Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 41-60 of 309
-
Educação musical e estágio supervisionado: trilhas formativas na construção da docência-estagiária
(2023-03-16)O objetivo desta tese é compreender o processo formativo de construção da docênciaestagiária por estudantes-estagiários, seus desafios e compreensões docentes vividos na pandemia da COVID-19. Partimos do pressuposto de ... -
Autoridade docente em tempos de pós-verdade
(2023-01-30)Esta tese se insere na linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1), do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O intuito do trabalho visa contribuir ... -
Autonomia, heteronomia e uma ponte para a autoria: o caso da EMEF Professor Sergio Lopes
(2023-05-19)Esta tese de doutorado insere-se na linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O objetivo deste trabalho foi ... -
Mapas, cartas e outras memórias: heterotopias possíveis no cartocontar
(2022-12-05)Como operar uma construção política na formação de psicólogos? Essa é a questão que norteia o trabalho através das atividades propostas pelo NAE (Núcleo de apoio a escola). O NAE desde 2017 passou a ser um projeto de ... -
Perspectivas para educação contra a barbárie: um olhar crítico-filosófico à intervenção assistida por animais em ambiente escolar
(2022-08-26)Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa 1 – Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa aborda a Intervenção ... -
Trajetórias de vida: os processos formativos dos alunos público-alvo da educação especial no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
(2022-12-16)A presente pesquisa foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação Especial, inclusão e diferença, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e no âmbito do Núcleo de Estudos e ... -
Perspectivas sobre a eficiência da formação continuada de professores de escolas multisseriadas rurais
(2023-03-24)Esta pesquisa de tese, vinculada à Linha de Pesquisa: LP 1 – Formação, Saberes, e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação, emerge da necessidade de se haver um estudo que possa vislumbrar ... -
Formação de professores para o ensino profissional, técnico e tecnológico: análise descritivo das competências e as propostas formativas de Brasil e Chile
(2022-12-16)Esta tese insere-se na Linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Objetivamos compreender como as competências são ... -
Trabalho pedagógico multifacetado e a educação infantil na pandemia: uma análise dos movimentos de sentidos
(2022-11-18)Este estudo integra-se ao Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas, vinculado à Linha de Pesquisa 2 – Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do ... -
Topologia das violências em rede: uma hermenêutica da docência a partir do caso da professora de Indaial
(2023-01-31)A presente tese busca investigar e refletir sobre as violências em rede, propagadas com auxílio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), especificamente no contexto as plataformas de redes sociais, em sua ... -
As políticas educacionais gaúchas no governo Eduardo Leite (2019-2021): uma manifestação singular da subsunção do trabalho pedagógico ao capital
(2022-12-16)O capitalismo vivencia atualmente uma crise estrutural, que coloca em voga o desemprego crônico, a destruição das forças produtivas, a impossibilidade de igualdade entre os seres humanos e o confronto de interesses entre ... -
Governamentalidade neoliberal e os deslocamentos no eixo da inclusão nos discursos de alfabetização infantil da PNA (2019-2022)
(2022-12-16)Esta Tese, realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença, tem como foco analítico os discursos de ... -
Desenvolvimento da cognição na deficiência intelectual
(2023-01-24)O presente trabalho possui como temática da tese o desenvolvimento da cognição na Deficiência Intelectual (DI) e está vinculado ao curso de Doutorado em Educação, linha de pesquisa em educação especial, inclusão e ... -
A educação ambiental e a (trans)formação docente: da cultura ao biológico – da biologia ao cultural
(2012-08-21)conhecer e da Biologia do amar. Estas, têm servido como base para suas pesquisas junto com Ximena Dávila, ao constituírem o que denominam Biologia-cultural. O modo de produzir conhecimento e o próprio sistema de pensamento, ... -
Autonomia docente no novo ensino médio: possibilidades e constrangimentos no contexto do RS
(2022-12-02)Este projeto de pesquisa foi elaborado a partir de estudos realizados no âmbito do Grupo de Estudos, Pesquisa e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores” (INOVAEDUC) e está vinculado ... -
Formação repertório e imaginários de docência: gênero e interseccionalidades em um curso de Licenciatura em Química
(2022-12-15)Esta pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sendo desenvolvida no Doutorado em Educação, na linha de pesquisa: Docência, Saberes e Desenvolvimento ... -
Corpo-ateliê: memórias performadas por um professor-artista
(2022-11-22)Esta tese opera uma escrita com imagens e ao compor blocos de sensações (DELEUZE; GUATTARI, 2010), produz entradas e faz proliferar a vida em meio a este estudo. Acolhe enquanto método a investigação-criação que faz ... -
Da perda da visão ao exercício da docência: a narrativa de vida de Daverlan Dalla Lana Machado
(2022-11-22)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa “Educação Especial, Inclusão e Diferença”, do Doutorado em Educação, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – RS, tem como objetivo ... -
O papel do coletivo na formação de professores e futuros professores: contribuições de um grupo de estudos e pesquisas
(2022-12-16)Esta pesquisa insere-se na linha Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo principal da investigação ... -
Para uma crítica da educação e por uma compreensão da violência
(2022-12-13)A presente tese busca contribuir para uma crítica da educação compreendendo a violência como parte da mesma e como fenômeno social. Essa crítica tem como fio condutor os estudos de Walter Benjamin, onde este, propõe a ...