Educação Física Infantil e Anos Iniciais - EaD: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 81-100 of 103
-
A atuação da prática da educação física em escolas municipais de educação infantil
(2015-02-21)A Educação Infantil é o nível inicial da Educação Básica, com crianças de 0 a 6 anos de idade, atendidas em creches ou pré-escolas. A Educação Física vem obtendo um espaço cada vez maior nas escolas, e isso vem acontecendo ... -
O brincar na educação infantil
(2015-02-21)A Educação de crianças pequenas tem sido vista com um olhar mais sensível e educação de qualidade. A visão da criança como sujeito ativo até a garantia do direito infantil de brincar e ser feliz em sua infância. Considerando ... -
Ludicidade e desenvolvimento motor
(2015-02-20)Ao pensarmos na Educação Física para e com as crianças é preciso considerar a brincadeira como eixo principal e linguagem fundamental e característica na infância, por isso o presente estudo se configura numa pesquisa ... -
A psicomotricidade na educação infantil uma revisão bibliográfica das dissertações e teses no Brasil
(2015-02-20)O estudo teve como objetivo fazer uma revisão bibliográfica das dissertações e teses do Brasil que tratam da Psicomotricidade na Educação Infantil. Dessa forma, foi realizado um levantamento das dissertações e teses no ... -
Prática pedagógica: criação de jogos cooperativos a partir de jogos competitivos nos anos iniciais do ensino fundamental
(2015-02-20)O presente estudo situa-se nos campos teóricos e práticos da área da Educação Física, buscou abordar os jogos cooperativos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, especificamente o 5º ano, com o intuito de trabalhar com ... -
A avaliação do equilíbrio de escolares de anos iniciais
(2015-02-28)Introdução: O desenvolvimento é um processo que obedece ordem sequencial, previsível e consistente. O equilíbrio permite a postura bípede e ereta, por meio de ajustes dos mecanismos internos e externos. Para a maturação ... -
Educação física nos anos iniciais: a realidade das escolas municipais de Palmeira das Missões
(2015-02-21)O estudo tem como objetivo verificar a realidade das aulas de Educação Física que são propostas pelos professores das escolas municipais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Se estão promovendo nas suas aulas vivências ... -
A educação física na educação infantil: concepções de professoras da educação infantil de Dilermando de Aguiar/RS
(2015-02-27)Pensar sobre a Educação Física na Educação infantil é instigante e desafiador, sobretudo, quando consideramos o processo histórico de ambas as áreas de conhecimentos e as possíveis tensões que podem existir com a presença ... -
A realidade da educação física escolar nos anos iniciais: percepção dos professores sobre a utilização do lúdico e da recreação para a promoção do desenvolvimento motor infantil
(2015-02-20)O presente estudo investiga a realidade da educação física escolar nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual de ensino no estado do Rio Grande do Sul, onde, de acordo com a legislação ... -
Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: possíveis metodologias
(2015-02-27)Este trabalho apresenta discussões a cerca de como estão sendo realizadas as aulas de Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tem por objetivos observar e discutir a organização destas aulas e identificar ... -
As experiências de movimento humano e o lúdico na aprendizagem na educação infantil
(2015-02-28)Este trabalho de conclusão de curso (TCC) teve como objetivo primordial responder ao seguinte questionamento como objetivo geral: Verificar a contribuição de experiências de movimento humano na Educação Infantil. Como ... -
A rotina de escolares no turno inverso escolar residentes da zona urbana e rural, e a interferência no estado nutricional
(2014-02-28)A obesidade, talvez seja a enfermidade mais antiga que se conhece. Conforme a pesquisa da do Ministério da Saúde, “o percentual de pessoas com excesso de peso superou, pela primeira vez, mais da metade da população brasileira, ... -
A educação física e o controle da agressividade
(2015-02-20)A escola é um espaço onde as crianças devem se sentir bem e suas ações comportamentais são mais perceptíveis. Entre os menores os sentimentos são demonstrados através de suas atitudes, por isso a criança não sabe se expressar ... -
Teoria das inteligências múltiplas no contexto da educação física escolar
(2015-02-21)O por que alunos que são participativos, dedicados, com bom rendimento e aprendizagem em aulas de Educação Física, possuem muitas vezes pouco interesse, pouca dedicação e baixa aprendizagem em outras áreas do conhecimento ... -
Relação entre professores de educação física e alunos surdos em escola regular e especial da educação infantil
(2015-02-20)A educação Física escolar permite aos professores, trabalhar não só com o corpo, mas também com todas as vivências, proporcionado aos alunos um melhor preparo para inserir-se na sociedade. No caso de crianças com deficiência ... -
Percepção de educadoras infantis sobre as práticas psicomotoras para o desenvolvimento motor da criança
(2015-02-21)Baseada na concepção unificada da pessoa, a psicomotricidade inclui as interações cognitivas, sensório-motoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento. Durante muitos anos ... -
O brincar na educação infantil: percepção da realidade escolar do município de São Borja
(2015-02-21)Esta pesquisa tem como objetivo investigar a qualidade da oferta do Brincar na Educação Infantil como atividade regular dentro da rotina de dez escolas da rede municipal de ensino da cidade de São Borja-RS. É possível dizer ... -
A importância da educação física na educação infantil nas escolas de ensino infantil dos municípios de Sapiranga e Nova Hartz/RS
(2015-02-20)Esse estudo teve como objetivo principal compreender os processos de ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física do ensino infantil de uma escola do Município de Sapiranga e uma escola do Município de Nova Hartz/RS, ... -
Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a prática de educação física com as crianças
(2015-02-27)Este estudo está inserido no Programa de Pós-Graduação à Distância, do Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal de Santa Maria e teve como objetivo analisar qual a percepção, de professores dos Anos ... -
Percepções de professores de educação física sobre abordagens das lutas nos anos iniciais do ensino fundamental
(2015-02-20)O presente estudo investigou as percepções de professores de Educação Física (EF) sobre a abordagem do conteúdo lutas, nos anos iniciais (AI) do ensino fundamental. A metodologia consistiu em um estudo descritivo, com ...