pedagogia/UFSM
(2013-11-29)A presente pesquisa está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, em nível de Doutorado, vinculado à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Articula dois pressupostos ... -
Tecendo histórias... entrelaçando narrativas: tecituras que constroem a docência de professores bacharéis
(2018-07-30)Este estudo insere-se na linha de pesquisa “Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Apresentou como objetivo geral compreender ...