Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 61-80 of 309
-
Caminhar para “ri”: humor e imaginário na encruzilhada da formação de professores
(2022-12-12)Esta tese de doutorado insere-se na linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O objetivo desta investigação ... -
Investigação acerca da manifestação da consciência crítica no estágio supervisionado de ensino
(2022-12-14)Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Doutorado em Educação, inserido na Linha de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, da Universidade ... -
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: narrativas de experiência acerca do processo formativo realizado pela Universidade Federal de Santa Maria/RS.
(2022-10-07)A presente tese versa sobre o programa de formação continuada de professores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) desenvolvido nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio da área de abrangência da Universidade ... -
O ensino de filosofia no colégio Manoel Ribas entre os anos 1979 e 1989: diários de classe e experiências de professoras
(2022-08-31)Esta tese de doutorado foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 2 - Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces. Teve como objetivo geral compreender ... -
Constituir-se educador em ambiência humanista: protagonismo docente e desenvolvimento profissional no IFSUL
(2022-10-27)Esta tese, denominada “Constituir-se Educador em Ambiência Humanista: Protagonismo Docente e Desenvolvimento Profissional no IFSUL”, foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de pesquisa “Docência, ... -
Uma viagem de trem pelas infâncias institucionalizadas: percepções das crianças sobre o ensino fundamental
(2022-09-30)Esta tese é um convite para uma viagem de trem, em busca de diálogos com as infâncias dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Santa Maria - RS. Este estudo apresentou como objetivo ... -
O planejamento como orientador da organização do ensino de matemática
(2022-09-23)Esta pesquisa de doutorado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), em consonância à linha de pesquisa “Docência, saberes e Desenvolvimento Profissional”, ... -
Inovação educacional disruptiva mediada por recursos educacionais abertos (REA) na educação profissional e tecnológica (EPT)
(2022-11-23)Os Recursos Educacionais Abertos (REA) integram o movimento da Educação Aberta, cujos princípios visam à democratização. REA tem como objetivo abrir caminhos para uma educação acessível para todos ao incentivar a criação, ... -
Antropofagia e ensino de filosofia africana e afro-brasileira: uma lenta devoração
(2022-09-16)Há algum tempo os textos das políticas públicas educacionais brasileiras abordam e problematizam a temática étnico-racial na educação. O discurso filosófico decolonial denuncia o racismo epistemológico, étnico e suas ... -
Que experiências motivam a escolha da docência durante a formação inicial? Percursos de auto(trans) formação docente em Letras
(2022-08-18)A presente tese de Doutorado em Educação foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa Docência, Saberes e formação profissional (LP1). ... -
A formação dos professores e os direitos humanos das crianças e dos adolescentes: uma pesquisa intercultural sobre a não-violência
(2022-08-02)Este trabalho de tese de Doutorado é um estudo sobre alguns dos maiores problemas enfrentados pelos(as) Educadores(as), que advêm do envolvimento com crianças e adolescentes que sofrem maus-tratos, seja na sociedade, na ... -
As formadoras de professoras do PNAIC/UFSM: memórias e histórias de formação continuada
(2022-07-22)Na presente Tese, “As formadoras de professoras do PNAIC/UFSM: memórias e histórias de formação continuada”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Doutorado, do Centro de Educação (CE), da Universidade ... -
Inovação educacional na educação física escolar mediada por recursos educacionais abertos (REA)
(2022-07-27)A busca pela legitimidade da Educação Física escolar enquanto componente curricular obrigatório da educação básica visa romper com uma imagem exclusivamente prática, voltada ao saber fazer. Documentos curriculares nacionais, ... -
Agora é samba! Saberes afro-passistagógicos de mulheres gaúchas
(2022-06-24)O presente estudo foi realizado durante os anos de 2018 a 2022 com Passistas Negras Gaúchas, buscando compreender como ocorrem as suas Pedagogias em dança, as quais são denominadas nesta pesquisa de Passistagogias. Para a ... -
A formação de professores no Brasil: uma genealogia dos modelos de formação
(2022-07-29)Resumo: Esta pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa 1 do programa de pós-graduação em Educação da UFSM, toma por impulso responder a seguinte questão: Como e quando a Formação de Professores se produz como campo de saber ... -
O projeto de educação especial na educação superior: pedagogias em disputa
(2022-08-05)Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria na Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença e aos estudos teóricos do Grupo de Estudos e Pesquisas ... -
Altas habilidades/superdotação na educação superior: contextos das universidades federais do Rio Grande do Sul
(2022-06-30)Esta pesquisa de doutorado está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e versa sobre a inclusão de acadêmicos com Altas Habilidades/Superdotação no Ensino Superior. A ... -
Práticas discursivas e BNCC-EI: sobre interfaces de ambiências e experiências numa escola de educação infantil
(2022-06-15)Esta tese de doutorado insere-se na linha de pesquisa LP2, intitulada: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Dispositivos móveis como suporte pedagógico nas práticas de leitura em sala de aula com alunos do ensino fundamental II
(2020-11-16)Esta pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Doutorado em Educação, na linha de pesquisa Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces. Ela trata da investigação ... -
Lições e pedagogias culturais no youtube endereçadas aos/às jovens: outras configurações da pedagogia no contemporâneo
(2022-06-01)Essa tese insere-se na Linha de Pesquisa 2 - Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem ...