Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por assunto "Inclusão"
Itens para a visualização no momento 1-10 of 10
-
Governamentalidade neoliberal e os deslocamentos no eixo da inclusão nos discursos de alfabetização infantil da PNA (2019-2022)
(2022-12-16)Esta Tese, realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença, tem como foco analítico os discursos de ... -
Concepções docentes sobre saúde e deficiência sob o prisma da Teoria Bioecológica de Desenvolvimento Humano
(2019-03-19)As políticas de educação no Brasil, nos diferentes níveis de ensino, desenvolvem-se numa perspectiva inclusiva, que exige conhecimento e respeito à diversidade. Para que tais políticas se efetivem e contribuam para a ... -
Narrativas de um caminhar para si com os outros: experiências formativas inclusivas junto a um grupo de estudantes de música
(2018-08-24)Este trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Linha de Pesquisa 4 (LP4), Educação e Artes, Grupo NarraMus e teve como objetivo geral investigar ... -
“A gente só quer ser estranho como todo mundo”: impacto das estratégias de apoio psicopedagógico sobre a trajetória acadêmica de estudantes no ensino superior
(2024-03-08)Este estudo trata da inclusão no Ensino Superior, e busca responder ao seguinte problema: como as estratégias de apoio psicopedagógico repercutem no desempenho e permanência dos estudantes no Ensino Superior? O objetivo ... -
Sustentabilidade e inclusão: estratégias de governamento na sociedade contemporânea de racionalidade neoliberal
(2018-11-23)Vários documentos e orientações ressaltam a sustentabilidade, articulada à inclusão, como garantia de desenvolvimento da população e do país. Esta tese, desenvolvida junto à Linha de Pesquisa em Educação Especial, propõe ... -
Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior: efeitos na docência universitária
(2014-10-10)Esta Tese insere-se na Linha de Pesquisa Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Com o objetivo de tensionar a política de inclusão de estudantes com deficiência ... -
Processo de inclusão de servidores públicos com deficiência e sua repercussão na saúde ocupacional: um estudo sobre a UFSM
(2019-10-25)Esta tese foi elaborada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa 03 – Educação Especial, Inclusão e Diferença e se propôs a investigar a relação entre o processo de inclusão no mundo do trabalho e a ... -
Um estudo sobre práticas avaliativas direcionadas aos estudantes com deficiência no ensino superior: a meta-avaliação como processo
(2019-06-06)Esta proposta de investigação sobre as práticas avaliativas direcionadas aos estudantes com deficiência no Ensino Superior: a meta-avaliação como processo está focada nas seguintes indagações: como os espaços universitários ... -
A aprendizagem docente e a inclusão de Cotistas B em novos contextos na universidade
(2016-08-12)Este trabalho insere-se na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A investigação caracteriza-se como narrativa ... -
A produtividade dos sujeitos com deficiência na articulação da educação profissional e tecnológica com a inclusão
(2017-09-01)Esta Tese tem como objetivo compreender como a educação profissional e tecnológica investe na constituição de sujeitos produtivos na racionalidade neoliberal de matriz inclusiva. Inspirada no pensamento de Michel Foucault ...