Navegação Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso por área do CNPQ "100100000008"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 66
-
Ensino da geometria espacial construindo superfícies poliédricas com dobraduras
(2016-05-20)Este trabalho apresenta uma proposta diferenciada, da que estamos acostumados, ao ensinar geometria espacial. A aula foi aplicada na turma do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Marquês de Maricá em um município ... -
O uso do softwarewinplot no estudo da função afim
(2016-05-14)Com o advento dos avanços tecnológicos surgiu a necessidade da ampliação dos saberes de forma inovadora e multidisciplinar, motivando novos rumos para a educação. Com isso, surge o desafio de utilizar as novas ferramentas ... -
Cones generalizados: uma abordagem no ensino médio por meio de atividades exploratórias
(2018-12-01)A Geometria é uma das áreas da Matemática que contribui para o desenvolvimento da capacidade de abstrair, generalizar e que permite naturalmente relacionar com construções, analisar formas e observar objetos do cotidiano. ... -
A utilização de jogos para o ensino e aprendizagem da função quadrática
(2018-12-08)Este trabalho de conclusão de curso apresenta o planejamento e o desenvolvimento de uma aula sobre a função quadrática utilizando como recurso didático o jogo de cartas. Para tanto foi realizado um estudo sobre os conceitos ... -
Introduzindo o ensino da geometria através de uma atividade lúdica usando "jujubas"
(2016-08-12)Este trabalho propôs a utilização de jujubas para a introdução da geometria espacial no Ensino Médio de forma lúdica, com isso favorecer a assimilação mais rápida do conteúdo estudado, permitindo que o aluno participe de ... -
Uma análise de conteúdos de Matemática em livros didáticos utilizados na preparação para o exame de admissão ao ginásio
(2012-01-03)O presente trabalho refere-se à pesquisa realizada através de uma análise sócio-histórica dos conteúdos de matemática obrigatórios para a realização dos exames de admissão ao ginásio, no Brasil. Como material de pesquisa ... -
Jogos como apoio didático ao ensino de Matemática
(2004-12-10)O ensino de matemática permite que o professor detecte, com mais facilidade do que em outras disciplinas, as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Não raras vezes, a rejeição para a realização de tarefas que envolvam ... -
Uma introdução ao conceito de função
(2019-07-06)O conceito de função é um dos mais importantes da Matemática. Seu entendimento é essencial não só para compreensão de outros conteúdos da própria Matemática, mas também para a descrição e estudo de situações do cotidiano ... -
Um recorte do ensino de geometria espacial em uma perspectiva sócio-crítica utilizando a temática embalagens de leite
(2016-05-14)Este trabalho apresenta o relato de uma experiência desenvolvida com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual do município de Canoas, localizada na região metropolitana do estado do Rio Grande do ... -
Ensino e aprendizagem de alguns tópicos da função do 2º grau com o auxílio do software winplot no 1º ano do ensino médio
(2015-12-12)Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise e reflexão sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem da função polinomial do 2º grau no 1º ano do ensino ... -
Um olhar sobre o ensino de matemática no ensino médio sob a influência das provas do PEIES
(2010-08-31)Este trabalho apresenta um estudo bibliográfico sobre a relação Ensino de Matemática/ Ensino Médio/PEIES – Programa de Ingresso ao Ensino Superior da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Por meio desse estudo, ... -
Construindo conceitos de geometria a partir da elaboração de ladrilhos
(2018-12-15)A Geometria Plana é uma unidade temática relevante no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, como no caso do Técnico em Edificações. Desta maneira, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de aplicar a ... -
Geometria e sua funcionalidade no cotidiano
(2018-12-01)A geometria é um conteúdo da Matemática que oferece possibilidades para os estudantes analisarem e representarem uma compreensão da realidade, de forma ordenada e organizada, para o processo de ensino aprendizagem, assim ... -
A utilização do geoplano no ensino de probabilidade geométrica: uma possibilidade para o ensino da matemática no ensino médio
(2016-05-14)O presente trabalho consiste numa aula experimental de Ensino de Probabilidade no Ensino Médio, com ênfase no conceito de Probabilidade Geométrica, usando o geoplano. O objetivo deste trabalho é mostrar as diferentes ... -
O GeoGebra e o estudo do ciclo trigonométrico e das funções seno e cosseno: possibilidades para o ensino de matemática no ensino médio
(2016-05-14)Para observar os benefícios que o uso do software Geogebra pode trazer para o processo de ensino e aprendizagem, para alunos do Ensino Médio, do Ciclo Trigonométrico e dos gráficos das Funções Seno e Cosseno. Este trabalho ... -
Sobre as concepções acerca da etnomatemática na perspectiva teórica de Sebastiani, Borba e D’Ambrosio
(2007-02-26)Percebe-se que na Educação Matemática há uma tendência de se aprofundar estudos acerca de questões que envolvem as diversas matemáticas provenientes dos grupos étnicos (socioculturais) que existem no mundo, para uma ... -
Introdução ao cálculo da probabilidade através de um jogo com dado
(2016-05-14)Este trabalho de conclusão de curso aborda a elaboração e o desenvolvimento de um plano de aula, em uma turma de 2º ano do ensino médio, na Escola Estadual Willy Carlos Fröhlich, localizada no município de Santa Cruz do ... -
Dificuldades de aprendizagem: um estudo sobre a discalculia
(2012-07-31)Este trabalho de monografia toma como ponto de partida que as Dificuldades e os Distúrbios de Aprendizagem influenciam no processo de ensino-aprendizagem no contexto escolar e por isso tem por objetivo elucidar, através ... -
Geometria dinâmica: uma proposta de atividades no estudo de triângulos através do GeoGebra
(2010-09-08)Este trabalho tem a pretensão de fazer uma análise a cerca da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), mais especificamente do computador, nas aulas de matemática nas séries finais do Ensino Fundamental. ... -
Princípio fundamental da contagem na resolução de alguns problemas de combinatória
(2015-12-12)Para trazer contribuições na aprendizagem dos alunos há a necessidade de se realizar em sala de aula práticas diversificadas a fim de que os mesmos possam desenvolver um senso crítico e ao mesmo tempo, se tornem mais ...