Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Bolzan, Doris Pires Vargas"
Itens para a visualização no momento 1-18 of 18
-
A aprendizagem da docência nos cursos técnicos de ensino médio integrado
(2014-04-23)Esta tese insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem como foco a aprendizagem da ... -
O professor/gestor universitário de instituição pública federal: fazeres e saberes implicados nas arquitetônicas docentes
(2023-12-18)Esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa narrativa sociocultural. A temática foco é a atividade docente, gestão universitária, arquitetônicas do professor/gestor em contextos emergentes na/da educação superior brasileira. ... -
Ser formador e ser professor sem álibis: o processo formativo de professores de língua inglesa
(2014-03-31)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Nesta investigação buscamos compreender como ... -
Aprendizagem docente das egressas dos cursos de Pedagogia: docência com a infância
(2017-12-05)Esta pesquisa de doutorado insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Referenciado na ... -
Os processos formativos de estudantes cotistas autodeclarados pretos e pardos e os contextos emergentes na UFSM
(2021-02-12)Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa – LP1 Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e apresenta como temática ... -
Aprendizagem docente do professor surdo: a produção de saberes sobre a escrita da língua de sinais
(2016-03-29)Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, em âmbito de doutoramento. A partir de fios ... -
Alfabetização de jovens e adultos e a consciência fonológica: um estudo sobre concepções de alfabetizadores
(2015-02-26)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Como objetivo geral, buscamos compreender as ... -
Atividade docente de estudo de professoras do ciclo de alfabetização: vivências formativas em contextos de cultura escrita
(2017-08-28)Este estudo vincula-se à Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Apresenta como problemática orientadora a seguinte ... -
Aprendizagem docente do professor orientador no estágio curricular supervisionado em cursos de licenciatura
(2017-09-13)Esta tese insere-se na linha de pesquisa de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e apresenta como temática de pesquisa a aprendizagem ... -
Movimentos da professoralidade: a tessitura da docência universitária
(2012-08-17)Este trabalho volta-se à compreensão acerca dos movimentos que perpassam o fazer-se docente, focalizando a tessitura da professoralidade universitária. Este processo diz respeito aos movimentos de criação que o professor ... -
Formação de professores para o ensino profissional, técnico e tecnológico: análise descritivo das competências e as propostas formativas de Brasil e Chile
(2022-12-16)Esta tese insere-se na Linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Objetivamos compreender como as competências são ... -
Professor voluntário: o ciclo da longedocência no ensino superior
(2018-07-19)Esta tese decorre dos estudos desenvolvidos no Grupo de pesquisa Formação de Professores e práticas educativas: educação básica e superior (GPFOPE) e insere-se na linha de pesquisa (LP1): ―Formação, Saberes e Desenvolvimento ... -
Atividade de estudo e autonomia no processo de produção da pesquisa
(2013-03-26)Compreendemos que podemos contribuir para a constituição da autonomia na produção da pesquisa a partir de inúmeras experiências desafiadoras que o sujeito pode experienciar nos espaços acadêmicos, especialmente na Pós-graduação ... -
Aprendizagem docente no ensino superior: processos formativos de professores e estudantes nas licenciaturas da área de ciências biológicas, exatas e da terra
(2017-08-29)Este estudo insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e está vinculado a uma pesquisa maior ... -
A dinâmica de ações extensionistas na formação continuada de professores municipais de Santa Maria/RS: a tessitura de processos formativos
(2013-03-27)Este estudo teve como foco a extensão universitária na formação continuada de professores da educação básica. Assim, a investigação trouxe um recorte em relação às ações extensionistas universitárias realizadas no campo ... -
A aprendizagem docente e a inclusão de Cotistas B em novos contextos na universidade
(2016-08-12)Este trabalho insere-se na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A investigação caracteriza-se como narrativa ... -
Contextos emergentes no Colégio de Aplicação: tessituras das docências na perspectiva inclusiva
(2020-12-11)A pesquisa aqui proposta vincula-se à Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Propomos com este estudo compreender como ... -
A constituição do professor/pesquisador em contextos emergentes na educação superior
(2018-07-20)Esta tese está vinculada à Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Os aportes teóricos de Vygotski (1991, 2003, 2010), ...