Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por título
Itens para a visualização no momento 4378-4397 of 7286
-
Jogos cooperativos: uma possibilidade de socialização na educação infantil
(2015-02-28)O presente artigo “Jogos Cooperativos: uma possibilidade de socialização na Educação Infantil” tem como objetivo verificar a importância dos jogos cooperativos como forma de socialização na educação infantil. Portanto, os ... -
Os jogos da escola cidadã do munícipio de Porto Alegre: que cidadania está em jogo?
(2005-10-26)Com a constante preocupação de alcançarmos um outro esporte possível, este trabalho buscou compreender a proposta de jogos escolares municipais, da cidade de Porto Alegre, os Jogos da Escola Cidadã (JEC). Tendo como ... -
Jogos didáticos X informática: aprendizagem significativa?
(2011)O artigo apresenta uma análise sobre o uso dos jogos didáticos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e História, no laboratório de informática de uma escola da rede pública municipal da cidade de Bagé- ... -
Jogos digitais educacionais enquanto recurso para o ensino-aprendizagem da língua portuguesa
(2010)O presente artigo busca ressaltar a relevância dos jogos e atividade digitais para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa aos alunos do ensino fundamental de escolas públicas, bem como a importância pedagógica desses ... -
Jogos digitais no 3º ano do ensino fundamental: um estudo de caso
(2017-10-21)O presente trabalho teve por objetivo analisar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação numa turma do 3° ano do ciclo de alfabetização. A pesquisa ocorreu em uma escola estadual do município de Santana do ... -
Jogos digitais nos anos iniciais: possibilidades e desafios
(2018-12-14)O presente artigo refere-se a um estudo de caso, realizado em uma escola estadual, localizada no município de Agudo-RS, apresentando breve levantamento de literatura sobre jogos digitais e suas possibilidades e desafios. ... -
Jogos e atividades on-line no aprendizado da Matemática na 5ª série
(2011)O trabalho mostra um estudo de atividades online e jogos de matemática na 5ª série do ensino fundamental. A finalidade era tornar as aulas de matemáticas mais agradáveis e menos cansativas. O uso dessas atividades prioriza ... -
Jogos e brincadeiras: uma análise das relações de gênero através dos estudos culturais
(2014-03-27)A Educação Física Escolar vem reproduzindo normas e comportamentos diferenciados de meninos e meninas, no ambiente lúdico as crianças atribuem sentidos e significados ao brincar e ao jogar, através de gestos e atitudes, ... -
Os jogos educacionais como ferramenta nas aulas de Língua Portuguesa
(2013-12-14)Este artigo procura analisar, através de alguns resultados teóricos, a maneira como os jogos educacionais podem interferir de maneira positiva nas aulas de Língua Portuguesa. O objetivo é introduzir os jogos educativos ... -
Jogos educacionais e sua contribuição para aprendizagem em alunos dos anos iniciais por meio das tecnologias da informação e comunicação
(2011-10-14)O presente artigo apresenta um estudo realizado na área educacional com alunos do 2º ano de uma Escola de Educação Básica do Município de Agudo/RS. Este trabalho analisou a contribuição dos Jogos Pedagógicos Online no ... -
Jogos educacionais no processo de alfabetização
(2017-06-23)O objetivo deste trabalho é investigar como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ajudar o processo de alfabetização dos estudantes no Ensino Fundamental, mais precisamente o 1ºAno. Neste contexto, houve ... -
Os jogos educativos digitais e o ensino da matemática no 5° ano do ensino fundamental
(2013-12-12)Este trabalho apresenta o relato de uma experiência pedagógica em sala de aula em consonância com o laboratório de informática, em que foram utilizados jogos educativos digitais para proporcionar aos alunos o desenvolvimento ... -
Os jogos educativos digitais na educação infantil
(2017-10-27)Este artigo apresenta uma reflexão sobre as contribuições dos jogos educativos digitais com crianças da Educação Infantil referente ao processo ensino-aprendizagem. Propôs-se, por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo, ... -
Jogos eletrônicos de movimento XBOX 360 e suas contribuições no desenvolvimento do equilíbrio dinâmico infantil
(2015-02-21)O sedentarismo cresce desvalorizando a prática de exercícios físicos por diversos fatores, fazendo pessoas se prenderem a jogos eletrônicos. Com o avanço da tecnologia foram lançados os jogos eletrônicos de movimento ... -
Jogos esportivos coletivos: uma análise crítica da proposta curricular do CEFD/UFSM (2005)
(2010-10-05)Este estudo objetivou analisar criticamente os objetivos contidos no Projeto Político Pedagógico 2004 dos componentes curriculares denominados Jogos Esportivos Coletivos (JEC’s) I, II, III, IV do curso de Licenciatura em ... -
Os jogos infantis na criação de design têxtil
(2006-07-19)A pesquisa teve como objetivo desenvolver uma proposta de design têxtil para os quartos do Centro de Tratamento da Criança com Câncer (CTCriaC) do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), tendo como referência visual ... -
Os jogos no processo de aprendizagem dos alunos com déficit intelectual da sala de recursos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Abreu Fialho
(2019-03-09)O presente artigo trata das contribuições que os jogos vêm fazendo na aprendizagem. Os jogos usados como mediadores de ensino, onde os alunos contextualizam seu meio social e seus conhecimentos associados às habilidades ... -
Jogos online como ferramenta de aprendizagem lúdica no processo de alfabetização
(2018-12-20)Este artigo analisa o uso dos jogos online no processo de aprendizagem de crianças do Primeiro Ano do Ensino Fundamental da rede privada. A pesquisa buscou utilizar de jogos de alfabetização como recurso de fixação e ... -
Jogos pedagógicos online para estimular a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
(2011-10-14)Este artigo discute a importância dos jogos pedagógicos online como recursos didáticos educacionais, visando atender e garantir as necessidades de aprendizagem desta nova geração de alunos. É uma contribuição às práticas ... -
Os jogos sudoku e sokoban como mediadores no processo de ensino-aprendizagem de matemática
(2011)Esta pesquisa procurou relatar as práticas escolares com a utilização dos jogos Sudoku e Sokoban dis-poníveis nos respectivos sites brasileiros “Racha Cuca” e “Só Matemática”. Foi feita uma investiga-ção-ação escolar na ...