Navegação Educação Física Infantil e Anos Iniciais - EaD por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-40 of 103
-
A psicomotricidade na educação infantil uma revisão bibliográfica das dissertações e teses no Brasil
(2015-02-20)O estudo teve como objetivo fazer uma revisão bibliográfica das dissertações e teses do Brasil que tratam da Psicomotricidade na Educação Infantil. Dessa forma, foi realizado um levantamento das dissertações e teses no ... -
Índice de massa corporal e o nível de atividade física de estudantes do ensino fundamental do município de Campo Bom
(2015-02-20)A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo de tecido adiposo em relação à massa magra que pode afetar a saúde. Sua incidência vem aumentando de forma alarmante no Brasil e no mundo, sendo hoje considerada ... -
Relação entre professores de educação física e alunos surdos em escola regular e especial da educação infantil
(2015-02-20)A educação Física escolar permite aos professores, trabalhar não só com o corpo, mas também com todas as vivências, proporcionado aos alunos um melhor preparo para inserir-se na sociedade. No caso de crianças com deficiência ... -
A educação física e o controle da agressividade
(2015-02-20)A escola é um espaço onde as crianças devem se sentir bem e suas ações comportamentais são mais perceptíveis. Entre os menores os sentimentos são demonstrados através de suas atitudes, por isso a criança não sabe se expressar ... -
A importância da educação física na educação infantil nas escolas de ensino infantil dos municípios de Sapiranga e Nova Hartz/RS
(2015-02-20)Esse estudo teve como objetivo principal compreender os processos de ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física do ensino infantil de uma escola do Município de Sapiranga e uma escola do Município de Nova Hartz/RS, ... -
Educação física e teatro: possibilidades de aprendizagens
(2015-02-20)O teatro é uma expressão artística milenar, que acompanha o homem desde os períodos mais remotos da nossa história até os dias atuais, fazendo parte do significativo e complexo sistema da vida e cultura humana. Desta forma, ... -
A dança no ambiente escolar: uma reflexão a partir da percepção docente
(2015-02-20)No processo Educacional o ensino da dança não pode ser visto apenas como um conjunto de movimentos a serem realizados, ou habilidades a serem repetidas diversas vezes. Geralmente é um espaço reservado apenas para espetáculos ... -
O processo de socialização de crianças de 1º anos
(2015-02-20)O desenvolvimento humano é tema de diversas teorias e discutido por vários autores. Quando a criança chega à idade escolar, ela está sujeita a passar por diversas mudanças no âmbito social, antes suas relações que se ... -
A construção de valores: análise da prática pedagógica dos professores de educação infantil
(2015-02-20)O presente trabalho tratou do tema: a construção de valores na Educação Infantil. Teve como objetivo verificar os valores presentes na prática pedagógica dos professores da Educação Infantil, e a relação entre esses ... -
O papel do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental nas aulas de educação física
(2015-02-20)O brincar faz parte da vida das crianças e é um meio primordial de aprendizagens, pois possibilita um repertório de desenvolvimento em vários aspectos, além da aquisição de novos conhecimentos. Diante disso, este estudo ... -
A organização de cantos temáticos de brincadeira na educação infantil: uma nova proposta para o brincar
(2015-02-20)Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso que objetivou ressignificar o brincar de uma escola de educação infantil através da proposta de organização de cantos temáticos de brincadeira. Os dados foram coletados ... -
O problema da obesidade na infância e pré-adolescência no contexto escolar em uma escola estadual de Sapiranga - RS
(2015-02-20)A obesidade e o sobrepeso constituem um dos maiores problemas em Saúde Pública, tanto em países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento. Justificando-se a importância de abordar a obesidade e sobrepeso de crianças e ... -
Uso da dança nas aulas de educação física infantil
(2015-02-20)A dança é a arte do movimento humano que faz parte da nossa cultura e tradições dos povos. Na escola, tem sido considerada um conteúdo importante a ser ministrado nas aulas de Educação Física, contribuindo para que os ... -
Uma comparação do desenvolvimento motor entre crianças surdas e ouvintes da educação infantil de uma escola privada de Sapiranga
(2015-02-21)Na Educação Infantil, a Educação Física baseia – se em atividades de estimulação motora. O Desenvolvimento motor é o processo seqüencial e contínuo, relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica da ... -
A obesidade na educação infantil: uma revisão sistemática sobre estudos brasileiros
(2015-02-21)A prevalência mundial da obesidade infantil vem apresentando um rápido aumento nas últimas décadas podendo ser considerada uma epidemia mundial. Com isso, o objetivo do presente estudo foi analisar, a partir de uma revisão ... -
A percepção da imagem corporal e o estado nutricional em crianças do ensino fundamental
(2015-02-21)Este trabalho configurou-se como um estudo de caso de caráter descritivo que teve como objetivos verificar o estado nutricional e a percepção da imagem corporal de 23 alunos de 7 á 9 anos de idade, de ambos os sexos ... -
Contribuições da psicomotricidade na educação infantil da Escola Municipal Infantil Pedacinho de Céu
(2015-02-21)A presente pesquisa tem por objetivo investigar quais as contribuições da Psicomotricidade para o desenvolvimento integral da criança. Sendo que esta deve ser considerada como formação de base a fim de propiciar à criança ... -
O ritmo e sua importância na educação física infantil
(2015-02-21)O som e o movimento corporal acompanham o homem desde sua concepção. O sentido de ritmo é muito mais amplo do que apenas o sentido musical, inclui um senso de equilíbrio nos ritmos dos movimentos físicos, da mente e da ... -
A importância da educação física para a alfabetização das crianças de 1º e 2º anos do ensino fundamental do município de Serafina Corrêa
(2015-02-21)Este estudo procurou mostrar a percepção dos professores de currículo das turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Serafina Corrêa–RS a respeito de questões importantes relacionadas a Educação ... -
A percepção dos professores de educação infantil em relação à contribuição da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem
(2015-02-21)O presente trabalho acadêmico tem como temática a ludicidade na Educação Infantil, ressaltando a realidade pedagógica de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Serafina Corrêa, RS, na percepção dos professores ...