Educação: Recent submissions
Now showing items 21-40 of 46
-
A escola como espaço inclusivo
(2004-12-20)A presente pesquisa tem por objetivo analisar a escola como espaço inclusivo e a concepção do corpo docente sobre a inclusão. Este estudo tem como prática metodológica pesquisa descritiva, tendo como instrumento para a ... -
O compromisso do supervisor escolar com a construção e operacionalização coletiva do projeto político pedagógico
(2005-05-23)Este trabalho é um estudo reflexivo do compromisso do Supervisor Escolar com a formação do coletivo na construção e operacionalização do Projeto Político- Pedagógico. Justifica-se este estudo pela necessidade de refletir ... -
O ler e escrever nas séries iniciais: atuação dos gestores na aprendizagem
(2005-03-18)A Contribuição desse trabalho é para a implantação de um processo de Gestão Escolar com sucesso, visto a experiência profissional na área de conhecimento relativo a Língua Portuguesa. Com o conhecimento teórico adquirido ... -
Educação: discursos e práticas
(2005)O trabalho apresenta um estudo sobre a prática pedagógica do professor e sua relação com o Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Patrício Dias Ferreira”. Partindo de um referencial ... -
Inclusão educacional de alunos com deficiência: o estudo de uma realidade
(2005-03-18)Este trabalho é uma pesquisa do tipo estudo de caso, realizada em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Caçapava do Sul, RS. Objetivamos analisar como o processo de inclusão é percebido pelos ... -
A escola como espaço inclusivo: um desafio para os educadores
(2005-03-17)O presente trabalho visa conhecer a opinião de seis professoras em uma escola do Município de São Sepé - RS sobre o impacto que a inclusão tem provocado no ambiente escolar, entre os educadores, na aceitação dos alunos com ... -
A inclusão do aluno com Síndrome de Down: análise do cotidiano de uma escola da zona rural do municipio de Cacapava do Sul
(2005-05-20)O objetivo deste estudo foi analisar a inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down em uma escola da zona rural no município de Caçapava do SUL. A pesquisa aborda aspectos históricos, anatômicos e educacionais, da ... -
Reflexão na prática pedagógica: novas perspectivas de aprendizagem docente
(2005-03-16)A investigação objetiva apresentar algumas considerações sobre a profissionalidade do professor, sua formação e como sua prática pedagógica decorre em conseqüência dessa formação. A proposta do professor reflexivo é ... -
Avaliação da aprendizagem
(2005-03-29)A presente Monografia visa buscar no embasamento teórico e na prática de profissionais em educação, informações experenciadas no cotidiano, sobre a questão da avaliação visto que a mesma tem um papel fundamental para o ... -
Evasão escolar no ensino médio noturno - uma questão a ser repensada
(2005-03-21)Este trabalho investiga como a comunidade escolar do Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro compreende o fenômeno da Evasão Escolar no Ensino Médio noturno. O tema escolhido deve-se a nossa preocupação diante da ... -
Educação ambiental: desenvolvendo o senso crítico e a cidadania
(2005-03-14)O presente trabalho destaca a necessidade da Educação Ambiental nas escolas, enfatizando a importância de uma educação séria, que busca formar indivíduos, que compreendam a realidade e tenham capacidade para criticá-la, ... -
A estimulação psicomotora e a aprendizagem nas séries iniciais
(2004-12-20)Ao realizarmos este trabalho buscamos informações sobre a prática da estimulação psicomotora, através das aulas de Educação Física em escolas da rede pública do município de Caçapava do Sul, RS, Brasil. Estas atividades ... -
Avaliação numa perspectiva de qualidade
(2005-03-22)Este trabalho apresenta uma exposição a respeito da avaliação numa perspectiva de qualidade, tema que tem gerado controvérsias e divide os profissionais em educação sobre qual o melhor método de avaliar. Assim, temos a ... -
A informática e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
(2005-03-17)Atualmente, todos nós, seres humanos, somos atingidos pelas invenções tecnológicas, que, nos bombardeiam com novas modalidades de conhecer, perceber, memorizar e comunicar com o mundo. Nossas relações sociais, nossas formas ... -
A auto-estima na formação do professor e do psicopedagogo
(2005-05-24)Esta pesquisa participante visa a apresentar um referencial teórico que salienta a importância do desenvolvimento pessoal, com a finalidade de elevar a auto-estima dos professores a fim de refletirem sobre o seu papel ... -
Ética e cidadania construindo valores na educação
(2005-03-29)Esta pesquisa visa apresentar um referencial teórico que salienta a importância do desenvolvimento pessoal, o compromisso com a construção da cidadania, uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social ... -
Novos desafios a uma sociedade inclusiva
(2005-06-14)Este é um trabalho qualitativo motivado por estudo bibliográfico sobre “Inclusão Escolar” de alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Regular. No referencial teórico, destacou-se a evolução da ... -
A humanização da infância: uma contribuição da literatura infantil
(2005-03)Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica que tem como tema norteador a humanização da infância através da literatura infantil, onde obras nos campos da História, Literatura, Psicologia e Psicopedagogia foram estudadas. ... -
Acessibilidade de alunos com necessidades educacionais especiais em escola de ensino regular
(2005-03-23)Esta pesquisa estudou uma realidade escolar na intenção de investigar o processo de acessibilidade, visto que há no contexto diferenças individuais, diversidades culturais, sociais e individuais, com o objetivo de tornar ... -
Dificuldades e transtornos no desenvolvimento da leitura e escrita
(2005-03-18)O presente trabalho traz reflexões sobre as causas das dificuldades e transtornos no desenvolvimento da leitura e escrita, quais os fatores desses transtornos, e, quais as possibilidades e soluções para esses problemas. ...