Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 81-100 of 309
-
Redimensionar o corpo: biologicidade, racionalidade e poder em contextos de formação
(2022-03-01)A seguinte tese parte de um possível redimensionamento do papel do corpo nos processos mais gerais de ensino/aprendizagem, ou formação. O trabalho parte do pressuposto de que os corpos, suscetíveis às dinâmicas históricas, ... -
“Se eu aprender, não vou ser um carro atolado no lugar”: trajetórias escolares de jovens no percurso para a EJA
(2021-12-10)Este trabalho foi desenvolvido no curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa: políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas ... -
Pedagogia da bricolagem: ofício de educadores e educadoras artífices
(2022-03-03)Esta Tese1 foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), linha de pesquisa “Docência, saberes e desenvolvimento profissional”. A proposição temática está ... -
Da graduação à pós-graduação: valor potencial dos recursos de tecnologia assistiva digital na trajetória acadêmica do estudante com deficiência
(2022-04-08)A presente Tese, vinculada à Linha de Pesquisa “Educação Especial, Inclusão e Diferença”, do Doutorado em Educação, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria -RS, apresenta como objetivo ... -
As políticas de governo no Rio Grande do Sul de 2015 a 2018 e as condições de trabalho pedagógico na rede pública estadual: movimentos de continuidade do discurso sob a lógica do capital segundo posicionamentos do CPERS/Sindicato
(2022-03-22)Este estudo se vincula à Linha de Pesquisa 2 – Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, e ao Kairós – Grupo ... -
O brincar revolucionário de faz de conta na perspectiva histórico-cultural: vozes, imagens, manifestações, expressões das infâncias e crianças de 4 e 5 anos
(2021-11-10)O debate sobre a temática brincadeira de faz de conta ampliou-se nos últimos anos. Além disso, estudos e pesquisas com as crianças em cena estão mais intensos neste século, principalmente relacionados às suas vozes, às ... -
Práticas pedagógicas articuladas entre ensino comum e educação especial: possibilidades de acesso ao currículo
(2022-02-09)O estudo objetivou conhecer a organização das práticas pedagógicas em educação especial, refletindo sobre os processos de articulação e colaboração na escola como possibilidade de proporcionar acessibilidade curricular. ... -
A experiência pedagógica com/entre/para os bebês e a constituição da docência: narrativas de professoras da rede municipal de Santa Maria
(2022-02-17)Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa – LP2: Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas interfaces, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e ... -
(Im) Possibilidades da implementação da terminalidade específica na educação superior
(2022-03-14)Esta tese de Doutorado em Educação está vinculada à linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, tendo como reflexão a institucionalização da Certificação por ... -
Biografias de professores(as) de escolas do campo e classes multisseriadas
(2022-04-05)Esta Tese versa sobre as histórias de vida dos professores do campo e classes multisseriadas dos municípios de Santa Maria (RS) e São Gabriel (RS, a existência, seus saberes. Fazeres e processos de formação. A pesquisa ... -
Facce: um framework para avaliar a carga cognitiva na educação
(2021-12-15)Com o grande avanço da tecnologia para a educação, há de se considerar a maneira como ocorre a oferta do conhecimento nas esferas digitais e a sua interferência na aprendizagem do estudante, uma vez que apenas transpor os ... -
Relação de variáveis com o desempenho de estudantes na educação profissional a distância
(2021-10-26)Esta tese teve como objetivo analisar a relação de algumas variáveis com o desempenho de estudantes da EaD/IFFAR, na Educação Profissional. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se a pesquisa ação, dentro do ambiente ... -
Narrativas (auto)biográficas com professoras sobre as violências e a educação para a humanização: “foi um rio que passou em minha vida”
(2021-11-03)Este estudo foi desenvolvido no Curso do Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), na Linha de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas ... -
Extensão universitária em contextos emergentes da educação superior: um estudo de casos comparados entre Brasil (UFSM) e Argentina (UNC)
(2022-02-03)A extensão universitária constitui-se em uma dimensão fundamental da Educação Superior, a qual promove a relação da universidade com a sociedade, tendo em vista uma formação integral e cidadã. Esta pesquisa foi desenvolvida ... -
Construindo outros modos de ser e de refletir a docência no ciclo de alfabetização a partir da biologia do amar e da biologia do conhecer de Humberto Maturana
(2021-12-17)Esta pesquisa apresenta os resultados de um estudo realizado entre os anos de 2017 e 2021 junto ao Programa de Pós Graduação em Educação (Doutorado) da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa 1: Docência, ... -
Formação de professoras em educação infantil: entrelaçamentos em um processo formativo
(2021-09-08)Essa pesquisa de doutorado se insere na linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Apresenta como objetivo geral ... -
As dores emocionais docentes: hermenêutica dos processos formativos na autocompreensão de professores universitários
(2021-09-24)A presente tese, com o título “As dores emocionais docentes: hermenêutica dos processos formativos na autocompreensão de professores universitários”, foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade ... -
História da arte em des-remontagens: experimentações de entre-tempos na educação
(2021-09-09)Esta tese evoca a história da arte enquanto campo de experimentação de tempos na educação, pelo acionamento de des-remontagens em seus meandros. Para tanto, parte de questionamentos sobre o tempo e os possíveis arranjos ... -
Movimentos da ABEM para a educação musical no Brasil: imaginários sociais em construção pelas narrativas de presidentes
(2021-09-08)Esta tese está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e compõe estudos do grupo de pesquisas “FAPEM: formação, ação e ... -
Uma tese-formação? Mística, fraternuras e utopias da humana docência freireana
(2021-10-15)Esta tese de doutorado insere-se na Linha de Pesquisa-Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Através e com esta investigação, ...