Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 101-120 of 309
-
Experiências formativas de uma escola pública bilíngue para surdos em curso médio normal
(2021-10-18)Esta tese foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença e tem como objetivo principal entender as experiências ... -
Ateliê biográfico de (auto)formação: cruzando fios e entrelaçando histórias-trajetórias docentes de professores em classes multisseriadas no estado de Santa Catarina
(2021-08-05)Esta tese emerge a partir da minha história de vida e da minha participação, desde 2008, nas discussões do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização – GEPFICA. O objetivo deste trabalho ... -
Desafios e possibilidades para a implementação do novo ensino médio em escolas públicas da região de Santa Maria/RS
(2021-09-03)O presente trabalho foi desenvolvido a partir de estudos e reflexões realizados no âmbito do Grupo de Estudos, Pesquisa e Intervenções, Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores (INOVAEDUC). Ele ... -
Contribuições de Paulo Freire e Humberto Maturana para a educação ambiental: um olhar intercultural sobre o programa PIBID (UNISC) no curso de formação de professores(as) de Ciências Biológicas
(2021-09-03)Esta pesquisa de Doutorado em Educação na Linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional no PPGE da UFSM, realizada por meio de entrevista semiestruturada com licenciandos(as) do curso de Ciências Biológicas da ... -
Auto(trans)formações permanentes com professores do ensino médio regular: re-ad-mirando a docência e re-significando experiências
(2020-12-17)Esta tese de doutorado insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Objetivamos, com esta investigação, ... -
Critérios multidimensionais da avaliação e suas implicações no processo de reconhecimento de cursos superiores em institutos e universidades federais
(2020-07-20)Esta tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), na linha de pesquisa LP2 – Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces. Também, ... -
Os processos formativos de estudantes cotistas autodeclarados pretos e pardos e os contextos emergentes na UFSM
(2021-02-12)Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa – LP1 Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e apresenta como temática ... -
Condições percebidas sobre a organização do trabalho docente e crenças de autoeficácia de professores do ensino médio
(2020-10-30)Nesta pesquisa, buscamos caracterizar os fatores ligados à atuação docente com possíveis influências sobre a motivação e autoeficácia de professores da Rede Escolar Pública Estadual de Ensino/RS atuantes no Ensino Médio, ... -
Desvio-escrita-pensamento para traçar possíveis na educação e na pesquisa
(2020-09-01)Esta pesquisa, ao desviar por ‘entre’ os espaços da educação, da arte e da filosofia, compõe um traçado errático e um pouco mais livre, na escrita e no pensamento, em que é possível se mover pela alegria do novo passo a ... -
A significação do ensino de ciências da natureza nos anos iniciais: contribuições do espaço formativo compartilhado para a formação de professores
(2021-02-10)Esta tese de Doutorado, vinculada à linha de pesquisa ―Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional‖ do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pesquisou aspectos relacionados ... -
Reificação na formação docente: diálogos possíveis sobre a prática do professor de língua espanhola
(2020-12-09)A tese intitulada “Reificação na formação docente: Diálogos possíveis sobre a prática do professor de língua espanhola” é desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Da casa pra horta, da horta pra rua: processos educativos em práticas sociais em um território de remoção
(2021-03-26)Não foi possível inserir o resumo. -
Formação permanente em educação especial: aproximações e afastamentos na/da docência inclusiva
(2020-12-21)Este estudo resulta da pesquisa de doutoramento em Educação, vinculada à Linha de Pesquisa – LP1 “Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa ... -
A escola regular contemporânea e o aluno surdo/deficiente auditivo: dos modos de subjetivação para as singularidades produzidas no contexto das experiências escolares
(2020-10-02)Esta Tese foi realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença, e tem como objetivo principal compreender ... -
Resistências fragmentadas: os sentidos do trabalho nas (auto)biografias de professores de história da rede pública estadual do Rio Grande do Sul
(2021-02-11)A presente Tese é vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM) e ao Povo de Clio - Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação. Nosso objetivo, nessa ... -
Por uma consciência histórica: narrativas autobiográficas de estudantes de história do ensino médio
(2020-12-17)Em um cenário de mudanças cada vez mais rápidas, em que a educação é insistentemente criticada e questionada, cresce de maneira significativa o número de pessoas que não mais atribui à instituição escola o papel de ser a ... -
Formação permanente de professores: criticidade e reflexividade na perspectiva das ruralidades como espaços conectivos
(2021-03-26)A Educação do Campo tem sido um desafio para gestores e professores, pois a escola, como espaço de transformação, exig e uma posição teórico prática e política para ser compreendida enquanto projeto educativo. É preciso ... -
Performances juvenis nas redes sociais: o online como entrelugar de encontro
(2021-09-08)A presente tese deriva de um processo de pesquisa que envolveu os jovens e as performances nas redes sociais, abordando seus desdobramentos. A performance, entendida através da perspectiva de acontecimento, enquanto ação, ... -
Tecnologias digitais emergentes na educação superior: contribuições e implicações aos percursos formativos dialógicos e auto(trans)formativos
(2021-04-09)Este trabalho foi desenvolvido no Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), na Linha de Pesquisa “Políticas públicas educacionais, práticas ... -
As práticas escolares a partir do jornal Mundo jovem, 1978-1988
(2020-12-18)Este texto apresenta a mediação do jornal Mundo Jovem nas práticas escolares, durante os anos finais da Ditadura Civil-militar brasileira (1978-1988). Com isso, o questionamento a ser respondido compreende: de que maneira ...