Navegação Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM) por orientadores "Naujorks, Maria Inês"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 37
-
A representação social de corpo pelos professores do curso de Fisioterapia da UFSM
(2002-12-19)Este estudo se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas nas Instituições e se integra no núcleo temático Produção e Conhecimento em Educação Especial. Consiste em uma pesquisa de cunho qualitativo de abordagem ... -
As representações sociais dos professores acerca da inclusão de alunos com distúrbios globais do desenvolvimento
(2005-04-08)Esta dissertação visa investigar as Representações Sociais dos professores da rede pública estadual de Santa Maria/RS acerca da inclusão de alunos com Distúrbios Globais do Desenvolvimento (psicose e autismo), buscando ... -
A avaliação da aprendizagem no processo de escolarização de alunos com déficit intelectual nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio
(2010-09-06)Esta dissertação insere-se na Linha de Pesquisa de Educação Especial do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. A temática central foi a avaliação da aprendizagem de alunos com déficit intelectual ... -
Burnout docente no trabalho com a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
(2004-06-30)Este estudo insere-se na linha de Pesquisa de Formação de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Busca identificar a presença do fenômeno social ... -
Um estudo de indicadores da representação social de um grupo de professores frente ao processo de inclusão escolar
(2002-05)A pesquisa busca identificar indicadores da Representação Social de um grupo de doze professores, distribuídos em três escolas diferentes, na cidade de Santa Maria/RS, em 2001. O referencial teórico remonta a história ... -
A EJA – educação de jovens e adultos como instrumento na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
(2007)Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido pelos professores da EJA Educação de Jovens e Adultos, seu constante aprendizado, para promover a inclusão de alunos que apresentaram, no desenrolar de sua vida escolar, ... -
Saberes docentes, avaliação e inclusão: estudo de uma realidade
(2009-11-19)Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa de Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Propõe refletir sobre os Saberes Docentes e a Avaliação de Alunos com ... -
Representações sociais: dos modelos de deficiência à leitura de paradigmas educacionais
(2005-04-27)O presente estudo busca verificar as representações sociais de deficiência que constam nas normas complementares estaduais, específicas à Educação Especial, vigentes na Região Sul do Brasil para a elucidação dos paradigmas ... -
Em cena: a constituição do professor do atendimento educacional especializado
(2013-07-17)Este estudo tem como objetivo problematizar como as produções discursivas do Atendimento Educacional Especializado (AEE) vêm produzindo modos de ser professor de Educação Especial na educação inclusiva e quais são os efeitos ... -
Inclusão e autoconceito: reflexões sobre a formação de professores
(2004)O amplo debate acerca do processo inclusivo nos levou à realização de um estudo de cunho bibliográfico, abordando o autoconceito do professor que trabalha com alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino ... -
Docência e inclusão: reflexões sobre a experiência de ser professor no contexto da escola inclusiva
(2006-04-27)Este trabalho se insere na linha de pesquisa de educação especial, circunscrita ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo objetivo ... -
Sexualidade: representações de professores do ensino médio
(2004-12-01)O trabalho Sexualidade: Representações de Professores do Ensino Médio vincula-se à Linha de Pesquisa Práticas Educativas nas Instituições do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Este estudo ... -
Psicose infantil e educação: a interface de um porvir
(2010-03-29)A produção teórica acerca dos enlaces existentes entre psicose infantil e Educação Especial é recente. Educadores, pais e profissionais de saúde ainda se deparam com significativas dificuldades relacionadas aos processos ... -
Inclusão educacional e autismo: um estudo sobre as práticas escolares
(2016-11-28)A presente tese teve como objetivo investigar as práticas escolares produzidas na inclusão de alunos com autismo, na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em escolas municipais de Santa Maria/RS. O ... -
Aprendizagem e representações sociais: pensando a escolarização de alunos com transtornos globais do desenvolvimento
(2006-06-20)Esta pesquisa nasceu do interesse em refletir sobre como a aprendizagem está sendo concebida na escola. Porém, trato de aprendizagem de um grupo específico: alunos com Transtornos Globais de Desenvolvimento (autistas e ... -
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: panorama dos vinte anos de práticas avaliativas na rede educacional
(2011-03-03)O estudo da arte aponta o crescente espaço que as políticas públicas de avaliação vem ganhando no cenário educacional brasileiro. Sabe-se que a avaliação educacional em larga escala na educação básica, assume um papel ... -
Gestão educacional e inclusão de alunos com autismo e psicose: é muito difícil?
(2008-11-28)O presente estudo tem como objetivo investigar como os gestores educacionais percebem a inclusão de alunos com autismo e psicose. Para realizar essa pesquisa procurei refletir a respeito das repercussões da atual proposta ... -
Educação inclusiva para alunos com autismo e psicose: das políticas educacionais ao sistema de ensino
(2010-03-29)Este trabalho de dissertação insere-se na Linha de Pesquisa em Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, tem uma ... -
Representações sociais da infância indócil: análise dos registros nos livros de ocorrência em uma escola municipal de Santa Maria/RS
(2012-09-03)A presente tese de Doutorado teve como objetivo conhecer, analisar e compreender como são produzidas as Representações Sociais dos indóceis escolares, a partir dos registros nos livros de ocorrência dos anos iniciais de ... -
Representações sociais das professoras de alunos identificados como hiperativos incluídos no sistema regular de ensino de Santa Maria/RS
(2007-03-29)Esta pesquisa desenvolveu-se na Linha de Pesquisa "Educação Especial , do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM. Demandas ditas difíceis, entre estas, alunos hiperativos, desatentos, ...