Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por assunto "Teacher training"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 33
-
A significação do ensino de ciências da natureza nos anos iniciais: contribuições do espaço formativo compartilhado para a formação de professores
(2021-02-10)Esta tese de Doutorado, vinculada à linha de pesquisa ―Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional‖ do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pesquisou aspectos relacionados ... -
Antropofagia cultural brasileira: uma conversa intercultural sobre formação do professor/a e educação musical
(2018-06-08)Ao devorar a proposta filosófica da Antropofagia Cultural Brasileira o leitor deparará com as definições da Antropofagia literal e Antropofagia literária. A partir dessas se concebe uma proposta Antropofágica de Educação ... -
Fazendo música juntos: narrativas de integrantes do conjunto de flautas doces da UERGS
(2019-07-19)A presente tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, dentro da linha de pesquisa Educação e Artes e está vinculada ao grupo de pesquisa NarraMus. A estrutura ... -
Gênese e desenvolvimento dos saberes pedagógico-tecnológicos na docência em Arquivologia (UFSM) frente à convergência digital
(2015-06-29)Esta investigação científica, realizada no contexto da Linha de Pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional , do Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal ... -
Imaginário docente médico: o papel do habitus medicus na sua construção
(2015-03-10)Esta pesquisa foi desenvolvida e apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, como Tese ... -
Gerações e histórias de vida em diálogo na educação do campo, em classes multisseriadas: uma contribuição na formação de professores
(2017-05-05)Esta tese emerge a partir da minha história de vida e da minha participação, desde 2006, nas discussões do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização (GEPFICA), o qual é coordenado pela ... -
História oral de professores de terapia ocupacional: três vidas, três histórias, quatro cantos do Brasil
(2016-03-23)Esta tese de doutorado em Educação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa 1 Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós- graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Minha ... -
Os movimentos de formação docente no projeto orientador de atividade
(2017-08-25)O presente trabalho é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na linha de pesquisa “LP1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional”. O principal objetivo foi investigar as relações essenciais ... -
O (não) lugar da sensibilidade na formação do jurista docente
(2023-07-31)A presente de tese tem como objetivo direcionar o olhar para as possibilidades contributivas do campo da Filosofia da Educação na atual formação dos juristas docentes, em especial para uma influência que valorize os ... -
Pedagogia da bricolagem: ofício de educadores e educadoras artífices
(2022-03-03)Esta Tese1 foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), linha de pesquisa “Docência, saberes e desenvolvimento profissional”. A proposição temática está ... -
Imaginários, saberes e fazeres no ensino superior: processos formativos do formador de professores
(2017-09-05)Esta tese se insere na Linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Esta investigação partiu da problemática de pesquisa ... -
O ambiente de potencial formação (APF) como mediação para a acessibilidade de estudantes com deficiência na educação superior a distância
(2021-01-22)A presente pesquisa de Doutorado foi realizada no Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva (GEPEIN), que se insere na Linha de Pesquisa 3 - Educação Especial, Inclusão e Diferença, do ... -
A formação de professores no Brasil: uma genealogia dos modelos de formação
(2022-07-29)Resumo: Esta pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa 1 do programa de pós-graduação em Educação da UFSM, toma por impulso responder a seguinte questão: Como e quando a Formação de Professores se produz como campo de saber ... -
Complexidade e reconhecimento: as dinâmicas do afeto e do conflito na EaD
(2015-08-03)Neste trabalho, analiso de que forma o conflito e a afetividade, conforme concebidos pelo filósofo alemão Axel Honneth, sobretudo em sua obra Luta por Reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais, interferem na ... -
O estágio supervisionado como espaço formativo do professor que ensina matemática
(2023-08-22)Esta pesquisa situa-se no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat), com preocupações voltadas à formação de professores, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na linha ... -
A formação dos professores e os direitos humanos das crianças e dos adolescentes: uma pesquisa intercultural sobre a não-violência
(2022-08-02)Este trabalho de tese de Doutorado é um estudo sobre alguns dos maiores problemas enfrentados pelos(as) Educadores(as), que advêm do envolvimento com crianças e adolescentes que sofrem maus-tratos, seja na sociedade, na ... -
Formação de professores para a fluência tecnológico-pedagógica em tecnologia assistiva no curso de pedagogia
(2019-07-10)As Tecnologias Assistivas podem eliminar barreiras e oferecer equidade às pessoas com deficiência. Para sua integração, é importante que os professores sejam fluentes tecnológica e pedagogicamente, pois os conhecimentos ... -
Topologia das violências em rede: uma hermenêutica da docência a partir do caso da professora de Indaial
(2023-01-31)A presente tese busca investigar e refletir sobre as violências em rede, propagadas com auxílio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), especificamente no contexto as plataformas de redes sociais, em sua ... -
Formação repertório e imaginários de docência: gênero e interseccionalidades em um curso de Licenciatura em Química
(2022-12-15)Esta pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sendo desenvolvida no Doutorado em Educação, na linha de pesquisa: Docência, Saberes e Desenvolvimento ... -
Educação escolar indígena, intercultura e formação de professores (as).
(2017-06-30)Este trabalho de pesquisa que apresento como requisito para obtenção do título de doutora em Educação, na Linha Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), é continuidade da pesquisa do Mestrado em ...