Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por tipo "Dissertação"
Itens para a visualização no momento 1-7 of 7
-
As políticas educacionais gaúchas no governo Eduardo Leite (2019-2021): uma manifestação singular da subsunção do trabalho pedagógico ao capital
(2022-12-16)O capitalismo vivencia atualmente uma crise estrutural, que coloca em voga o desemprego crônico, a destruição das forças produtivas, a impossibilidade de igualdade entre os seres humanos e o confronto de interesses entre ... -
“A gente só quer ser estranho como todo mundo”: impacto das estratégias de apoio psicopedagógico sobre a trajetória acadêmica de estudantes no ensino superior
(2024-03-08)Este estudo trata da inclusão no Ensino Superior, e busca responder ao seguinte problema: como as estratégias de apoio psicopedagógico repercutem no desempenho e permanência dos estudantes no Ensino Superior? O objetivo ... -
Perspectivas para educação contra a barbárie: um olhar crítico-filosófico à intervenção assistida por animais em ambiente escolar
(2022-08-26)Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa 1 – Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa aborda a Intervenção ... -
Sujeito-corpo-resistência: práticas discursivas em cenas escolares
(2023-09-01)Esta tese, desenvolvida no curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), na linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença, e articulada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial ... -
Escola outra sem outra escola: política de avaliação em larga escala e o fazer escola em devirresistência
(2023-12-19)Esta tese se constitui num ensaio de pensamento, pesquisa e escrita que foi realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa Educação Especial, ... -
Constituir-se educador em ambiência humanista: protagonismo docente e desenvolvimento profissional no IFSUL
(2022-10-27)Esta tese, denominada “Constituir-se Educador em Ambiência Humanista: Protagonismo Docente e Desenvolvimento Profissional no IFSUL”, foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de pesquisa “Docência, ... -
Sistema nacional de avaliação da educação superior: produção de sentidos de qualidade na gestão de licenciaturas da UFSM
(2018-12-13)Essa tese sustenta-se na análise de políticas educacionais, particularmente na política de avaliação da Educação Superior que se desenvolve desde 2004 no Brasil pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ...