Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por assunto "Basic education"
Itens para a visualização no momento 1-5 of 5
-
O direito à educação como "ioiô" das políticas que ampliam a obrigatoriedade da educação básica
(2018-03-02)Esta tese de doutorado objetivou analisar as relações entre o direito à Educação e a obrigatoriedade, considerando a legislação que torna obrigatória a Educação Básica (EB) no Brasil, dos 4 aos 17 anos de idade e as ... -
Movimentos na produção da política curricular na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular em contextos emergentes
(2023-08-29)Esta tese do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, aborda a temática política curricular municipal em contextos emergentes, na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular. Para ... -
Por uma sociologia da suspensão: ensino de sociologia e narrativas de si como dispositivo de formação
(2016-03-29)Esta tese de doutorado refere-se a didática da Sociologia no Ensino médio. Trata-se de saber como a imaginação sociológica o estranhamento e a desnaturalização, postos como objetivos da Sociologia no Ensino Médio se aproximam ... -
A educação na Guiné-Bissau: perspectivas na atualidade o ensino básico em questão
(2019-07-26)O presente estudo, cujo tema é Educação na Guiné-Bissau: Perspectivas da Atualidade, tendo-se um realce sobre o papel do ensino básico, teve como propósito, destacar o papel e a finalidade da educação para o desenvolvimento ... -
Contextos emergentes no Colégio de Aplicação: tessituras das docências na perspectiva inclusiva
(2020-12-11)A pesquisa aqui proposta vincula-se à Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Propomos com este estudo compreender como ...