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Docentes negros: imaginários, territórios e fronteiras no ensino universitário

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Tese de Doutorado (2.140Mb)
Data
2014-03-28
Autor
Röesch, Isabel Cristina Corrêa
Primeiro orientador
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Primeiro membro da banca
Henz, Celso Ilgo
Segundo membro da banca
Freitas, Deisi Sangoi
Terceiro membro da banca
Peres, Lúcia Maria Vaz
Quarto membro da banca
Marques, Sônia Maria dos Santos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta Tese de Doutoramento, intitulada: DOCENTES NEGROS: Imaginários, Territórios e Fronteiras no Ensino Universitário, insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, sob a égide do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS). O tema em questão justifica-se pela necessidade de conhecer e ampliar os estudos e pesquisas que envolvem os Docentes Afrodescendentes no Ensino Universitário. O objetivo principal foi pesquisar os Imaginários, Territórios e Fronteiras que envolvem a Docência no Ensino Universitário, no que se refere ao Ensino, à Pesquisa e Extensão desses sujeitos, que vivenciam um duplo lugar: Docente Negro e Pesquisador. A efetivação dos objetivos propostos nesta investigação contou com as contribuições de Bhabha (1998), Balandier (1997), Dubar (1997, 2005), Munanga (1988), Gomes (2010), Domingues (2007) nos estudos culturais; Bosi (1979, 1999) Meihy (2003), Josso (2010) nas histórias de vida; Ferry (1997), Vasconcelos (2000), Nóvoa (1995), e Tardiff (2002) na formação de professores e os estudos do imaginário realizados por Castoriadis (1982, 1987, 1992, 2001, 2002, 2007), a partir de duas dimensões: a social-histórica e a individual. Assim, esta pesquisa busca compreender, através dos imaginários instituído e instituinte, os sentidos construídos pelos docentes negros sobre a docência no Ensino Universitário. Dessa forma, os dados mostram os Saberes Docentes e os Processos de Formação Profissional nas seguintes categorias: Escolarização (Educação Básica e Estudo e Trabalho), Pessoais (Escolha Profissional, Família, Movimento Negro) e Experiência Profissional (Prática Docente e Pesquisas Desenvolvidas), que, para os coautores, foram as principais instâncias atravessadoras do processo de constituição discursiva de suas identidades profissionais. Neste estudo, utilizei a pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, apresentando-se como um estudo de caso que representa uma característica e uma particularidade. Nesse sentido, responde a questões com realidades que não podem ser quantificadas, pois trabalha com um universo amplo de significados, motivos, valores e aspirações. Para realizar o estudo da história de vida, que contém uma complexidade de experiências vividas sobre diferentes circunstâncias, utilizei a metodologia da História Oral, sob o aspecto da História Oral de Vida. A História Oral baseia-se no registro dos fatos ocorridos entre o passado e o presente, ou seja, o passado como fenômeno renovado no presente, num processo contínuo de novas significações. Em seus relatos, foram reveladas questões como: o imaginário instituinte da ampliação da zona fronteiriça da condição de exclusão histórica, da escolarização, e da questão étnico-racial em relação às gerações antecedentes dos docentes negros.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3481
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [163]

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