Now showing items 21-40 of 46

    • A escola como espaço inclusivo 

      Teixeira, Maria Algemira Veloso (2004-12-20)
      A presente pesquisa tem por objetivo analisar a escola como espaço inclusivo e a concepção do corpo docente sobre a inclusão. Este estudo tem como prática metodológica pesquisa descritiva, tendo como instrumento para a ...
    • O compromisso do supervisor escolar com a construção e operacionalização coletiva do projeto político pedagógico 

      Teixeira, Antonia Feiteiro (2005-05-23)
      Este trabalho é um estudo reflexivo do compromisso do Supervisor Escolar com a formação do coletivo na construção e operacionalização do Projeto Político- Pedagógico. Justifica-se este estudo pela necessidade de refletir ...
    • O ler e escrever nas séries iniciais: atuação dos gestores na aprendizagem 

      Tavares, Vera Maria Pazinato (2005-03-18)
      A Contribuição desse trabalho é para a implantação de um processo de Gestão Escolar com sucesso, visto a experiência profissional na área de conhecimento relativo a Língua Portuguesa. Com o conhecimento teórico adquirido ...
    • Educação: discursos e práticas 

      Felix, Mariângela Fighera (2005)
      O trabalho apresenta um estudo sobre a prática pedagógica do professor e sua relação com o Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Patrício Dias Ferreira”. Partindo de um referencial ...
    • Inclusão educacional de alunos com deficiência: o estudo de uma realidade 

      Fonseca, Ana Jocemar Pereira (2005-03-18)
      Este trabalho é uma pesquisa do tipo estudo de caso, realizada em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Caçapava do Sul, RS. Objetivamos analisar como o processo de inclusão é percebido pelos ...
    • A escola como espaço inclusivo: um desafio para os educadores 

      Evangelho, Cleusa Regina Becker (2005-03-17)
      O presente trabalho visa conhecer a opinião de seis professoras em uma escola do Município de São Sepé - RS sobre o impacto que a inclusão tem provocado no ambiente escolar, entre os educadores, na aceitação dos alunos com ...
    • A inclusão do aluno com Síndrome de Down: análise do cotidiano de uma escola da zona rural do municipio de Cacapava do Sul 

      Pereira, Andréa Amestoy (2005-05-20)
      O objetivo deste estudo foi analisar a inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down em uma escola da zona rural no município de Caçapava do SUL. A pesquisa aborda aspectos históricos, anatômicos e educacionais, da ...
    • Reflexão na prática pedagógica: novas perspectivas de aprendizagem docente 

      Poglia, Patrícia Dalmaso (2005-03-16)
      A investigação objetiva apresentar algumas considerações sobre a profissionalidade do professor, sua formação e como sua prática pedagógica decorre em conseqüência dessa formação. A proposta do professor reflexivo é ...
    • Avaliação da aprendizagem 

      Oliveira, Tanise Ferreira de (2005-03-29)
      A presente Monografia visa buscar no embasamento teórico e na prática de profissionais em educação, informações experenciadas no cotidiano, sobre a questão da avaliação visto que a mesma tem um papel fundamental para o ...
    • Evasão escolar no ensino médio noturno - uma questão a ser repensada 

      Nery, Loiraci de Jesus Campos (2005-03-21)
      Este trabalho investiga como a comunidade escolar do Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro compreende o fenômeno da Evasão Escolar no Ensino Médio noturno. O tema escolhido deve-se a nossa preocupação diante da ...
    • Educação ambiental: desenvolvendo o senso crítico e a cidadania 

      Luiz, Andréia Aparecida Santos (2005-03-14)
      O presente trabalho destaca a necessidade da Educação Ambiental nas escolas, enfatizando a importância de uma educação séria, que busca formar indivíduos, que compreendam a realidade e tenham capacidade para criticá-la, ...
    • A estimulação psicomotora e a aprendizagem nas séries iniciais 

      Lorenzen Junior, Walter (2004-12-20)
      Ao realizarmos este trabalho buscamos informações sobre a prática da estimulação psicomotora, através das aulas de Educação Física em escolas da rede pública do município de Caçapava do Sul, RS, Brasil. Estas atividades ...
    • Avaliação numa perspectiva de qualidade 

      Jacobsen, Marinês Sena dos Santos (2005-03-22)
      Este trabalho apresenta uma exposição a respeito da avaliação numa perspectiva de qualidade, tema que tem gerado controvérsias e divide os profissionais em educação sobre qual o melhor método de avaliar. Assim, temos a ...
    • A informática e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais 

      Gass, Márcia Cristina Lôndero (2005-03-17)
      Atualmente, todos nós, seres humanos, somos atingidos pelas invenções tecnológicas, que, nos bombardeiam com novas modalidades de conhecer, perceber, memorizar e comunicar com o mundo. Nossas relações sociais, nossas formas ...
    • A auto-estima na formação do professor e do psicopedagogo 

      Chagas, Fátima de Lourdes Fonseca (2005-05-24)
      Esta pesquisa participante visa a apresentar um referencial teórico que salienta a importância do desenvolvimento pessoal, com a finalidade de elevar a auto-estima dos professores a fim de refletirem sobre o seu papel ...
    • Ética e cidadania construindo valores na educação 

      Chaves, Léa Conceição Fernandes (2005-03-29)
      Esta pesquisa visa apresentar um referencial teórico que salienta a importância do desenvolvimento pessoal, o compromisso com a construção da cidadania, uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social ...
    • Novos desafios a uma sociedade inclusiva 

      Dreier, Lêda Lígia Pereira (2005-06-14)
      Este é um trabalho qualitativo motivado por estudo bibliográfico sobre “Inclusão Escolar” de alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Regular. No referencial teórico, destacou-se a evolução da ...
    • A humanização da infância: uma contribuição da literatura infantil 

      Donatto, Miriam Edite Canfield (2005-03)
      Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica que tem como tema norteador a humanização da infância através da literatura infantil, onde obras nos campos da História, Literatura, Psicologia e Psicopedagogia foram estudadas. ...
    • Acessibilidade de alunos com necessidades educacionais especiais em escola de ensino regular 

      Dias, Nara Teresinha Pazinato (2005-03-23)
      Esta pesquisa estudou uma realidade escolar na intenção de investigar o processo de acessibilidade, visto que há no contexto diferenças individuais, diversidades culturais, sociais e individuais, com o objetivo de tornar ...
    • Dificuldades e transtornos no desenvolvimento da leitura e escrita 

      Dias, Mariselda Leão (2005-03-18)
      O presente trabalho traz reflexões sobre as causas das dificuldades e transtornos no desenvolvimento da leitura e escrita, quais os fatores desses transtornos, e, quais as possibilidades e soluções para esses problemas. ...

      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.