Navegação Gestão Educacional por assunto "Early childhood education"
Itens para a visualização no momento 1-16 of 16
-
Educação em tempo integral em uma escola de educação infantil de Santa Maria - RS: diálogos possíveis
(2016-02-18)Esta é uma pesquisa que trata sobre a Educação em Tempo Integral na Educação Infantil de uma Escola Municipal da cidade de Santa Maria. Nessa perpectiva, tem como objetivo compreender a proposta educativa realizada com as ... -
Gestão escolar no contexto das políticas públicas para a educação infantil
(2012-08-08)O presente trabalho teve como objetivo principal verificar qual a visão dos gestores e professores em relação à implementação da legislação educacional de Educação Infantil e quais as ações pedagógicas desencadeadas pela ... -
Políticas públicas e gestão pedagógica: contextos e desafios da educação infantil na escola de ensino fundamental da rede pública municipal de Santa Maria/RS
(2018-08-28)Sabendo da obrigatoriedade do ensino a partir dos quatro anos (Lei nº 12.796/2013), os municípios têm realizado estratégias para a garantia de matrícula. Assim, temos como objetivo principal desta pesquisa, investigar ... -
A sala de aula como comunidade de investigação e a aprendizagem de uma cultura organizacional democrática e participativa
(2012-05-03)Este trabalho apresenta a prática pedagógica como processo no desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da autonomia da criança. Para problematizar a questão me orientei pela fala de Lipman (2001) “toda criança nasce ... -
A parceria público-privada na expansão da educação infantil no município de Santa Maria/RS
(2022-08-01)Esta pesquisa trata sobre a questão da compra de vagas por parte do município de Santa Maria nas escolas da rede privada. A pesquisa está inserida na linha LP2- Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Curso de ... -
Educação infantil conveniada: “uma terra com muitos donos”
(2019-12-18)Esta pesquisa trata das relações público/privado no contexto da Educação Infantil da rede municipal de Santa Maria – RS. Pretende-se ao longo da escrita, apresentar e dialogar a respeito das estratégias estabelecidas para ... -
A educação física na educação infantil: contextos e desafios do currículo
(2018-01-25)O presente trabalho contextualiza-se no âmbito da Educação Física Escolar (EFE) componente curricular desde a LDB9394/96, buscando a concretização de um currículo que viabilize a consolidação de aprendizagens em espaços e ... -
Educação infantil do campo no município de Santa Maria/RS: os ciclos de formação como possibilidades político-pedagógicas
(2018-10-11)Esta pesquisa buscou compreender de que forma as Políticas Públicas, criadas para auxiliar e promover a Educação Infantil, têm contribuído para a Educação Infantil do Campo, em especial, como os Ciclos de Formação nas ... -
Educação bilíngue no contexto da educação infantil: algumas reflexões perguntativas
(2023-12-26)A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional e foi desenvolvida para o Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Credenciamento e autorização de funcionamento de instituições particulares de educação infantil de Santa Maria - RS: dilemas e desafios
(2017-02-21)A pesquisa, resultante do trabalho monográfico do Curso de Especialização Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objetiva ... -
Qualidade na educação: sobre as políticas públicas e as escolas municipais de educação infantil de Santa Maria - RS
(2016-02-18)Pensar na Educação Infantil é compreender que estamos diante de crianças pequenas com opiniões, desejos, expectativas e direitos. Essas crianças tem o direito a uma instituição escolar infantil de qualidade, que zele pelo ... -
A gestão democrática na educação infantil reflexões a partir de um estudo de caso em uma EMEI de Santa Maria - RS
(2014-12-05)Este estudo buscou analisar como as políticas públicas foram sendo construídas a partir de determinados contextos históricos e culturais bem como as concepções de crianças e infâncias e como a gestão democrática tem sido ... -
Um olhar sobre as políticas públicas para a educação infantil : a inserção das diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil n°5/2009 no cotidiano escolar de uma EMEI
(2012-08-07)Atualmente todos os níveis da Educação Básica no Brasil têm passado por mudanças em suas estruturas com a implementação de novas políticas públicas educacionais, no entanto, observa-se que nem sempre estas são legitimadas ... -
Educação infantil nos desdobramentos do processo de inclusão: perspectivas de professores e equipe gestora
(2013-06-13)Neste trabalho propomos demonstrar e discutir como ocorre o processo de inclusão na Educação Infantil em uma escola do município de Santa Maria, destacando o olhar dos docentes e da equipe diretiva da escola a respeito ... -
Escolas de educação infantil em Santa Maria/RS e repercussões inter-relacionadas à lei nº 12.796/2013
(2018-02-28)Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa LP2 – Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Curso de Pós-graduação Especialização Lato Sensu em Gestão Educacional, tem por tema Educação Infantil e políticas públicas de ... -
Os bebês sujeitos de direitos: retratadas nas práticas pedagógicas
(2020-01-09)A presente pesquisa constrói-se a partir de indagações e reflexões relacionadas aos bebês e crianças bem pequenas e como estes emergem nas práticas pedagógicas. Desta forma, como apreender as sutilezas do cotidiano e ...