Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Pereira, Marcelo de Andrade"
Itens para a visualização no momento 1-6 of 6
-
Dança moderna e pilates: um estudo sobre tradição, narração e prática pedagógica
(2017-08-21)Este estudo teve como problematização central investigar o modo que a narração, na prática pedagógica do Método Pilates e da Dança Moderna, pode constituir uma experiência no/ pelo corpo. Caracterizou-se em uma pesquisa ... -
Espaços friccionais: contato-improvisação como inspiração e locus dialógico na formação [in-comum] de professoras da educação básica
(2023-08-10)A presente pesquisa aborda o contato corporal como possibilidade de diálogo entre grupos de professoras do Ensino Básico, que ministram disciplinas diversas, e, desse modo, problematiza questões de cunho relacional e ... -
Agora é samba! Saberes afro-passistagógicos de mulheres gaúchas
(2022-06-24)O presente estudo foi realizado durante os anos de 2018 a 2022 com Passistas Negras Gaúchas, buscando compreender como ocorrem as suas Pedagogias em dança, as quais são denominadas nesta pesquisa de Passistagogias. Para a ... -
Performances juvenis nas redes sociais: o online como entrelugar de encontro
(2021-09-08)A presente tese deriva de um processo de pesquisa que envolveu os jovens e as performances nas redes sociais, abordando seus desdobramentos. A performance, entendida através da perspectiva de acontecimento, enquanto ação, ... -
Ensino de dança em litígio: uma problemática
(2017-08-25)Esta tese apresenta uma discussão a respeito das relações entre as áreas da dança e da educação física e tem o objetivo de problematizar a presença da dança na educação básica. Mesmo institucionalizada há mais de seis ... -
A dimensão relacional da arte do presente e o presente da pesquisa sobre o ensino da arte contemporânea em programas de pós-graduação em educação
(2017-11-30)Esta tese investiga a dimensão relacional inscrita nos dispositivos da arte do presente e seus possíveis atravessamentos na pesquisa sobre o ensino de arte de agora; fundamenta-se a partir da teoria estética difundida ...