Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por orientadores "Dalla Corte, Marilene Gabriel"
Itens para a visualização no momento 1-13 of 13
-
Decisão coletivas como processos compartilhados de democratização da gestão escolar
(2012-12-08)Esta monografia apresenta discussões e reflexões acerca das decisões coletivas e participativas na gestão escolar, partindo do pressuposto de que precisam constituir-se processos de transformação, de busca da autonomia e ... -
Desafios à gestão escolar em tempos pandêmicos
(2022-03-10)Esta monografia é decorrente dos estudos desenvolvidos no curso de Especialização em Gestão Educacional, junto a linha de pesquisa LP1- Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em ... -
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a formação de professores
(2016-02-24)Este trabalho objetiva analisar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e sua relação com a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no Brasil, tendo por base as discussões ... -
A participação e o compartilhamento de decisões e ações na gestão: repercussões à democratização da escola pública
(2012-12-07)Esta pesquisa objetivou verificar se a participação e o compartilhamento coletivo de decisões e ações pela comunidade escolar repercutem na democratização da escola pública. Para atingir tal objetivo, optou-se em desenvolver ... -
A gestão escolar democrática e a qualidade na educação infantil
(2013-11-30)Este trabalho monográfico tem como temática a gestão escolar democrática e a qualidade da Educação Infantil. Para tanto, busca-se responder ao seguinte problema: como se constitui a Educação Infantil de qualidade em suas ... -
Educação infantil: do direito a oferta e ao acesso partir dos quatro anos de idade
(2016-02-23)Este trabalho foi realizado com apoio do Programa Observatório da Educação (OBEDUC/ELOS), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/Brasil e apresenta limites e possibilidades relacionados à ... -
O processo de construção do Plano Municipal de Educação de Santa Maria - RS: um olhar nos movimentos de participação
(2016-08-24)O presente trabalho refere-se a uma pesquisa sobre o processo de construção do Plano Municipal de Educação (PME) e a participação dos envolvidos na concretização deste documento. Considerando a Lei nº 13.005, de 25 de junho ... -
Gestão democrática no magistério público estadual do RS: conceitos e ações a partir de revisão da literatura
(2021-06-02)Esta monografia é decorrente dos estudos desenvolvidos no Curso de Especialização em Gestão Educacional, junto à linha de pesquisa LP/1 – Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em ... -
A participação da comunidade na consolidação da gestão escolar democrática
(2012-12-08)Este trabalho de pesquisa está voltado às relações entre gestão democrática e a participação da comunidade escolar, tendo como base os preceitos educacionais propostos na Constituição Federal de 1988, assim como na Lei ... -
O adulto com deficiência no contexto da gestão educacional: ações, programas e possibilidades
(2015-01-05)Este trabalho monográfico tem como temática central o adulto com deficiência no contexto educacional, cuja pertinência encontra-se, especialmente, na falta de divulgação e de conhecimento aprofundado acerca da situação ... -
Um olhar nas concepções da comunidade escolar acerca do projeto político pedagógico e sua implementação em uma escola de educação básica
(2012-11-08)Este trabalho propõe compreender a visão dos gestores, professores e demais integrantes da comunidade escolar acerca do Projeto Político Pedagógico, no sentido de verificar como interfere nas decisões tomadas na Escola ... -
Gestão escolar em comunidades quilombola, indígena e do campo
(2022-02-25)Este estudo monográfico decorre de trabalho de conclusão do curso de Especialização em Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, e se insere no bojo de estudos do Grupo de ... -
A participação como princípio fundante para a democratização da escola: limites e possibilidades
(2014-12-23)Esta monografia resultante do Curso de Especialização em Gestão Educacional, realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objetivou reconhecer os limites e as possibilidades acerca do princípio de participação ...